44º Potro do Futuro encerra o calendário de provas da ABQM em Araçatuba

Competições aconteceram de 11 a 22 de outubro na cidade que agora é conhecida como a ‘Capital do Quarto de Milha’

‘Araçatuba Parou’, é assim o sentimento com as competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM que ocorrem na cidade que foi, carinhosamente, apelidada de ‘Capital do Quarto de Milha’. De 11 a 22 de outubro o Recinto de Exposições Clibas de Almeida prado recebeu o 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby de Conformação e Trabalho do Quarto de Milha.

No total, foram mais de 11 mil inscrições, sendo mais de 3,2 mil cavalos atletas e mais de1,8 mil competidores de todo o país. De acordo com a associação, 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby de Conformação e Trabalho tiveram uma premiação de mais de R$ 5 milhões, em 18 modalidades esportivas da raça. A entidade ainda destaca que o Laço Individual, Apartação e Ranch Sorting foram as modalidades que registraram maior crescimento.

Balanço 44º Potro do Futuro

O presidente da ABQM, Caco Auricchio, fez um balanço do Potro do Futuro, que encerra a sua gestão perante à presidência da entidade. “É com grande satisfação que encerramos o 44º Potro do Futuro, a 16ª Copa dos Campeões e o 9º Derby da raça Quarto de Milha, que marcam não apenas o fim de uma emocionante temporada, em Araçatuba (SP), com quebra de todos os recordes das provas oficiais, mas também o último evento de nossa atual gestão na ABQM”.

De acordo com Caco, nos últimos quatros anos, o compromisso de sua gestão foi claro: fomentar e fortalecer os esportes equestres da raça, proporcionando a todos os competidores quartistas a oportunidade de crescer dentro e fora das pistas. “O sentimento é de dever cumprido e de que encerramos um ciclo com chave de ouro e muitas entregas à nossa ABQM”.

O presidente destaca que, ao longo desse período, foram investidos mais de R$ 50 milhões em prêmios, valorizando o esforço e a dedicação dos atletas e criadores, dessa forma, garantindo a saúde financeira da entidade e um Stud Book eficiente, coma uma série de avanços em todas as áreas, mas prioritariamente nas pistas. Para ele, esse é um legado que enche de orgulho, já que a paixão pelo cavalo e pela raça Quarto de Milha é o que os move e os levou até onde estão.

“A toda família quartista, competidores, criadores, proprietários e amantes do Quarto de Milha, nosso mais sincero agradecimento. Foi uma jornada incrível. Juntos, continuaremos a escrever a história da raça mais versátil do mundo no Brasil. Muito obrigado a todos e que Deus continue iluminando os nossos caminhos. Forte abraço”, conclui Caco Auricchio, presidente da ABQM.

Eleições ABQM

No último domingo (22), foi dada a largada para o processo eleitoral que irá eleger a nova diretoria da ABQM. A votação, que é online, segue até o dia 31 de outubro, com duas chapas concorrendo para a Diretoria Executiva do biênio 2023-2025.

Além da eleição da Diretoria Executiva, serão escolhidos também os membros do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração. O Portal Cavalus conversou com os dois candidatos à presidência Jonatas Dantas da chapa ‘União e Segurança‘, e Mônica Ribeiro da chapa ‘ABQM Para Todos‘.

Auricchio deixou a sua mensagem para à futura Diretoria Executiva. “Desde já, desejamos à futura Diretoria muito sucesso frente aos desafios. Estamos confiantes na continuidade do trabalho árduo com dedicação à raça que caracterizaram nossa gestão e de um futuro próspero para o mercado dos esportes equestres no país”.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.