39ª Nacional Mangalarga elege os Grandes Campeões de 2017

Disputas concorridas e alto nível da tropa marcaram o último dia da mais importante mostra do Cavalo de Sela Brasileiro

Após dez dias de concorridos julgamentos, a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga viveu seu principal momento na tarde de sábado, 23 de setembro, ocasião em que foram eleitos os Grandes Campeões Nacionais de 2017, que emocionaram o público presente ao Parque de Exposições José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista/SP. Em avaliação de toda a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM, o evento comprovou o elevado nível alcançado pelo plantel da raça Mangalarga.

Com qualidade e nível técnico elevados, os jurados estavam satisfeitos com os trabalhos e por terem conseguido eleger como campeões exemplares que são o modelo ideal do cavalo de sela, em conformação e andamento. Segundo divulgação da Associação, 420 animais foram expostos por 120 conceituados criatórios dos mais diversos pontos do país.

Franco do Morro Agudo. Foto: Norberto Cândido

Foram dez dias de julgamentos na pista central do Parque. No Campeonato Geral, o título de Grande Campeão Cavalo, um dos mais cobiçados do evento, foi conquistado pelo alazão Franco do Morro Agudo, exposto por Luiz Aparecido de Andrade e proveniente da seleção da Fazenda Morro Agudo. Entre as fêmeas, a alazã Graziela do Corumbau, exposta por Almiro Esteves Junior e selecionada pela Corumbau Participações, foi o principal destaque, superando 118 concorrentes e sagrando-se a Grande Campeã Égua.

Em uma disputa marcada pela qualidade de andamento dos concorrentes e muito aplaudida pelo público após o seu encerramento, o alazão Balé ACF, exposto por Roberto Diniz Junqueira Filho e originário da criação de Antônio Carlos Ferreira, sagrou-se Grande Campeão Cavalo de Marcha. No julgamento de marcha envolvendo as fêmeas, Graziela do Corumbau deu mais uma mostra de sua qualidade, conseguindo uma rara façanha. Afinal, a alazã, que já havia conquistado o título de Grande Campeã Égua, também sagrou-se Grande Campeã Égua de Marcha da Nacional 2017.

Graziela do Corumbau. Foto: Norberto Cândido

O público que acompanhou a mais importante mostra mangalarguista pôde ainda conferir a qualidade da nova geração da raça, cujas apresentações na pista de julgamento trouxeram a certeza de um futuro promissor para o cavalo Mangalarga. A disputa consagrou os animais Barreto do Espinhaço (Grande Campeão Potro), exposto pela Corumbau Participações e proveniente da seleção de Emiliano Novais, Ipanema do Morro Agudo (Grande Campeã Potranca), exposta pelo Haras Precioso e originária da criação da Fazenda Morro Agudo.

Em parceria com a Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos – SSEH, a ABCCRM preparou ainda uma agenda variada, da qual fizeram além dos julgamentos de marcha e morfologia, as provas funcionais, leilões e shows regionais. Outras informações e resultados completos: www.cavalomangalarga.com.br.

Fonte: Pedro Rebouças

Deixe um comentário