Veja dicas de equitação para cavaleiros e amazonas mirins

A correta equitação serve para facilitar o controle do cavalo, a execução dos comandos e a performance durante as disputas

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) criou as Provas Mirins para que cavaleiros e amazonas mirins que, desde novinhos já curtem montar, possam aproveitar a raça na mais pura essência. Antes de mais nada vale destacar que as Provas Mirins estão, geralmente, inseridas na programação social de alguns eventos da raça. Entre eles, Exposições Especializadas, Copas de Marcha e até a Nacional da raça.

A fim de auxiliar cavaleiros e amazonas mirins a se darem bem nessas disputas, a ABCCMM separou algumas dicas de equitação. Acima de tudo, o treinamento e a busca por conhecimento são pontos fundamentais para o aprimoramento das técnicas exigidas durante o julgamento destas provas.

De acordo com o instrutor de equitação da  ABCCMM, Cristiano Rangel, a correta equitação serve para facilitar o controle do cavalo, a execução dos comandos e a performance. Afinal, a atividade tem sido uma grande ferramenta no auxilio ao desenvolvimento humano.

“A equitação tem a capacidade de aprimorar a parte física e coordenação motora do cavaleiro\amazona. Mas muito mais que isso, tem sido uma ferramenta que trabalha o emocional. As crianças começam a ter acesso a disciplina, a autoestima, a concentração e ao respeito. Os profissionais por exemplo, começam a desenvolver  liderança. Uma interação especial entre cavalo\cavaleiro”, explica.

Equitação x Mangalarga Marchador

Ainda de acordo com o instrutor, quem escolhe o cavalo Mangalarga Marchador para iniciar na equitação está em boas mãos, “Não tenho dúvidas que o Marchador é um dos melhores cavalos de sela do mundo. Não só pela aptidão ao serviço, pela habilidade que o cavalo tem na função, mas principalmente pelo temperamento e índole”.

E ainda acrescenta: “O Mangalarga Marchador é utilizado nas escolinhas de equitação, em clínicas de equoterapia justamente por essas características. Então, quem está começando a dica importante, é exatamente essa: que se inicie com o Mangalarga Marchador e treinamento constante”, finaliza Rangel.

Por Equipe Cavalus
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/H. Possebon

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus