Raça une funcionalidade, aptidão às provas equestres e a beleza de suas pelagens exóticas

O mercado da raça Paint Horse está em franco crescimento. Segundo o presidente da ABCPaint, associação que regulamenta o Paint no Brasil, Carlos França Rangel, “o momento econômico do País refletiu também no mercado de equinos, mas esperamos que a luz no fim do túnel que vemos mude radicalmente as coisas, visando prosperar ainda mais nosso nicho. Especialmente para os cavalos de pelagens exóticas, como o Paint”.

Carlos reitera que o mercado equino gera milhares de empregos e gera beleza, “isso é o que nos anima para essa grande paixão que é criar cavalos da raça Paint Horse”. Assim como acontece nos Estados Unidos, a expansão ainda maior da raça é iminente no Brasil. “Os anos que estão por vir são animadores. Vamos continuar exigindo qualidade para animais que aliam conformação, funcionalidade e cor, que são os nossos Paints”, reitera o dirigente.

A ABCPaint representa, além do Brasil, todos os Países da América do Sul para a finalidade de registros e todo apoio de associação, fator que é importante para fortalecer o intercâmbio entre o nosso país e o exterior. “Com toda certeza há uma abertura ainda maior para que exportemos exemplares Paints para os países vizinhos, movimentando ainda mais o nosso mercado. A relação custo x benefício é muito melhor quando buscam esses animais aqui no Brasil”.

Prova de Laço Comprido ABCPaint
Foto/Crédito: Adilson Silva

Além de motivar essa expansão da raça, a ABCPaint também cuida dos eventos em que os cavalos provam suas habilidades. O Campeonato Nacional & Potro do Futuro de Laço Comprido ABCPaint será realizado no dia 9 de junho, no Parque do Peão – CLC, em Campo Grande/MS, organizado pela Paint MS, regional da Raça no Mato Grosso do Sul.

O evento encerra o Nacional e Potro do Futuro de 2018 da ABCPaint, que teve início em Avaré/SP e não contou com provas de Laço por questões contratuais. Na programação, Laço Comprido Técnico e Boi Laçado, nas categorias Aberta, Amador e Amazonas. Haverá o rateio de 100% das inscrições para a premiação, retirando-se apenas a taxa de gado. O evento será transmitido ao vivo no Canal do Youtube ‘CLC na TV’.

Delias Choice, com Edson Vanderlei Martins, conjunto campeão MS Open ano passado. Foto: Malu Cáceres

No final do ano, em novembro, a ABCPaint comemorará 20 anos de Campeonato Nacional & Potro do Futuro de Trabalho e Conformação. “Queremos fazer um evento marcante para todos os associados, proprietários, criadores, competidores, treinadores e cavalos. Queremos inovar e deixar o evento na memória de todos”, comenta Carlos. Entre as novidades, a categoria Paratleta entrará de vez no quadro da programação oficial da raça.

Encontro de Regionais

Enquanto os eventos não acontecem, a Associação busca aprimoramento de suas funções. E, dentro desta filosofia, a ABCPaint está contatando os líderes de cada regional do Brasil para levantamento de suas demandas. A ideia é, em breve, realizar o ‘Encontro das Regionais’. Evento que deverá contar com a presença de todos os representantes das regionais devidamente registradas na Associação.

O trabalho de levantamento desses núcleos é uma das prioridades da ABCPaint, que está recadastrando e reconhecendo as entidades que se dedicam ao fomento da raça. Esta é uma, dentre as várias, medidas para promoção do Paint. Além de atualizar essa lista, a ação visa estimular a formação e reconhecer novas filiações.

As regionais já estruturadas e os eventuais núcleos interessados devem entrar em contato com a Associação até 30 de junho de 2019. De posse dos contatos, a ABCPaint adequará cada regional às Normas Estatutárias e Regulamentos e depois marcará a reunião com todos os membros. Será uma discussão produtiva para o desenvolvimento conjunto e coordenação ativa que leve à evolução da raça.

Fonte: Canal Rural e Assessoria de Imprensa
Foto de chamada/crédito: Malu Cáceres

Escreva um comentário