Puro Sangue Lusitano

Mudança de local: Sociedade Hípica Paulista recebe a 40ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano

Principal mostra da raça nas Américas irá movimentar a capital paulista no mês de maio com uma programação repleta de atrações

Publicado

⠀em

Principal mostra da raça nas Américas irá movimentar a capital paulista no mês de maio com uma programação repleta de atrações

A Sociedade Hípica Paulista (SHP), localizada na zona sul da cidade de São Paulo e considerada um dos principais centros do hipismo brasileiro, será palco da 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano.

A aguardada mostra acontecerá no período de 19 a 22 de maio, contando com uma série de atrações, como competições de adestramento, leilão e aprovação de garanhões Puro Sangue Lusitano, além do sempre aguardado concurso de modelo e andamentos, responsável por eleger o Campeão dos Campeões de 2022.

O anúncio oficial da nova sede do evento, que originalmente estava previsto para acontecer em Guarujá (SP), foi realizado no dia 5, pelo Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Gonçalves da Silva.

“A Sociedade Hípica Paulista é uma vitrine espetacular para o cavalo Puro Sangue Lusitano. Por isso, quando vimos que não seria possível continuar no Guarujá, em decorrência dos problemas administrativos que a cidade vem atravessando neste momento, optamos por conversar com a diretoria da hípica, que nos acolheu super bem. Assim, tenho certeza que teremos uma grande festa, com uma estrutura muito confortável e capaz de atender todos os itens para a realização tanto dos julgamentos como das provas de adestramento.”

Ismael destaca ainda que ao longo da exposição o público poderá ver de perto as qualidades que têm feito com que o cavalo Puro Sangue Lusitano alcance patamares cada vez mais elevados.

“O Puro Sangue Lusitano vive um momento incrível tanto no Brasil como no cenário mundial. A criação brasileira vem, aliás, se destacando internacionalmente já há vários anos, com nossos animais sendo muito procurados por criadores estrangeiros e obtendo resultados expressivos em concursos de Modelo e Andamentos em uma série de países. Além disso, a raça ocupa uma posição cada vez mais destacada nas pistas de adestramento, prova disso é que ela esteve presente nas últimas cinco Olimpíadas. Então tenho certeza que quem visitar o evento vai poder conferir toda essa qualidade.”

Programação da 40ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano

As atividades da 40ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano serão abertas na manhã da quinta-feira 19 de maio com as disputas do Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e da Copa ABPSL de Adestramento.

As competições, que contam com a parceria da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH), se estenderão também à sexta-feira 20 de maio, contando com a participação dos principais conjuntos do País.

De acordo com os organizadores, o CAN terá caráter observatório dentro do processo seletivo para os Jogos Sul-Americanos de Assunção (Paraguai) e contará com a participação de um experiente trio de juízes internacionais, composto por Christine Winther (Dinamarca), Ingrid Everett (Argentina) e pelo coronel Marcio Camargo (Brasil), a quem também caberá a tarefa de presidir o júri da competição.

Na noite de sexta (20), estão previstas ainda outras duas tradicionais atrações, a Aprovação de Garanhões, responsável por selecionar os novos reprodutores da raça, com início previsto para as 18h, e o tradicional Leilão Oficial da ABPSL, cujo início está marcado para as 20h e no qual os criadores e usuários da raça poderão adquirir animais do mais alto nível para aprimorar seus plantéis.

Já o Concurso de Modelo e Andamentos, que contará com a participação do juiz português Tiago João da Silva Gomes, terá início às 09h do sábado 21 de maio, com o julgamento das classes de fêmeas, após o qual acontecerá o sempre aguardado Almoço dos Criadores, proporcionando um momento especial de confraternização aos aficionados pelo cavalo Puro Sangue Lusitano. Na sequência, será a vez das classes de machos passarem pela análise do jurado.

A programação do domingo 22 de maio terá início às 08h com o julgamento de machos e fêmeas de um ano hípico. Em seguida, será a vez de um dos momentos mais aguardados do evento, quando os vencedores das classes do dia anterior voltarão à pista para a disputa da eleição dos Grandes Campeões de 2022, culminando na escolha do Campeão dos Campeões da 40ª Exposição Internacional.

Para obter mais informações, acesse o portal oficial da ABPSL.

Por: Assessoria ABPSL

Foto: Tupa

Mais notícias no portal Cavalus

Puro Sangue Lusitano

Concurso de Adestramento Nacional tem domínio de exemplares da raça Lusitano

Promovido pela CBH, com organização da FPH e da SHP, 15 dos 18 títulos em disputa foram para exemplares Lusitanos. Etapa reuniu 83 conjuntos dos estados de São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal

Publicado

⠀em

Lusitano

A 40ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio na cidade de São Paulo/SP, teve entre suas principais atrações o Concurso de Adestramento Nacional (CAN). A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) com organização da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e da Sociedade Hípica Paulista (SHP), colocou em evidência toda a qualidade da raça nesta tradicional modalidade olímpica, graças ao notável desempenho dos conjuntos que a representaram.

O concurso reuniu 83 conjuntos desde as categorias de base aos de nível mais elevado como os da Forte II Sênior (Small Tour), que buscaram o primeiro índice da temporada rumo aos Jogos Sul-americanos, previstos para acontecer na primeira quinzena de outubro em Assunção, capital do Paraguai.

Amazonas e cavaleiros, amadores e profissionais, se dividiram na ocasião em 18 categorias de oito séries: Elementar, Preliminar, Média I, Média II, Forte I, Forte II Sênior, Especial Sênior Top e Cavalos Novos.

Mostrando sua força na modalidade, os representantes da raça Lusitano conquistaram 15 dos 18 títulos em disputa, com domínio total nas categorias das séries Média I (Amador e Profissional), Média II (Juvenil, Junior, Amador e Profissional) e Cavalos Novos (4, 5, 6 e 7 anos).

Exemplares Lusitano campeões

Na Elementar Amador vitória de Manuela Rielo Benatti montando Luar V.O (63,023%), propriedade de Renato Benatti e Claudia Rielo Benatti.

Na Preliminar Profissional o campeão foi Alexandre Morais de Oliveira com Invulgar da Sasa JE (67,367%), pela Sociedade Hípica Paulista.

Na Média I, venceu na categoria Amador a dupla Débora Gallo Izu e Erótica do Aretê (59,794%), do Centro Equestre Figueira Ranch, e na Profissional, Marco Antonio Araújo montando Magnífico Aguilar (67,847%), propriedade de Victor Oliva, Coudelaria Ilha Verde.

Na Média II, nas quatro categorias os vencedores foram conjuntos Lusitanos. Na Juvenil, Charlotte Hering Germsscheid com Handicap da Sasa JE (64,030%), pela Sociedade Hípica Paulista, na Junior, Bruna Hering Germscheid e Xeque-Mate do Top (65,371%), também da SHP, na Amador, Patrícia Coser Aspar e Fauno LS (63,361%) e na Profissional, Sara Waddell e JB do Vouga (67,519%).

Já na Forte I Amador a campeã foi Roberta Prescott Naso que montou de sua propriedade Gallante DPC (64,746%).

Pela Forte II Sênior (média das provas Prêmio São Jorge e Intermediária I válida como índice qualificativo para os Jogos Sul-americanos), vitória de Raquel Mendonça Maurell de Mattos montando Dileto HI (70,245%), PSL de propriedade da amazona.

Na Especial Sênior Top, vitória da dupla Victor Trielli Ávila e Corsário IGS (67,245%), lusitano de propriedade do cavaleiro.

Finalizando na série Cavalos Novos, a raça ocupou o primeiro lugar do pódio em todas as categorias. Na 4 anos vitória de Thiago Henrique Asinelli com Olegário Interagro (70,000%), pela Federação Paranaense de Hipismo; na 5 anos o campeão foi Halyson Pires com Notável do Pires (81,300%), PSL de propriedade do cavaleiro; na categoria 6 anos a dupla campeã foi Cesar Marques e Máximo do Castanheiro (75,100%), propriedade da Castanheiro Agropastoril Ltda., e na de 7 anos o campeão foi Vitor Trielli Ávila montando, de sua propriedade, Luar HM (70,147%).

O júri do CAN foi formado por Christine Prip (FEI3*), da Dinamarca, Ingrid Everett (FEI2*), da Argentina, e pelo Brasil, Sandra Smith Oliveira Martins (FEI4*), Coronel Márcio Camargo (FEI2*) e Sonia Hansen, juíza nacional CBH e de cavalos novos.

Na avaliação de Ismael Gonçalves da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), os bons resultados obtidos no CAN comprovam a surpreendente evolução da raça no Adestramento ao longo dos últimos anos.

“Hoje, nós temos uma qualidade excepcional de cavalos, que vêm obtendo resultados cada vez mais expressivos, inclusive com seguidas participações em Olimpíadas e Pan-americanos. Além disso, o Puro Sangue Lusitano teve um salto enorme no ranking da World Breeding Federation for Sport Horses (WBFSH), saindo do 44º lugar e passando a ocupar o 5º lugar entre as melhores raças do mundo na modalidade, de acordo com a mais recente atualização divulgada no final de abril. Isso tudo mostra que a raça está no caminho certo.”

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Ney Messi

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano elege os Grandes Campeões de 2022

A égua Lidadora do Vouga foi o principal destaque dos julgamentos da quadragésima edição da mais importante mostra da raça nas Américas

Publicado

⠀em

Cavalo Puro Sangue Lusitano

Realizada na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo/ SP, a 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano elegeu seus novos Grandes Campeões e em especial o Campeão dos Campeões de 2022.

O título mais cobiçado da Exposição do Cavalo Puro Sangue Lusitano foi conquistado pela égua Lidadora do Vouga (Viheste em Crema do Mito), proveniente da seleção da Coudelaria Rocas do Vouga. Em sua brilhante participação no evento, a bela fêmea de pelagem baia primeiro venceu a categoria de éguas adultas, depois sagrou-se Grande Campeã Fêmea Adulta e Grande Campeã Fêmea, até conquistar o prêmio máximo de Campeã dos Campeões.

Na disputa final, Lidadora venceu outro animal com participação destacada no evento, o potro Príncipe do Castanheiro (Escorial em Lua HM), selecionado pela Coudelaria do Castanheiro e exposto pela mesma em parceria com o criatório norte-americano Sons of the Wind. Afinal, o jovem animal também de pelagem baia acumulou premiações ao longo da mostra, sagrando-se campeão da concorrida categoria de machos de três anos hípicos, Grande Campeão Macho Jovem e Grande Campeão Macho.

O Concurso de Modelo e Andamentos consagrou ainda o Grande Campeão Macho Adulto Nativo do Drosa (Escorial em Jamaica do Drosa), criado e exposto pelo Haras do Drosa, e a Grande Campeã Fêmea Jovem Platina dos Pinhais (Caruso dos Pinhais em Flor dos Pinhais), proveniente da seleção da Coudelaria Alegria dos Pinhais.

Qualidade do cavalo Puro Sangue Lusitano em pista

Na avaliação do juiz português Tiago João da Silva Gomes, responsável pela condução dos julgamentos da Exposição do Cavalo Puro Sangue Lusitano, o evento comprovou a elevada qualidade da seleção brasileira da raça Lusitana.

“Para mim, foi uma honra terem me convidado para participar desta festa, pois este foi um festival muito bem organizado e com um nível de animais muito bom. Aliás, já não é fácil encontrar concursos com este nível de animais, por isso estão de parabéns a criação brasileira, a Associação e a organização do evento.”

Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Gonçalves da Silva, destacou que a 40ª Exposição Internacional foi um grande sucesso. “A Hípica Paulista é um lugar maravilhoso, que agrega muitas pessoas, prova disso é que tivemos um público muito grande, em especial nas noites de sexta e de sábado, nas quais cerca de mil pessoas passaram pelas nossas instalações.”

O dirigente ressaltou ainda a elevada qualidade observada na pista da Sociedade Hípica Paulista. “O plantel brasileiro mostrou nesta exposição por que é respeitado no mundo inteiro, afinal tivemos a participação de exemplares de qualidade excepcional, que proporcionaram um belo espetáculo aos visitantes que vieram de diversas partes do país, assim como de países como Colômbia, Portugal, Estados Unidos, Bélgica e Chile.”

Comandada pelo criador Manuel Tavares de Almeida Filho, a Coudelaria Rocas do Vouga conquistou, por sua vez, os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador da 40ª Exposição Internacional.

Por: Assessoria de imprensa ABPSL

Fotos: Ney Messi

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

Vem ai 40ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano

Estrutura especial será montada junto ao Casa Grande Hotel, na praia da Enseada, no Guarujá (SP) para receber as atrações

Publicado

⠀em

As areias da praia da Enseada, no Guarujá (SP), serão palco da 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Considerada a principal vitrine da raça no continente americano, a aguardada mostra acontecerá no período de 19 a 22 de maio.

A etapa reunirá diversas atrações como competições de Adestramento, leilão e aprovação de garanhões, além do sempre aguardado concurso de Modelo e Andamentos, responsável por eleger o Campeão dos Campeões de 2022. 

Segundo Ismael Gonçalves da Silva, Presidente Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), uma grande festa será preparada para receber os apaixonados pela raça, com o apoio do Casa Grande Hotel, Resort e Spa e da Prefeitura Municipal do Guarujá.

“Esta exposição tem tudo para entrar para a história da raça. Afinal, estamos preparando um evento com muitas atrações, em um cenário realmente deslumbrante, pensado tanto para celebrar as qualidades do nosso cavalo como para proporcionar um momento muito especial aos apaixonados pela raça de todo o Brasil e também dos inúmeros países em que ela está presente.” 

Ismael destaca ainda que o cavalo Lusitano vive um momento incrível no cenário brasileiro e mundial.

“A criação brasileira vem, aliás, se destacando internacionalmente já há vários anos, com nossos animais sendo muito procurados por criadores estrangeiros e obtendo resultados expressivos em concursos de Modelo e Andamentos em uma série de países. Além disso, a raça ocupa uma posição cada vez mais destacada nas pistas de Adestramento, prova disso é que ela esteve presente nas últimas cinco Olimpíadas.” 

Programação movimentada 

As atividades da 40ª Expo Internacional serão abertas na manhã da quinta-feira 19 de maio com as disputas do Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e da Copa ABPSL de Adestramento.

As competições, que contam com a parceria da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH), se estenderão também à sexta-feira 20 de maio, contando com a participação dos principais conjuntos do País. 

De acordo com os organizadores, o CAN terá caráter observatório dentro do processo seletivo para os Jogos Sul-Americanos de Assunção (Paraguai) e contará com a participação de um experiente trio de juízes internacionais, composto por Christine Winther (Dinamarca), Ingrid Everett (Argentina) e pelo coronel Marcio Camargo (Brasil), a quem também caberá a tarefa de presidir o júri da competição. 

Na noite de sexta (20), estão previstas ainda outras duas tradicionais atrações, a Aprovação de Garanhões, responsável por selecionar os novos reprodutores da raça, com início previsto para as 18h, e o tradicional Leilão Oficial da ABPSL, cujo início está marcado para as 20h e no qual os criadores e usuários da raça poderão adquirir animais de elevada qualidade para aprimorar seus plantéis. 

Já o Concurso de Modelo e Andamentos, que contará com a participação do juiz português Tiago João da Silva Gomes, terá início às 09h do sábado 21 de maio, com o julgamento das classes de fêmeas, após o qual acontecerá o sempre aguardado Almoço dos Criadores, proporcionando um momento especial de confraternização aos aficionados pelo cavalo Lusitano.

Na sequência, será a vez das classes de machos passarem pela análise do jurado. 

A programação do domingo 22 de maio terá início às 08h com o julgamento de machos e fêmeas de um ano hípico.

Em seguida, será a vez de um dos momentos mais aguardados do evento, quando os vencedores das classes do dia anterior voltarão à pista para a disputa da eleição dos Grandes Campeões de 2022, culminando na escolha do Campeão dos Campeões da 40ª Exposição Internacional. 

Para obter mais informações, siga as páginas da ABPSL no Instagram e no Facebook ou acesse o portal oficial ABPSL

Por: Assessoria ABPSL

Fotos: Ney Messi

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

Retrospectiva 2021 – Cavalo Puro Sangue Lusitano

Presidente Ismael Gonçalves da Silva comemora os resultados de um ano considerado extraordinário pra a raça

Publicado

⠀em

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Gonçalves da Silva, é o entrevistado de hoje na retrospectiva das raças 2021.

Em um ano considerado fantástico para a raça, com um aumento de associados de quase 300%, recorde de inscritos na Exposição Nacional da Raça e números expressivos de exportação de animais, 2021 foi um ano que marcou a história do Lusitano no país.

Confira a entrevista!

Equipe Portal Cavalus: Como foi 2021 para a raça Lusitano?

Ismael Gonçalves da Silva. Eu acredito que o ano de 2021 foi um dos grandes anos para o Cavalo Lusitano, nós tivemos um aumento de associados de quase 300%, muitos novos criadores e consumidores da raça, tanto na parte nacional quanto internacional, foi o ano que mais exportamos cavalos tanto para a Europa quanto Estados Unidos, batamos um recorde de inscrição para  a nossa exposição, quase 101 cavalos na morfologia, tivemos 78 no adestramento e ainda 10 cavalos para a aprovação de garanhão, e ainda tivemos um leilão com 20 animais.

Equipe Portal Cavalus: Como foram os leilões para a raça em 2021?

Ismael Gonçalves da Silva. Foi um dos melhores anos dos últimos 10 anos, foi fantástico. Estamos com falta de animais para a venda, muita solicitação internacional e agora, em virtude da pandemia, muitos criadores tem se unido, pois eles diminuíram a criação e não esperávamos que teríamos essa procura tão grande pelo cavalo Lusitano.

Equipe Portal Cavalus: O senhor falou de procura internacional, o que nosso cavalo tem de diferencial?

Ismael Gonçalves da Silva. O cavalo Lusitano é o cavalo gerador de todas as raças, que são os cavalos Ibéricos juntamente com os cavalos Árabes. Então, não existe uma raça no mundo que não tenha o sangue Ibérico, se você pegar o Sela Francesa, Quarto de Milha, qualquer outra raça, tem o cavalo Lusitano, um animal que veio desde o descobrimento do Brasil, pois foi doado ao Junqueira um cavalo, onde surgiu a raça Mangalarga no Brasil, que eles se tornaram uma marcha picada, cômoda para as cavalgadas.

O cavalo Lusitanos é um cavalo que tem 5 mil anos de história, é o animal que ajudou o homem a desbravar o mundo, e o que é especial é que o mercado americano por ser uma associação muito pequena praticamente consome 90% de toda a criação brasileira.

Equipe Portal Cavalus: Pensando em 2022, quais são as expectativas para a raça?

Ismael Gonçalves da Silva. Eu acredito que o cavalo Lusitano saiu de 42° dentro das raças do mundo e este ano (21) chegou em sexta melhor raça do mundo, foi um ano extraordinário. Tiremos grandes classificações olímpicas, vários índices olímpicos e tudo isso foi resultado de muito trabalho, dedicação e amor.

Este ano nós batemos um recorde em adesão de novos associados, com 29 novos associados. Este é um número muito efetivo, se você olhar para os anos passados 2019 e 2020, tivemos apenas 5 novos associados em cada ano.

Equipe Portal Cavalus: A que se deve este crescimento?

Ismael Gonçalves da Silva. Este crescimento se deve a muito trabalho, atenção aos sócios, honestidade, seriedade, uma boa administração, não honerando e sim facilitando a vida do criador, não criando burocracias, oferecendo uma assessoria, uma assistência que é o papel de qualquer associação. Associação é um conjunto de pessoas com o mesmo ideal, então, é este o caminho que nós temos que seguir, dando atenção, promovendo grandes festas, recebendo eles nas exposições e mostrando que isso é a casa deles, eles precisam sentir em uma exposição que o espaço é a casa deles, não é privilegiar alguns e menosprezar outros, quem comanda qualquer associação do mundo é a base da pirâmide, não é o topo! Sem a base não existe o topo! Essa é a minha filosofia. Estou caminhando para 10 anos como presidente. Nós pegamos a associação bastante deficiente, e hoje chegamos a um patamar que ela deveria estar a muito tempo.  

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

Puro Sangue Lusitano elege os Grandes Campeões de 2021

39ª Expo Internacional superou as expectativas com elevado número de participantes, animais de muita qualidade e disputas emocionantes

Publicado

⠀em

A 39ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano viveu, na noite desse domingo (05), no Centro Hípico de Tatuí (SP), um momento de grande emoção, com a raça conhecendo seus novos Grandes Campeões e em especial o Campeão dos Campeões de 2021.

O título mais cobiçado do evento foi conquistado pelo jovem Olimpo do Castanheiro (Escorial em Hannukah do Retiro), exposto pela Coudelaria Ilha Verde e proveniente da criação da Coudelaria do Castanheiro.

O animal primeiro venceu a categoria de machos de quatro anos hípicos, depois sagrou-se Grande Campeão Macho Adulto e Grande Campeão Macho, até conquistar o prêmio máximo de Campeão dos Campeões.

Sem esconder a emoção, o titular da Coudelaria Ilha Verde, Victor Oliva, mostrou todo o seu encantamento com Olimpo do Castanheiro. “O Olimpo é um cavalo espetacular, que ainda vai realizar muita coisa e vai ser um pai espetacular. Seu principal diferencial é, sem dúvida, a flexibilidade, a mesma qualidade demonstrada pelo pai”, comentou emocionado.

Na disputa final, Olimpo venceu a potra Quebella do Vouga (Baluarte do Vouga em Zelosa do Vouga), jovem palomina, exposta e selecionada pela Coudelaria Rocas do Vouga, que acumulou premiações ao longo da mostra, sagrando-se campeã da concorrida categoria de fêmeas de dois anos hípicos, Grande Campeã Fêmea Jovem e Grande Campeã Fêmea.

Concurso Modelo e Andamento

O Concurso de Modelo e Andamentos consagrou ainda o Grande Campeão Macho Jovem, Q-Raro do Vouga (Riopele em Harmonia do Vouga), exposto por Milton Amadeu Junior e selecionado pela Coudelaria Rocas do Vouga.

O 1º Reservado Grande Campeão Jovem foi Quimanji do Castanheiro (Gengibre Comando SN em Brotoeja do Castanheiro), proveniente da criação da Coudelaria do Castanheiro; a 1ª Reservada Grande Campeã Jovem, Pandora SOTW (Escorial em Lua HM), exposta pela Coudelaria do Castanheiro e proveniente da criação de Vítor Silva; além do 1º Reservado Grande Campeão Adulto, Oriente Mito do Vouga (Riopele em Cachimira do Mito), originário da criação da Coudelaria Rocas do Vouga.

Comandada pelo criador Manuel Tavares de Almeida Filho, a Coudelaria Rocas do Vouga conquistou também os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador da 39ª Expo Internacional.

“É muito gratificante poder receber estes prêmios. Afinal, o nível dos animais participantes estava muito alto, o que valoriza essas conquistas e faz com que a gente fique ainda mais feliz”, enfatiza.

Expectativas superadas

Na avaliação do juiz português Tomé Jorge Nunes, responsável pela condução do Concurso de Modelo e Andamentos, a 39ª Exposição Internacional foi um evento surpreendente. “Esse foi um campeonato que me surpreendeu, tanto pela quantidade, pois não vinha à espera de mais de cem cavalos inscritos, como pela qualidade que encontrei no concurso e se expressou tanto no número de medalhas de ouro e prata como na disputa dos Grandes Campeonatos. Enfim, foi um campeonato muito bonito.”

Já o presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Gonçalves da Silva, destaca que o evento superou as expectativas em diversos aspectos.

“Este ano, nós realmente conseguimos reunir muitos animais, foram 103 no Concurso de Modelo e Andamentos, quase oitenta nas provas de Adestramento, além dos animais do Leilão Oficial ABPSL.”

O dirigente prossegue ressaltando outros aspectos positivos do evento. “Essa foi uma festa maravilhosa, com a presença de muitos apaixonados pela raça, entre eles cerca de 35 visitantes de outros países, como Portugal, México, Estados Unidos, Espanha, Chile e Colômbia. Além disso, tivemos o retorno de grandes criatórios, como o Haras Ianonni e a Coudelaria Alegria dos Pinhais, e também a chegada de novos criadores. Aliás, vale destacar que o crescimento registrado este ano na raça supera em 300% o registrado no ano anterior. Afinal, enquanto em 2020 tivemos a chegada de apenas cinco novos sócios, este ano registramos até o momento 32 novos associados, com três deles assinando a adesão à ABPSL aqui na exposição”, finaliza o presidente.

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Ney Messi

Mais notícias sobre o Puro Sangue Lusitano no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

Começa hoje a 39ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano

Leilão Oficial ABPSL será um dos destaques da programação do primeiro dia de atividades da principal mostra da raça nas Américas

Publicado

⠀em

A 39ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano inicia hoje (3), no Centro Hípico de Tatuí/SP, com duas aguardadas atrações: a Aprovação de Garanhões e o Leilão Oficial ABPSL.

Responsável por definir os machos que ingressarão no quadro de reprodutores da raça, a Aprovação de Garanhões terá início às 18h com a participação de 13 animais. A missão de avaliá-los, tanto em termos de morfologia como de andamentos, ficará a cargo dos juízes Neimar Roncati, José de Mattos Rebouças Neto e Davi Carrano.

Por sua vez, o Leilão Oficial ABPSL, considerado um dos eventos mais esperados dentro do mercado da raça, acontece a partir das 19h, com a oferta de dezesseis lotes de muita qualidade, provenientes das melhores linhagens e seleções do Puro Sangue Lusitano.

“Estamos esperando todos os apaixonados pela raça para darmos início a esse grande evento do nosso cavalo. Será uma ótima oportunidade para as pessoas conferirem como são aprovados nossos reprodutores e também para reforçarem seus plantéis com animais de alto nível genético, ofertados por conceituados criadores da raça”, destaca Ismael Gonçalves da Silva, Presidente da ABPSL – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano.

Conceituados criatórios

Promovido em parceria com a Perphil Leilões e o Virtual Stables, o Leilão Oficial ABPSL ofertará desde cavalos montados até matrizes e reprodutores, incluindo especialmente animais jovens com futuro promissor tanto para as pistas esportivas como para a reprodução, apresentando as mais variadas pelagens, como tordilhos, pretos, alazões, castanhos, isabéis e palominos.

Entre os vendedores estão alguns dos mais conceituados criatórios da raça, incluindo: Fazendas Interagro, Coudelaria Mito Lusitano, Coudelaria do Castanheiro, Coudelaria Luso Brasileira, Lusitanos Modelo, Coudelaria do Nico, Coudelaria Aguilar, Haras São Pedro, Coudelaria Amor e Cura e Victor Ávila.

No portal www.perphilleiloes.com.br, o interessado pode conferir os lotes do leilão, fazer o cadastro antecipado e também dar seu lance antecipado. Nesse mesmo endereço também será possível acompanhar a transmissão ao vivo do remate, cuja condução estará a cargo do leiloeiro rural Marcelo Pardini.

A 39ª Expo Internacional, por sua vez, acontecerá no período de 03 a 05 de dezembro, com uma vasta programação que incluirá uma série de atrações, como: as homenagens póstumas aos ícones da raça Dr. Ênio Monte e Dr. Paulo Gavião Gonzaga; o aguardado Concurso de Modelo e Andamentos, responsável por eleger o Campeão dos Campeões de 2021; e ainda as provas do Campeonato Paulista, Taça São Paulo e Copa ABPSL de Adestramento, que reunirão os melhores conjuntos dessa modalidade olímpica em atividade no país.

O Centro Hípico está localizado no quilômetro 24 da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, na cidade paulista de Tatuí, a cerca 140 quilômetros da capital paulista. Para aqueles que não puderem comparecer, a ABPSL fará a transmissão ao vivo do evento por suas páginas oficiais no Facebook e no YouTube.

Por: Equipe Portal Cavalus

Créditos: Tupa

Mais notícias sobre o Cavalo Lusitano no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

39ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano movimenta a raça

Repleta de atrações, exposição pretende apresentar ao público o alto nível alcançado pelo plantel brasileiro da raça, que vem se destacando cada vez mais também no cenário internacional

Publicado

⠀em

A 39ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano irá movimentar o Centro Hípico de Tatuí (SP) entre os dias 03 e 05 de dezembro. Considerada a principal vitrine da raça nas Américas, a aguardada mostra contará com uma série de atrações, incluindo cursos, leilão e competições de Adestramento, além do sempre aguardado concurso de Modelo e Andamentos, responsável por eleger o Campeão dos Campeões de 2021.

O evento, que marca um importante momento de retomada após o cancelamento da edição do ano passado em razão da pandemia de Covid-19, terá ainda uma ampla programação social, com coquetéis, jantar e almoços de confraternização, assim como uma homenagem em memória de dois ícones da criação mundial e pioneiros na seleção da raça no Brasil, o Dr. Ênio Monte e o Dr. Paulo Pompeia Gavião Gonzaga.

Segundo Ismael Gonçalves da Silva, Presidente da ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano), uma grande festa está sendo preparada para receber os apaixonados pela raça. “A minha expectativa para esta Internacional é a mais alta possível. Afinal, estamos preparando um evento com muitas atrações, pensadas tanto para celebrar as qualidades do nosso cavalo como para proporcionar um momento muito especial aos criadores, seus familiares e amigos.”

Ismael destaca ainda que a raça vive um momento incrível no cenário mundial. “A criação brasileira, por sua vez, vem se destacando internacionalmente já há vários anos, com nossos animais sendo muito procurados por criadores estrangeiros e obtendo resultados expressivos em concursos de Modelo e Andamentos em uma série de países. Além disso, a raça ocupa uma posição cada vez mais destacada nas pistas de Adestramento, prova disso é que ela esteve presente nas últimas cinco Olimpíadas.”

Programação movimentada

O evento, responsável por inaugurar oficialmente o Equoshow, o novo picadeiro coberto do Centro Hípico de Tatuí (SP), terá início às 18h da sexta-feira (03), com a Aprovação de Garanhões. Em seguida, às 19h, será a vez do Leilão Oficial da ABPSL. Comandado por Perphil Leilões e Virtual Stables, o remate irá ofertar de animais jovens a reprodutores e matrizes, assim como cavalos montados e prontos para competições esportivas e de morfologia, representando diferentes linhagens e a seleção que vem sendo feita no Brasil há mais de quatro décadas.

A 39ª Expo Internacional será ainda palco de duas das mais importantes competições do Adestramento brasileiro: o Campeonato Paulista, que reunirá atletas amadores, e a Taça São Paulo, destinada aos cavaleiros profissionais. Promovidas pela Federação Paulista de Hipismo (FPH), como parte dos inéditos Jogos Equestres Paulistas, as disputas acontecerão ao longo das manhãs do sábado (04) e do domingo (05), com premiação em espécie e por sorteio: os atletas amadores concorrem a dez prêmios de R$ 2 mil e os profissionais a dez prêmios de R$ 1 mil.

Outra atração na área esportiva será o Grand Slam de Adestramento ABPSL, atração em etapa única e exclusiva para conjuntos Lusitanos, que acontecerá conjuntamente ao Campeonato Paulista e à Taça São Paulo de Adestramento. A competição, instituída este ano pela ABPSL com a parceria da FPH, abrange todas as séries e categorias, desde a base até a de mais alto rendimento e conta ainda com a série de Cavalos Novos 4, 5, 6 e 7 anos.

Já o concurso de Modelo e Andamentos, responsável por avaliar e nortear a seleção da raça, terá início no começo da tarde do sábado (04), contando com a distribuição de R$ 10 mil em prêmios aos participantes. As classes de fêmeas serão as primeiras a serem julgadas, seguindo até a noite, quando será a vez das categorias de machos entrarem em pista. Este ano, caberá ao juiz internacional Tomé Jorge Nunes, de Portugal, avaliar, comparar, julgar, atribuir medalhas e definir a classificação dos produtos expostos.

O principal momento do concurso, entretanto, está programado para acontecer na tarde do domingo (05), ocasião em que serão eleitos os grandes campeões fêmea e macho das classes jovem e adulto. Em seguida, os vencedores subirão mais um grau e disputarão o título de Grande Campeã Fêmea e Grande Campeão Macho, sendo decidido entre os dois o mais cobiçado título da exposição, o de Campeão dos Campeões.

A ABPSL, além disso, irá oferecer dois cursos na tarde do sábado (04). Entre as 14h e as 15h30, o Dr. Flávio Rafael Monteiro abordará o tema “Pelagem”, depois, entre 15h30 e 17h30, será a vez do Dr. Neimar Vanderlei Roncatti e do Dr. Orpheu de Souza Ávila compartilharem seu conhecimento a respeito do “Concurso de Modelo e Andamentos”.

Por fim, vale destacar que as aguardadas homenagens desta edição da Exposição Internacional estão programadas para acontecer na noite do sábado (04), a partir das 20h, quando a ABPSL irá realizar a “Noite da Pizza”, proporcionando um agradável momento de confraternização à comunidade do cavalo Lusitano.

Quem não puder comparecer ao Centro Hípico de Tatuí poderá acompanhar a transmissão da 39ª Expo Internacional pelo canal do You Tube e pela página do Facebook da ABPSL. Para mais informações sobre o evento, escreva para gerencia@associacaolusitano.com.br ou telefone para (11) 3729-4439.

Por: Equipe Portal Cavalus/Pedro Rebouças

Fotos: Divulgação ABPSL

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

Live Rocas do Vouga apresentará história do haras e sua criação de cavalos Puro Sangue Lusitano

Bate-papo descontraído acontece no próximo sábado e apresentará o que há de melhor na criação do Puro Sangue Lusitano

Publicado

⠀em

Live Rocas do Vouga apresentará história do haras e sua criação de cavalos Puro Sangue Lusitano

Neste sábado, Coudelaria Rocas do Vouga realizará uma live inédita, que fará a apresentação haras e da criação de cavalos Puro Sangue Lusitano. A Live Rocas do Vouga, será transmitida pela ZRTV e pelo Portal Cavalus, e já tem hora marcada: sábado, 10 de julho, às 12h (horário de Brasília) e às 16h (horário de Portugal).

Rocas do Vouga

Desde 1996, a Coudelaria Rocas do Vouga mantém uma estrutura de ponta, considerada ideal para a obtenção dos melhores resultados, localizada em Itu (SP). Além disso, a trajetória do haras teve início com aquisição de duas importantes matrizes nacionais: Top e Interagro.

A princípio, os garanhões a serviço da Coudelaria, Martim do Top e Ordenado, foram quem abriram o espaço para que o haras, por meio de uma criteriosa seleção e manejo adequado, conseguisse os seus próprios reprodutores.

Atualmente, o nome Rocas do Vouga figura com destaque nas principais e mais importantes competições de Morfologias e esportivas de Adestramento Clássico e Salto, no Brasil e no mundo. Bem como, os atletas do haras têm se destacado em grandes concursos, mostrando que profissionalismo e talento, aliados à alta qualidade genética, sempre alcançam os melhores resultados.

Jogos Olímpicos de Tóquio

Por fim, uma prova do talento dos atletas do Rocas do Vouga é a recém convocação da Confederação Brasileira de Hipismo – CBH para os Jogos Olímpicos em Tóquio. O cavaleiro Pedro Manuel Tavares foi convocado em dois conjuntos reservas: 1º com Famous do Vouga e 2º com Xaparro do Vouga.

Serviço:
Live Rocas do Vouga
Dia: 10 de julho
Hora: 14h (horário de Brasilia) e 15h (horário de Portugal)
Transmissão: ZRTV e Portal Cavalus

Por: Heloísa Alves
Fonte: Coudelaria Rocas do Vouga
Crédito da foto: Divulgação/Rocas do Vouga

Veja mais notícias do Puro Sangue Lusitano no portal Cavalus

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio obtém boas negociações

Publicado

⠀em

Dos 25 lotes ofertados, 60% foram comercializados durante o pregão e 35% ainda estão em processo de negociações com o mercado internacional 

Mesmo diante do atual cenário econômico por conta da pandemia, o 1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio obteve boas negociações, durante o evento e também após o término. Afinal, a Coudelaria Aguilar inovou ao apresentar produtos de qualidade para todos os gostos de consumidores e investidores da raça Puro Sangue Lusitano.

Antes de mais nada vale frisar que o leilão foi realizado no dia 2 de abril, com transmissão pelo Canal Rural e retransmissão pela Remate Web. Dessa forma, o pregão se desenrolou numa dinâmica agradável, com os trabalhos do leiloeiro rural Nilson Genovesi.

Da mesma forma, o evento ainda contou com muitos comentários de conhecedores da raça. Nesse sentido, exporam particularidades de cada lote em relação a andamentos, potencialidades, pelagens e pedigrees.

Conforme dados divulgados pela empresa leiloeira que conduziu o pregão, a Programa Leilões, dos 25 lotes ofertados, 60% foram comercializados durante o leilão e 35% ainda está em negociação para o mercado internacional.

Portanto, somente após o desenrolar das próximas semanas que o 1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio terá o seu faturamento fechado. No entanto, é possível adiantar que as fêmeas/matrizes já atingiram o patamar de R$ 12.480,00 de média.

Ademais, é possível afirmar que os machos ficaram em torno de R$ 28.720,00 após a concretização dos animais exportados, que ainda está em fechamento do câmbio da transação. Dessa forma, o leilão movimentou no dia a quantia de R$ 144.180,00 e após o término outras vendas completaram as ofertas em 92% dos lotes oferecidos.

Vagner Aguilar, proprietário da Coudelaria Aguilar – Crédito da foto: Divulgação/Coudelaria Aguilar

Atendendo a demanda

Diante do sucesso do leilão, Vagner Aguilar, promotor do evento, já pensa na próxima edição. De acordo com ele, há planos para ser realizada ainda neste ano, no mês de julho, aproveitando a retomada econômica. “O mercado dos cavalos lusitanos, uma raça bem versátil, que na sua primeira edição de Cavalos de Sela e Passeio já demonstrou que é o que público procura e necessita, mesmo em época de economia retraída”.

Vagner ainda faz planos para na próxima edição do leilão ter esta mesma bandeira para diversas raças. “Fizemos um leilão com muita categoria, profissionalismo e dentro do que o público brasileiro busca: cavalgadas em família e os nossos cavalos atendiam. Após o leilão fui procurado por duas grandes raças e criadores para realizar leilões com este apelo, abrindo para diversas raças e até mesmo associações.

Por fim, finaliza dizendo: “Quero levar esperança e dizer que o mercado de cavalo não para. É o que todo amante de Equinos deveria desejar neste momento” .

Mais contatos sobre a Coudelaria Aguilar podem ser obtidas pelo telefone (11) 94724-1776 ou pelo site www.cavaloslusitanos.com.br.

Por Equipe Cavalus
Legenda da foto em destaque: Neptuno Aguilar

Crédito das fotos: Divulgação/Coudelaria Aguilar

Leia também:
Conheça os lotes de destaque do 1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio
Saiba os diferencias do 1º Leilão Virtual de Cavalos de Sela e Passeio
Coudelaria Aguilar promove 1º Leilão Virtual de Cavalos de Sela e Passeio

Continue lendo

Puro Sangue Lusitano

Conheça os lotes de destaque do 1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio

Publicado

⠀em

Leilão será realizado de forma virtual nesta quinta-feira (2), às 20h30, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural e pela internet

Chegou o grande dia! Afinal, acontece nesta quinta-feira (2), a partir das 20h30, o 1º Leilão Virtual de Cavalos de Passeio e de Sela, promovido pela Coudelaria Aguilar. Inegavelmente, o evento irá possibilitar a experiência de compra de animais mansos de sela da raça Puro Sangue Lusitano.

Dessa forma, o leilão terá transmissão pelo Canal Rural e retransmissão pelo Lance Rural e Remate Web. Sobretudo, a condução será da Programa Leilões, com o renomado leiloeiro Nilson Genovesi a cargo da batida do martelo.

Ao todo, serão ofertados 25 lotes que, sobretudo, carregam muita qualidade e docilidade. Antes de mais nada vale ressaltar que são potros, potras, matrizes, futuros garanhões, animais prontos para passeios, romarias e competições. Portanto, confira abaixo os principais destaque do leilão!

Eclipse do Arete

Cavalo montado

Entre os cavalos montados, destaque para o lote 04, que traz Eclipse do Arete (Sonho HM x Mucama TOP), um belo exemplar do cavalo típico medieval de criação do Haras Vale do Arete, do cavaleiro André Ganc. Inegavelmente, por onde passa chama muita atenção por sua elegância, altivez e estrutura forte.

De acordo com o promotor do leilão, Vagner Aguilar, Eclipse é excelente para cavalgadas, romarias e passeios. “Ele é castrado e manso nas trilhas, sem refugar. Já em provas de adestramento clássico, o exemplar exige cavaleiros experientes, pois já possui diversos movimentos como cedências, apoios, troca de mãos”.

Seu pai, o garanhão Sonho HM (filho do garanhão importado, Galan), de 1,70 m, possui mais de 55 filhos já registrados na ABPSL e de diversas pelagens. É criação do consagrado Haras Modelo, do titular José Carlos Garcia (CAL), um dos criatórios precursores de cavalos funcionais no Brasil.

A mãe de Eclipse do Arete, Mucama do TOP, uma descendente do garanhão importado Quadrado e da égua Ibéria do TOP (Babel), é aprovada com 77,5 pontos. Da criação do Haras do TOP, tanto na linha alta como na linha baixa, Eclipse descende de padreadores de haras precursores no Brasil. “Dessa maneira, é uma oportunidade rara para atletas profissionais e semi profissionais que buscam um cavalo sensível, para frente e altivo em suas competições”.

Ademais, Eclipse é e uma excelente opção de compra também para adestradores que queiram um cavalo de movimentos de mãos e pés para suas apresentações em passeios e cavalgadas. “Cavalo de estampa, de patrão, de encher os olhos”, acrescenta Vagner.

Igor dos Pinhais

Cavalo para salto

Na sequência, o lote 08 traz Igor dos Pinhais, um belo exemplar do cavalo funcional para prática esportiva, incluindo o salto. Sem dúvidas, ele chama a atenção por sua altura, porte e estrutura atlética. “Está desbastado na equitação clássica e já realizamos alguns saltos iniciais com ele”, frisa Vagner.

Além disso, Igor tem se mostrado muito franco nos obstáculos, com boa parábola e recolhendo muito bem as mãos, conforme explica o promotor. “Temos vídeos dele no Youtube da coudelaria saltando obstáculos. Foi recentemente castrado. É criação da Coudelaria Alegria dos Pinhais, do proprietário Luis Ermírio de Moraes”.

Seu pai é o garanhão Solar dos Pinhais, que leva aos pais importados Ninfo e Cenoura. Solar dos Pinhais possui mais de 254 filhos já registrados na ABPSL. A mãe de Igor dos Pinhais, Adrenalina dos Pinhais, castanha e aprovada com 78,5 pontos, já foi diversas vezes Reservada Campeã em exposições da raça. Sem bem que seus pais são os importados Tango e Oriana. Tanto na linha alta como na linha baixa, Igor dos Pinhais tem sangue de animais importados e de grandes estruturas.

“Aliás, oportunidade rara para atletas amadores e profissionais que buscam um cavalo manso, apto para competições e que promove um bom nível de retorno em relação a custo-benefício em competições de salto”.

Matuto do Castanheiro

Cavalo para exportação

Depois, o lote 11 traz Matuto do Castanheiro, um belo exemplar do cavalo típico de filmes, “o cavalo negro do Zorro”. “Muito bonito e quanto mais suado, mais brilhante fica sua pelagem negra. “Salvo, possui boa altura e recentemente foi castrado”, conta Vagner.

Sem dúvidas, Matuto é excelente exemplar para cavalgadas, romarias e passeios. Certamente, está apto para provas de adestramento clássico amador e possui raio-x para futura exportação. “É um cavalo jovem, de apenas 4 anos, ao qual ainda será aplicado o treinamento da equitação clássica. É criação da Coudelaria do Castanheiro, da proprietária Dra. Clélia”.

Seu pai é o garanhão Vencedor JB, que leva ao garanhão Nobel do Retiro, outro expoente da raça PSL. Vencedor JB foi exportado e possui mais de 30 filhos já registrados na ABPSL. A mãe de Matuto do Castanheiro é Évora do Castanheiro, de pelagem preta e aprovada com 77 pontos, sem falar que é descendente do garanhão Zurquis Comando SN.

Sobretudo, Matuto do Castanheiro traz em seu pedigree o sangue de animais de grandes estruturas e pelagens raras exóticas. “Excelente oportunidade para quem busca um cavalo manso para apresentações em passeios, cavalgadas e para os atletas amadores de adestramento clássico em hípicas. Cavalo de exportação e de grande presença.

Magia CAC

Matriz de pelagem exótica

Entre os exemplares de pelagem exótica, destaque para o lote 15, que traz a baia Magia CAC, uma égua muito típica, muito expressiva e feminina. “Segue confirmada de um mês de gestação do cavalo inteiro Magno do Castanheiro. Você já sai na frente com este lote 2×1, economizando tempo na sua criação após confirmação”.

Ainda de acordo com Vagner Aguilar, a égua é muito macia montada, atlética e foi desbastada para provas de adestramento. Além disso, tem andamentos ritmados, de boa condução e índole.

Seu pai é o garanhão baio Delta IGS, que serviu a Coudelaria Amor e Cura, do criador Rodrigo Betarelli e já possui diversos produtos registrados na ABPSL. A mãe de Magia CAC é a matriz negra Gaia do Retiro, aprovada com 72 pontos, com descendência de Violino do Retiro. É de criação e propriedade de Eduardo Fischer, do Haras Vila do Retiro.

“Ainda muito jovem, com 4 anos e meio, Magia tem tudo para despontar nas pistas e ser excelente matriz de pelagem exótica. Oportunidade única para consumidores que buscam uma égua de sela confortável para adestramento amador e mansa para a família. Ademais, obtendo neste ano de 2020 a possibilidade de criar um potro de tipicidade comprovada e com muita funcionalidade em sua genética”.

A Coudelaria Aguilar ressalta o interesse em adquirir o potro macho
desta égua após os 6 meses de desmame por R$ 10.000, caso seja vontade do atual comprador proprietário assim dispor para venda.

Príncipe Xangai Smar

Cavalo de escolinha

O cavalo Príncipe Xangai Smar (Guru do TOP x Xiba) é um belo exemplar do cavalo funcional para escolinhas e adestramento clássico para amadores e competições. Afinal, trata-se de um cavalo já de idade e professor, muito manso e forte.

“Sempre chama muita atenção por seu trote de movimentação elevada e cadenciada. Excelente exemplar para passeios e cavalgadas. Foi domado
na equitação clássica e conhece diversos movimentos de pistas de adestramento hípico”.

Antes de mais nada vale ressaltar que Príncipe possui melanoma controlado na cauda devido à idade, não prejudicando em nada seu andamento e funcionalidade. “Oportunidade para consumidores que buscam um cavalo manso e apto para competição de adestramento hípico
e realizar seus passeios em família. Cavalo professor!”, acrescenta.

Nobre O.A.

Futuro garanhão

Por fim, o lote 09 traz o cavalo Nobre O.A, que é um belo exemplar de futuro garanhão. Muito jovem, com apenas três anos e meio, foi recentemente desbastado e domado. “Mostrou ter um temperamento muito dócil e temos todo o primeiro desbaste dele em doma racional gravados em nosso canal do Youtube Coudelaria Aguilar, demonstrando a inteligência deste animal e sua submissão.”

Dessa forma, trata-se de um cavalo muito macio, equilibrado, típico e com morfologia impecável, já que é da criação do Orpheu Ávila, juiz da raça PSL.
Seu pai é o garanhão de pelagem negra, Diamante Negro do Juliana, que leva ao Sangue de Tulum Comando SN. Diamante Negro do Juliana possui mais de 71 filhos já registrados na ABPSL.

A mãe de Nobre O.A., Xerez do Retiro, criação do Haras Vale do Retiro, de Eduardo Fischer, é castanha e aprovada com 78,5 pontos. Já foi diversas vezes Reservada Campeã em exposições da raça e descende do garanhão importado Nervo. Tanto na linha alta como na linha baixa, Nobre O.A. tem sangue de animais importados e de muita genética.

“Ótima oportunidade para iniciantes que buscam um cavalo manso e um futuro garanhão para seu criatório. Excelente relação custo-benefício. Cavalo jovem sem vícios!”, finaliza o promotor do leilão.

Vagner Aguilar, proprietário da Coudelaria Aguilar

Formas de pagamento, garantias e vantagens

A condição de pagamento do 1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio será em 34 parcelas, com lances a partir de R$ 150. Entretanto, o comprador poderá adquirir os animais através de outras modalidades de pagamento. Como por exemplo, em 12 parcelas (com 5% de desconto); em 2 parcelas (com 8,5% de desconto) e em 10 parcelas no cartão de crédito (com 10% de desconto). Ou ainda, à vista, com 10% de desconto. Ou seja, facilidade não vai faltar neste remate.

A Coudelaria Aguilar ainda têm interesse na recompra do potro desmamado de todas as matrizes ofertadas neste pregão, prenhas de garanhões ou cavalos inteiros. Assim, irá oferecer como incentivo R$ 10 mil na hora do desmame com seis meses de idade, estando o potro em cuidados saudáveis após avaliação clinica. 

Caso haja necessidade, todos os animais adquiridos no leilão poderão permanecer na Coudelaria Aguilar, durante os próximos 120 dias. Contudo, o valor da diária será de R$ 29,70, com todo o custo do manejo incluso (exceto veterinária e ferrageamento).

Além destas vantagens, há muitas outras neste 1º Leição Virtual de Cavalos de Sela e Passeio. São elas: cavalos com raio-x já pagos para exportação; tropa alta, com média acima de 1,63 mts de altura de cernelha; muitos animais coloridos e de pelagens exóticas; éguas e cavalos todos montados; todos mansos em pelo sem sela e apresentados em videos; plantel todo com registro no Brasil Abpsl e, por fim, a Coudelaria pagará a transferência do registro e exames, que saíra com nota fiscal.

Serviços

1º Leilão de Cavalos de Sela e Passeio
Dia 02/04/2020, às 20h30
Promoção Coudelaria Aguilar
Leiloeiro Nilson Francisco Genovesi
Transmissão do Canal Rural: 185 e 685 da Claro/Net; 164 da Sky; 185 da Claro TV; 179 da OiTV, pela parabólica analógica banda C na Star one C2 e na parabólica digital star onde C2
Outras informações pelo WhatsApp (11) 94724-1776, com Vagner Aguilar

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação

Leia também:
Saiba os diferencias do 1º Leilão Virtual de Cavalos de Sela e Passeio
Coudelaria Aguilar promove 1º Leilão Virtual de Cavalos de Sela e Passeio

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO