Mangalarga

Especial Dia da Mulher: conheça Marisa Iorio, criadora de cavalos

Publicado

⠀em

Destaque na criação de Mangalarga de pelagem Pampa, Marisa Iorio contará toda a sua história de sucesso de dedicação dentro da raça

Sócia-proprietária do Haras Lagoinha, referência do Mangalarga Pampa no Brasil, Marisa conta a sua história no meio do cavalo

A criação do Mangalarga Pampa do Haras Lagoinha, localizado em Jacareí/SP, já foi destaque em algumas reportagens aqui do portal Cavalus. No entanto, o que poucos sabem é a história por trás da sócia-proprietária do criatório, Marisa Iorio.

Exatamente por isso que hoje ela é destaque da série de reportagens especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Respeitada por onde passa, Marisa compartilhou com a gente como surgiu o seu interesse pelo mundo dos cavalos.

Além disso, contou também como que conseguiu se sobressair na criação de cavalos mesmo em um meio predominantemente masculino. E, ainda, sobre o seu olhar artístico na criação de cavalos que, com certeza, fez e faz toda a diferença para tornar o Haras Lagoinha um dos principais centros de criação da raça Mangalarga.

No entanto, apesar da história de Marisa e do Haras Lagoinha se misturarem, hoje, nesta reportagem, o foco principal é só ela. Mas, com certeza, em breve voltaremos em outra reportagem a contar mais sobre a história do criatório, a qual ela está a frente junto com o ex-marido Paulo Eduardo Corrêa da Costa.

Confira abaixo a entrevista completa!

Marisa Iorio e Monteblanco do PEC

Primeiro contato com cavalos

“Meu primeiro contato com o mundo dos cavalos foi no Parque da Água Branca, em São Paulo. Meu pai me levava para ver as exposições e aí despertou essa paixão, que passou para recortes de revista. Desde os meus 3 anos, comecei a me interessar em comprar revista e a vislumbrar a ter uma fazenda, a ter uma criação de cavalos.

Acredito que eu não tenha sido a única da minha geração a ter esse despertar através desse parque, desse entusiasmo e de tantas exposições. Hoje é uma tristeza vir a saber que o Água Branca deixa de ser um parque de exposições agropecuárias.

Enfim, eu sempre pedia para o meu pai uma fazenda, mas o mesmo não tinha condições para realizar o meu pedido. Só que ele procurava um sitio e até então uma tia próxima, irmã do meu pai, conheceu o Condomínio Lagoinha.

Na época, era uma fazenda de um francês, que estava de partida para França e teve a ideia, acredito que veio de lá, de dividir a fazenda em lotes, desta forma transformou a fazenda em condomínio. Tudo leva a crer que esse condomínio tenha sido o primeiro existente no Brasil. Pois de São Paulo tenho certeza.

Então, quando eu tinha cinco anos de idade meu pai comprou dois lotes desse condomínio, mas eu perguntava ‘onde estavam os cavalos’. Porque ficaram as cocheiras na fazenda, mas os cavalos foram embora.

Aos 16 anos, Marisa com o seu primeiro cavalo, o Paulista

Início Haras Lagoinha

“Contudo, uma pessoa me deu uma informação que próximo do Condomínio Lagoinha existia um senhor que tinha uns cavalos sem raça definida, que ele alugava esses cavalos e eu fui a pé até lá. Assim, conheci o senhor chamado Minerão, logo fiz amizade e ele passou a me alugar cavalos nos fins de semana e nas minhas férias.

Eu aprendi muito com ele [Mineirão]. Eu adorava tratar dos cavalos. Então, no final de semana eu alugava um cavalo, das 8h as 17h. Eu tratava, alimentava, dava banho, fazia tudo com muito carinho o dia inteiro e só na última hora me permitia a dar uma voltinha com meu amigo.

E foi indo assim até que acabei adquirindo meus próprios cavalos. Sempre que eu ia para esse local, desse senhor Mineirão, eu falava para mim mesma ‘Um dia eu iria construir um Haras e seria exatamente nesse local’. E hoje especificamente é exatamente o local do Haras Lagoinha.

Então, toda uma historia aconteceu dos meus cinco anos de idade, quando comecei a alugar os cavalos até eu comprar o Lagoinha, com 21 anos. Mas isso aconteceu até eu conhecer o Paulo, casar e toda uma longa historia se passa até adquirir a fazenda Primavera, hoje haras Lagoinha.”

Marisa Iorio é formada em artes plásticas

Atuação profissional

“Eu sou formada em artes plásticas, mas, é claro, que eu queria ter feito veterinária. Mas, na época, minha mãe pediu encarecidamente que eu não fizesse veterinária. Então, como meu pai era artista plástico, as artes me chamavam muito atenção e eu acabei fazendo artes plásticas na FAAP.

Contudo, confesso que cheguei a pensar que seria, talvez, uma escolha errada. Mas é interessante como as coisas não acontecem por acaso. Hoje eu acho que foi a melhor escolha da minha vida. Mesmo mexendo com cavalos, eu acho que a formação artística me ajuda muito até hoje na criação de cavalos.

Eu digo isso porque o olhar artístico faz você ter equilíbrio, a dar atenção as formas. Para poder visualizar o cavalo como um todo, precisamos diferenciar as partes, mas mantendo critérios que estão presentes na avaliação como harmonia, beleza plástica, morfologia, movimento, andamento, entre outros.

Fora isso me ajudou na elaboração de todo o projeto e construção do que é hoje o Haras Lagoinha. Sou uma criadora diferenciada dos demais criadores pela concepção geral, todas as etapas do que é realmente criar cavalos.

Todo esse projeto e idealização nasceu da Marisa Iorio e nos momentos específicos os profissionais de cada área foram envolvidos e do meu sempre e eterno alicerce Paulo Eduardo, o PEC.”

Dedicação aos cavalos

“Hoje eu agradeço por ter escolhido minha profissão e ter esse olhar bem diferenciado, artístico e realmente de criação. Eu sou apaixonada por aquilo que eu faço e gosto de conduzir de forma diferenciada com uma pitada de um senso artístico que eu sempre faço inclusive nos meus leilões, o Leilão Celebridades, eu gosto disso. ”

Inclusive eu posso até falar que o Haras Lagoinha já ganhou prêmio de decoração, por conta da parte externa. E foi um grande momento que uniu a minha parte profissional como decoradora sendo projetada aí no início da criação, tanto do haras como da minha parte profissional.

Mas não conseguimos trilhar dois caminhos com a mesma dedicação, de artista plástica, decoradora e criadora de cavalos. Daí eu resolvi abrir mão, vamos dizer assim da minha profissão em si, para ir para minha paixão que é a criação de cavalos.

Meu sonho era ter cavalos, mas jamais imaginei toda essa grandiosidade, mas a raça Mangalarga sempre foi a raça dos meus sonhos, eu nunca cogitei criar outra raça”.

Para Marisa, a mulher é muito mais detalhista que os homens na criação de cavalos

Estudante dedicada

“Eu entrei na associação em 1984, super jovem. Com sonho pela frente e deslumbrada no meio, mas não sabia nada. Quem que ia me dar atenção, era complicado.

Quem era a Marisa do Haras Lagoinha, aquela que tinha um terreno de 1.000 metros, que estava iniciando a criar e a comprar cavalo. Não era ninguém, na verdade.

Então, como que eu precisava a ser notada, eu precisava ter conhecimento, mas como conhecer se não tinha praticamente nenhuma literatura de cavalo para me informar a respeito? Assim, passei a prestar atenção nas conversas, muitas vezes de longe. Meus ouvidos estavam sempre aguçados de informação, eu pegava os catálogos do leilão e lia todos, eu prestava atenção em tudo que o leiloeiro comentava.

Além disso, eu ia nos leilões no Parque Água Branca que te falei. Ficava do primeiro lote até o último lote, tanto no sábado quanto no domingo. Chegava em casa e estudava os pedigrees, verificando os maiores preços e depois para ficar por dentro dos assuntos.

Fora isso eu ia nas lojas e conversava com os vendedores. Eu aprendia sobre todas as novidades que saiam no mercado de remédios e tratamentos em equinos e tudo mais. Eu estudava também sobre as rações do mercado e fazia os poucos cursos existentes no mercado na época.

Então o que eu tinha naquele momento eram as lojas, os leilões, passando o dia ali conversando, aí as vezes, antes, que antecedia os leilões, os vendedores ficavam com vontade de vender. Daí eles te davam atenção, então eu aproveitava esse momento de maior descontração e conversava, daí também era interessante e eu comecei a conhecer esse meio, e ficar ali mais tempo.

Isso devo muito a meu pai Hélcio Iorio, porque sempre me acompanhava e sendo um especialista na arte de dialogar, conversava com todo mundo e eu seguia de carona.”

Haras Lagoinha é referência na criação do Mangalarga Pampa

Mulher x preconceito

“Se eu sofri preconceito? Talvez não seja preconceito em si, talvez foi assim, ignorada muitas vezes. Mas como o haras Lagoinha se destacou muito rapidamente, e tendo sempre a Marisa Iorio na linha de frente, de ignorada passei a ser respeitada, isso até hoje.

Tem um lado muito positivo de estar no meio masculino sendo mulher, que eu acho que foi um grande diferencial na minha vida. O fato de não estar confortável, me fez estudar muito e isso me tornou muito detalhista.

Me fez sempre pensar em cada ação a ser realizada no criatório. Ajo com seriedade, carinho, amor e extremo profissionalismo. Talvez seja por eu ser mulher, eu jamais baixo a guarda.

O Paulo, às vezes, até fala, ‘ah você é muito detalhista’. Mulher tem esse defeito, detalhista, mas eu acho que esse é o real valor. Os detalhes fazem a diferença, e eu acho que essa é a grande importância, cavalo tem que ser tratado nos mínimos detalhes.

Eu agradeço por ser uma mulher, num meio anteriormente machista, hoje masculino, mas que me permitiu ser o que sempre fui. Mas de forma até mais exigente da minha parte que foi sempre agir com seriedade, pensar em cada detalhe para que nada fugisse ao meu controle.

E por ser essa mulher de personalidade forte, sem jamais desistir dos meus ideais, o Haras Lagoinha se tornou uma referência Nacional de criação de cavalos”.

Por Natália de Oliveira
Colaboração: Ana Silva
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal/Marisa Iorio

Veja mais notícias do cavalo Mangalarga no portal Cavalus

Mangalarga

ABCCRM: comunicado de cobertura da raça deve ser feito até 29/02

Formulário de comunicado está disponível no menu ‘Formulários Studbook’ no site da associação

Publicado

⠀em

ABCCRM: comunicado de cobertura da raça deve ser feito até 29/02

A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM), divulgou na quarta-feira (21), que o prazo para o comunicado de coberturas do segundo semestre é até a próxima quinta-feira, dia 29/02.

Comunicado Coberturas Mangalarga

De acordo com a entidade, por determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, o prazo não poderá ser prorrogado. Vale destacar que o comunicado pode ser feito pelo site oficial no login e senha do proprietário do garanhão na data da cobertura.

Além disso, o envio do formulário, que está disponível no menu ‘Formulários Studbook’ no site da associação, pode ser feito também pelos Correios com destino ao endereço Rua Monte Alegre, 61, Conjunto 111, Perdizes, São Paulo (SP).

Para mais informações, basta acessar o site da ABCCRM ou através do telefone (11) 3677-9866.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Beto Falcão

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Eleições ABCCRM: Fernando Tardioli é o novo presidente da associação

Eleição ocorreu na quarta-feira (07), onde foram eleitos a Diretoria Executiva, membros do Conselho Superior de Administração e os membros do Conselho Deliberativo Técnico

Publicado

⠀em

Eleições ABCCRM Fernando Tardioli é o novo presidente da associação

Na quarta-feira (07), os mangalarguistas puderam conhecer a nova Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM. Além da Diretoria, foram eleitos também os membros do Conselho Superior de Administração e os membros do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCRM, todos para o triênio 2024/2026.

A chapa ‘Pra Fazer Diferente’, encabeçada pelo advogado Fernando Tardioli, foi quem venceu o pleito com um total de 312 votos. Do outro lado, esteve a chapa ‘União Mangalarga’ com Bia Biagi como candidata a presidente, que recebeu 265 votos.

Fernando Tardioli Lúcio de Lima

Fernando Tardioli, que é advogado especialista em agronegócio, destaca que essa foi uma vitória do trabalho, de compromisso com a raça Mangalarga. “É uma vitória de um programa de gestão discutido, detalhado, de companheiros que percorreram os quatros cantos desse Brasil olhando no olho do associado e entendendo os seus anseios e suas necessidades”.

De acordo com o novo presidente, será feita uma transformação na associação, pensando no benefício do associado e do cavalo, já que são eles que merecem a total atenção da Diretoria Executiva.

“Temos um trabalho duro pela frente, é difícil vencer as eleições, agora é muito mais difícil entregar aquilo que prometemos, mas não tenho a menor dúvida que a gente fará essa entrega”, finaliza.

Votação

Vale lembrar que a eleição ocorreu de forma presencial, através da cédula de votação, nas dependências do salão “Paulinho Nogueira” (antigo salão nobre) do Parque da Água Branca e por meio eletrônico.

Conheça os membros eleitos:

Diretoria Executiva
Presidente: Fernando Tardioli Lúcio de Lima

Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: Eduardo Figueiredo Augusto

Vice-Presidente de Marketing: Jorge Eduardo Beira

Vice-Presidente Técnico: Israel Iraídes da Costa

Vice-Presidente Fomento: Vinicius João Curi

Vice-Presidente Exposições e Esportes: Leandro Pasqualini de Carvalho

Vice-Presidente Relações Institucionais: Joel Fernandes Gonçalves

Membros do Conselho Superior de Administração:
Pedro Salla Ramos Filho
Carlos César Perez Iembo
Francisco Carlos de Luccia
Nelson Antonio Braido
Fernando Raucci Netto

Conselho Deliberativo Técnico
Técnicos:
André Fleury Azevedo Costa
Fabiano de Luccia
Flávio Gabriel Navera Marques
Ivan Rogério Costa
Maria Juliana Todesco de Jesuz
Perla Dagher Cassoli Fleury

Criadores:
Fabio Tarpinian
José Urbano Junqueira de Andrade
João Francisco Diniz Junqueira
Samuel Maragoni Diniz Moreira da Silva
Youssef Haddad

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/ABCCRM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

ABCCRM divulga data para Assembleia Eleitoral da associação

Votação que será de forma online e presencial ocorrerá no próximo dia 07 de fevereiro

Publicado

⠀em

ABCCRM divulga data para Assembleia Eleitoral da associação

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM, divulgou na segunda-feira (22), a data oficial para Assembleia Eleitoral da associação. O pleito, que irá eleger a Diretoria Executiva, membros do Conselho Superior de Administração e os membros do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCRM, todos para o triênio 2024/2026, acontecerá no dia 07 de fevereiro.

Assembleia Eleitoral

O associado apto a votar poderá exercer seu direto de voto: de forma presencial, através da cédula de votação a ser depositada na urna no dia, a partir das 9h, nas dependências do salão “Paulinho Nogueira” (antigo salão nobre) do Parque da Água Branca; ou por meio eletrônico, com instruções que serão divulgadas em breve.

O regulamento geral das eleições 2024 da ABCCRM pode ser acessado através do site da associação.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Reprodução/Pixabay

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Após três anos como presidente da ABCCRM, Eduardo Rabinovich encerra sua gestão à frente da entidade

A realização de 50 exposições, o investimento de R$ 700 mil em copas, o incentivo a 11 ‘poeirões’ e novas parcerias estão entre os avanços alcançados do triênio 2021 a 2023

Publicado

⠀em

Após três anos como presidente da ABCCRM, Eduardo Rabinovich encerra sua gestão à frente da entidade

Após liderar a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) por três anos, Eduardo Rabinovich conclui sua gestão, marcada por conquistas significativas no triênio 2021-2023.

Gestão Eduardo Rabinovich

Durante seu mandato, destacam-se a realização de 50 exposições, um investimento de R$ 700 mil em copas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o apoio a 11 eventos chamados ‘poeirões’ e o estabelecimento de novas parcerias.

Eleito presidente em 2021 com a missão de tornar o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’ mais acessível e promover sua criação em todo o país, Rabinovich encerra este ciclo ressaltando os avanços alcançados.

“Ao longo desses três anos, foi promovido um simpósio inovador, investimentos em cursos para novos jurados e o fortalecimento do mercado do cavalo, incluindo a realização de 21 leilões. Ademais, melhorias como a implementação do ‘Power BI’ no Stud Book da Associação foram realizadas,” pontua Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.

O crescimento é evidente nos números, com 4.210 nascimentos e 6.441 inscrições por pelagem nas exposições, demonstrando o impacto positivo da gestão de Rabinovich.

Outro destaque é a reformulação da ‘Revista Mangalarga’ e também no Departamento de Comunicação e Marketing, que contou com assessoria de imprensa especializada no segmento equestre e impulsionamento nas redes sociais da entidade.

Em seus agradecimentos, o presidente reconheceu o empenho da diretoria, a contribuição de todos os envolvidos e o apoio da família, comunidade mangalarguista e equipe da ABCCRM. Rabinovich conclui destacando que, ao trabalharem juntos, fortaleceram ainda mais a Raça Mangalarga, assegurando sua trajetória de excelência, tradição, evolução e inovação.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Beto Falcão

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Primeiro curso ‘Cavalo Mangalarga na Prática: Criação e seleção’ aconteceu em Itapetininga (SP)

A Freire Assessoria ministrou o evento para iniciantes e os criadores já estabelecidos na raça

Publicado

⠀em

Primeiro curso 'Cavalo Mangalarga na Prática Criação e seleção' aconteceu em Itapetininga (SP)

O primeiro curso ‘Cavalo Mangalarga na Prática: Criação e Seleção’ foi sediado no Haras Gadu, localizado em Itapetininga (SP), ministrado pela Freire Assessoria, dos irmãos André e Silas Freire. O evento contou com a presença de 35 participantes.

‘Cavalo Mangalarga na Prática: Criação e seleção’

Durante o segundo sábado de dezembro (09), os participantes conheceram mais sobre as estratégias de acasalamentos, genética dos campeões, avaliação de potros ao pé, como projetar um campeão, avaliação da Marcha em animais montados e explicações sobre os critérios de julgamento.

Silas Freire conta que o público do curso foi abrangente. “Conseguimos unir os criadores iniciantes e os que já estão bem estabelecidos na raça. Dessa forma, foi possível apresentar mais atualizações sobre a genética do nosso cavalo e agregar mais informações sobre as estratégias de criação”.

E Freire finaliza, “nossa ideia é fomentar o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’, além de contribuir para a próxima geração de animais campeões. Por isso, fizemos um curso prático para demonstrar tecnicamente toda a funcionalidade e beleza da Raça Mangalarga”.

Saiba mais sobre os eventos da ABCCRM em todo o Brasil: www.cavalomangalarga.com.br

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Júlio Oliveira

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Evento inédito fomenta a funcionalidade da Raça Mangalarga na Bahia

A 1ª Exposição Especializada em Cavalos Mangalarga e Campolina contou com julgamentos de Marcha/Dinâmica e Morfologia

Publicado

⠀em

Evento inédito fomenta a funcionalidade da Raça Mangalarga na Bahia

O Parque de Exposições Luiz Carlos Braga, localizado em Jequié (BA), recebeu cerca de 60 cavalos da Raça Mangalarga na 1ª Exposição Especializada Mangalarga e Campolina. De 07 a 10/12, a programação do evento contou com diversas provas, entre elas: ‘Test Ride’ das duas raças, Provas Sociais, Marcha/Dinâmica e Morfologia. Na Copa de Marcha e Função, foram distribuídos mais de R$ 7 mil em prêmios.

1ª Exposição Especializada da Raça Mangalarga e Campolina

Thiago Faria, um dos organizadores do evento, contou que o evento foi um grande sucesso. “Conseguimos reunir grandes criadores e expositores em um ambiente de muita descontração. Entramos em pista para disputar os troféus, mas sem deixar a confraternização de lado. Foi uma festa maravilhosa entre os amigos mangalarguistas daqui da Bahia”, destacou o organizador.

Faria ressaltou ainda alguns destaques da exposição. “O nível zootécnico dos animais foi excelente, destaque para o Haras Caldeirão da Serra, Mangalô, TA, MAP, NJT, entre outros, que fizeram boas campanhas. Na Copa de Função, o Haras NJT e o Haras ZF deram um show. Na Copa de Marcha, o Haras ZF, NJT, Pitanga e Mangalô garantiram o pódio. Por fim, parabenizamos todos que colocaram seus animais em pista e vieram prestigiar o nosso evento”.

A primeira edição da ‘Exposição Especializada em Cavalos Mangalarga e Campolina’ foi realizada pelo Sindicato Rural de Jequié, pela Associação Baiana dos Criadores de Mangalarga (ABCM), pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCC) e apoiada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), através do presidente Eduardo Rabinovich.

Saiba mais sobre os eventos da ABCCRM em todo o Brasil: www.cavalomangalarga.com.br

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Thiago Faria

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Cidade de Jequié (BA) recebe a 1ª Exposição Especializada em Cavalos Mangalarga e Campolina

Cerca de 61 animais da raça Mangalarga serão julgados de quinta-feira (07/12) a domingo (10/12) nas categorias de Marcha/Dinâmica e Morfologia

Publicado

⠀em

Cidade de Jequié (BA) recebe a 1ª Exposição Especializada em Cavalos Mangalarga e Campolina

A ‘1ª Exposição Especializada Mangalarga e Campolina’ vai acontecer em Jequié (BA), localizado a 365 km da capital baiana, de 7 a 10 de dezembro. Esta primeira edição do evento é realizada pelo Sindicato Rural de Jequié, Associação Baiana dos Criadores de Mangalarga (ABCM) e Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCC).

1ª Exposição Especializada Mangalarga e Campolina

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), cerca de 61 exemplares da raça vão se apresentar no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. A programação do evento terá o ‘Test Ride’ das duas raças, Provas Sociais, Marcha/Dinâmica e Morfologia, além de distribuir mais de R$ 7 mil em prêmios na Copa de Marcha e Função, avaliadas pelo jurado Jorge Roberto Pires de Campos.

O organizador do evento, Thiago Faria, conta que a ideia da exposição surgiu após o cancelamento da edição deste ano da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que é a maior exposição do segmento na região do norte e nordeste. “Os criadores queriam colocar seus animais em pista, então tivemos a ideia de fazer uma exposição no interior da Bahia e unimos forças com a raça Campolina para realizar o evento”.

Faria ressalta a boa expectativa com o evento. “Conseguimos um bom número de inscrições e teremos a oportunidade de apresentar o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’ a um novo público, podendo fomentar a raça na região. Esperamos que esta exposição abra novos caminhos para o nosso cavalo”.

Saiba mais sobre os eventos da ABCCRM em todo o Brasil: www.cavalomangalarga.com.br

Serviço:
1ª Exposição Especializada Mangalarga e Campolina – Jequié (BA)
Data: 07 a 10 de dezembro
Local: Av. Parque de Exposições, 2, Jequiezinho, Jequié (BA) – Parque de Exposições Luiz Carlos Braga

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Thiago Faria

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba realiza seu último evento do ano em São José dos Campos (SP)

Cerca de 70 participantes, entre amazonas e cavaleiros, participaram da Cavalgada Cass

Publicado

⠀em

Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba realiza seu último evento do ano em São José dos Campos (SP)

A Cavalgada Cass marca o último evento do ano para o Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba, dessa vez a aventura foi realizada na Fazenda Jardim, localizada em São José dos Campos (SP), no feriado da Proclamação da República (15/11). O evento contou com cerca de 70 participantes, entre amazonas e cavaleiros.

De acordo com Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), que apoia o evento, os participantes saíram pela manhã e seguiram em um trajeto de 20 km dentro da propriedade rural, passando por trilhas e uma serra da região.

Último evento Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba

Após a cavalgada foi servido um delicioso almoço, com o tradicional arroz carreteiro feito pelos funcionários do Haras Cass. “O clima agradável entre os participantes proporcionou um ambiente descontraído, além de promover muitas conversas”, ressalta Thomas D’Angieri, organizador do evento e gerente do Haras Cass.

E D’Angieri finaliza, “encerramos mais um ano de muitos eventos importantes para a Raça Mangalarga dá melhor forma possível, que é reunindo os amigos em uma bela cavalgada com o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’”.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Beto Falcão

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Cavalos Mangalarga participarão do maior Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho neste sábado

São 73 inscrições no total, os animais Mangalarga vão disputar 4 categorias da competição. A criadora Camila Glycerio de Freitas destaca seu preparação para o evento

Publicado

⠀em

Cavalos Mangalarga participarão do maior Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho neste sábado

A cidade de Jaguariúna (SP) vai sediar pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho, que acontece neste sábado (11/11). Nesta edição, a competição recebeu 73 inscrições de diversas raças de equinos, e tornou-se o maior número de inscritos desde a fundação da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET).

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

O evento é apoiado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), e contará com a participação de animais da raça, que vão disputar 4 categorias do campeonato. Ney Messi, presidente da ABET, destaca a expansão da modalidade. “Estamos muito felizes, pois o crescimento da modalidade este ano é notável, temos uma média boa de inscrições e cavalos novos estão sempre chegando”.

Entre os participantes do campeonato está Camila Glycerio de Freitas, criadora há 24 anos da Raça Mangalarga. “Quando conheci o Mangalarga em 1999, elegi ele o meu cavalo de sela para todas as modalidades das quais participava e ainda participo, apesar dos meus 69 anos. Desde então são
20 anos me esforçando para colocar nosso cavalo nos esportes equestres”.

Glycerio destaca sua preparação para a competição, “monto diariamente na ‘Conexão Equestre’ com meu mestre Kether Van Prenhe Arruda. Estamos há seis meses trabalhando com a minha égua LUA MANGABAIA (T.E.), estamos sincronizadas fazendo um conjunto. O grande teste será no Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho”.

Serviço
Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho
Data: 11/11 (sábado)
Horário: A partir das 7h30
Local: Agro Maripá, Jaguariúna (SP)

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Arquivo/Isabela Soger

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Mais de 90 cavalos da Raça Mangalarga participam da 60ª Expo Rio Preto

Criatórios de diversas regiões do estado de São Paulo e também de Brasília (DF) prestigiaram o evento

Publicado

⠀em

Mais de 90 cavalos da Raça Mangalarga participam da 60ª Expo Rio Preto

A 60ª Expo Rio Preto recebeu cerca de três mil animais, entre eles, estavam os mais de 90 cavalos da Raça Mangalarga, que participaram da exposição, vindos de criatórios de diversas regiões do estado de São Paulo e também de Brasília (DF). O evento foi realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto e apoiado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Expo Rio Preto

Os julgamentos de Morfologia, Provas Funcionais e Marcha ocorreram nos dias 13 a 14/10. Adib Ismael Junior, organizador da exposição, declarou que os melhores exemplares da raça participaram da exposição. “Grandes criatórios prestigiaram o evento e realizaram uma boa disputa entre os animais, proporcionando um espetáculo ao público presente”.

Ismael também destacou a infraestrutura do evento, ”muitos criadores elogiaram o suporte que a prefeitura ofereceu para os julgamentos. A exposição contou com um excelente clima de amizade, que é característico da família mangalarguista”.

Ainda durante o evento o Núcleo do Mangalarga do Noroeste Paulista homenageou dois grandes criadores, Nilton Cassiano Sant’anna e Felippe de Paula Cavalcanti de Albuquerque Lacerda Filho, que receberam um agradecimento especial pelo trabalho realizado para impulsionar a criação do Mangalarga na região. O prefeito, Edinho Araújo, e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, participaram da homenagem.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Arquivo/ABCCRM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads