No último dia 11, foi dada a largada para o 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby de Conformação e Trabalho do Quarto de Milha. As competições que acontecem em Araçatuba (SP) encerram o calendário anual de provas oficiais da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) na cidade.
De acordo com a associação, o evento recebeu 9,5 mil inscrições, mais de 3,2 mil cavalos atletas e 1,8 mil competidores de todo o país. Além disso, três competições terão premiação de mais de R$ 5 milhões, em 18 modalidades esportivas da raça.
Mas se dentro das pistas as disputas são acirradas, sendo um verdadeiro show para quem assiste e, principalmente para quem participa, fora delas não seria diferente. Além do número expressivo em premiações, a ABQM ressalta o aumento em algumas modalidades, sendo elas: Laço Individual, Apartação e Ranch Sorting.
Mas não são só as provas que chamam a atenção, como parte da programação o evento recebeu três leilões: 1º Leilão Performance Sale, que aconteceu no dia 13, Leilão Nossa Senhora Aparecida, que ocorre nesta quinta-feira (19) e o 17º Leilão Fazenda Caruana, que acontece na sexta (20).
Ações Potro do Futuro ABQM
Além das provas, o evento contou com diversas ações. Uma delas foi a Cápsula do Tempo, ação que visa envolver a comunidade quartista, além de demonstrar a preocupação da atual Diretoria Executiva em preservar a história da entidade e legado do Quarto de Milha para os esportes equestres no país, permitindo que crianças expressem seus sentimentos, sonhos e expectativas em relação ao futuro da raça.
Durante a ação, que ocorreu em parceria com o Sindicato da Alta Noroeste (Siran), crianças do projeto social ‘Novo Tempo’ e os quartistas mirins, enterraram uma cápsula no bosque do parque com cartas, que será aberta somente daqui a 14 anos, no término de concessão do parque ao Siran.
Social
Na parte social, a ABQM fez, durante o Potro do Futuro, a formatura da segunda turma do projeto ‘Novo Tempo na Ressocialização’, que é um projeto social que atende crianças de escolas públicas de Araçatuba, diagnosticadas com déficit de atenção e TDHA. A entidade destaca que mais de 40 crianças já foram atendidas através do projeto.
Melhorias
Outro marco durante o evento foi a presença do secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, que representou o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, e anunciou o lançamento do aplicativo para emissão de GTA de Equídeos, além da atualização do sistema GEDAVE e o encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Passe Equestre.
Na ocasião, o secretário destacou que recebeu a missão do governador do estado de estar cada vez mais próximo do produtor. “Por isso venho aqui anunciar ações importante para o setor, como o encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Passe Equestre, passaporte para o animal transitar no Estado de São Paulo e atualização do sistema GEDAVE, que permitirá que o produtor emita as próprias GTA’s para fora do estado”, disse Piai.
Conhecimento
Já na área do conhecimento, a Coordenação de Jurados Oficiais da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), promoveu uma palestra sobre as regras para o uso de equipamentos em provas de Velocidade da raça. A capacitação foi destinada para treinadores e competidores.
Além disso, foi realizada uma outra palestra com os jurados norte-americanos da AQHA, Wayne Halvorson e Allen Mitchels, para atualização do julgamento de provas de Rédeas, Working Cow Horse e Conformação. Dessa vez, o curso foi destinado, exclusivamente, para jurados oficiais da ABQM habilitados nessas três modalidades.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABQM)
Fotos: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.