A maior mostra brasileira da raça foi encerrada com sucesso e balanço super positivo

O ano hípico do Mangalarga Marchador é contabilizado de uma Nacional a outra. Após o sucesso da 37ª edição, a raça fecha a temporada 2017/2018 com saldo positivo em números. A ABCCMM inicia o segundo semestre com 15.500 associados, sendo 500 a mais conquistados no decorrer da exposição que aconteceu de 17 a 28 de julho, em Belo Horizonte/MG.

Nos 12 dias de campeonato, 1600 animais e 220 mil visitantes estiveram no Parque Bolivar de Andrade, o famoso Parque da Gameleira. “Vivemos um ótimo momento”, como define Daniel Borja, presidente da ABCCMM. “Pelo terceiro ano, superamos as expectativas e conseguimos fazer mais uma vez da Nacional, a festa da família”, enfatizou no discurso do encerramento, sábado, 28 de julho.

O faturamento do agronegócio do cavalo está em torno de R$ 16,5 bilhões anualmente. E aproveitando o mercado de cavalos de raça crescente no Brasil, a ABCCMM engrena seus projetos. “Acredito muito no potencial do Mangalarga Marchador. Nosso objetivo sempre foi fomentar a raça nacionalmente. Para isso, viajamos pelos quatro cantos do país, trabalhando para conquistarmos cada vez mais a satisfação dos nossos associados”.

Ele enfatiza que muito do que sonhou para o nosso cavalo tem se tornado realidade com as ações e projetos da Associação. “É muito bom receber um telefonema de longe, nos parabenizando pelo sucesso. Experimentamos um momento histórico no Mangalarga Marchador. Somos o grupo mais expressivo da América Latina e somos a raça mais querida do Brasil”, comemorou o presidente.

Os leilões de embriões e de animais também foram pontos altos da exposição que movimentou também com as vendas diretas R$ 25 milhões. E ainda teve adrenalina, paixão e muita emoção que fizeram parte do ano hípico esportivo do Mangalarga Marchador. Disputas históricas, competidores aguerridos e muita dedicação daqueles que fizeram do Campeonato Brasileiro 2017/2018 um dos melhores da raça.

Os destaques foram premiados na cerimônia de encerramento na pista principal da Gameleira, na tarde de sábado, 28 de julho. O gerente de Esportes, Júlio Notthingham, os árbitros Plínio Amaral e Luiz Antônio Nascimento, além do técnico Roberto Naves, estavam presentes na festa de premiação, juntamente com o presidente Daniel Borja.

Entre os premiados, Categoria Feminino, campeã Marcela Monteiro Corrêa; Categoria Mirim, campeão José Alberto Pereira Coelho Filho; Categoria Iniciante, campeão Matheus Hallak de Mendonça; Categoria Adulto, campeão Thiago Monteiro de Barros; Categoria Aberta, campeão Tadeu Domingues.

Após 12 dias de julgamentos, diversos campeões foram conhecidos nas mais de 30 categorias. André Nascimento Monteiro teve o maior índice em Marcha Batida – Expositor, somando 5.225,39 pontos. Já o melhor expositor em Marcha Picada foi Luis Guilherme Monteiro de Carvalho, com 2.294,10 pontos.

Os grandes campeões 2018 da raça são: Marcha Batida Adulto Machos – Lúcido Da Figueira e Campeão dos Campeões – Eldorado Da Boa Terra; Marcha Batida Adulto Fêmeas – Sininho Bavária e Campeã das Campeãs – Birmânia Calambau Do Cardeal; Marcha Picada Adulto Machos – Aladim Do Kelner e Campeão dos Campeões – Seu Chico Tandy; Marcha Picada Adulto Fêmeas – Birita Do Apipucos e Campeã das Campeãs –  Afrodite Vale Do Cocão.

E ainda: Jovens Marcha Batida Machos – Rivelino Da Plataforma, também Campeão dos Campeões; Jovens Marcha Batida Fêmeas – Delícia Da Morada Nova, também Campeã das Campeãs; Jovens Marcha Picada Machos – Prefeito Das Caraíbas, também Campeão dos Campeões; Jovens Marcha Picada Fêmeas – Trama E.A.O. e Campeã das Campeãs – Nuvem Do Monteiro; Campeão dos Campeões de Marcha Castrado – Cigano S2.

Luciana Kratschmer

O ciclo de palestras foi encerrado com a Palestra Ergometria da Sela, proferida por Luciana Kratschmer, médica veterinária, quiropraxista e especialista em Ergometria de Sela.  O encontro tratou a importância da sela para o conforto do cavalo e do cavaleiro, destacando sempre o bem-estar como uma das prioridades do trato com os cavalos.

Após tantas conquistas, a ABCCMM realizará em novembro, mas um grande evento, o CBM unificado de marchas Batida e Picada, em Brasília/DF, com provas esportivas e tão esperado Marchador Fest, que consiste na premiação dos Criadores, associados, personalidades de destaque e demais empenhados na expansão do Marchador no país.

Por Equipe Cavalus
Fotos: Cedidas/Divulgação ABCCMM

2 Comentários

  1. Pingback: O tradicional Parque da Gameleira foi palco da Nacional do Marchador – FamilyDeals

Escreva um comentário