Panorama geral do 48° Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Com mais de 3,4 mil animais, o maior evento da América Latina movimentou o Recinto Clibas de Almeida Prado entre os dias 8 e 20 de julho, com provas em 18 modalidades e mais de R$ 4 milhões em premiações

O 48º Campeonato Nacional do Quarto de Milha foi realizado entre os dias 8 e 20 de julho, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Reconhecido como o maior evento equestre da América Latina, o Campeonato Nacional reuniu mais de 3.400 animais e superou a marca de 11.400 inscrições — um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Ao todo, 1.900 competidores participaram de disputas em 18 modalidades, com uma premiação que ultrapassou R$ 4 milhões em dinheiro, além de fivelas e troféus.

A edição deste ano do Campeonato Nacional trouxe avanços na infraestrutura e segurança do evento. Pela primeira vez, o recinto contou com atendimento médico humano 24 horas, além de uma Central de Monitoramento em funcionamento contínuo, fruto de parceria com a Guarda Civil Municipal de Araçatuba. O credenciamento por reconhecimento facial também estreou no evento, agilizando o acesso e aumentando a segurança. Para melhorar a comunicação com os atletas, foram criados grupos de WhatsApp por modalidade, garantindo o envio rápido de atualizações, horários e comunicados oficiais.

Panorama geral das premiações do 48° Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Panorama geral das premiações do 48° Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Entre os destaques do Campeonato Nacional, o Working Cow Horse teve como campeã na categoria Amador Principiante Box a competidora Nayara Ferraresi Yoshimura, que, ao lado de JDR Delegada Spark, obteve a maior nota do dia: 432. Já no Laço Cabeça, Raphael Franco Andrade da Costa liderou duas categorias: Amador Light (nota 228) e Amador Master (nota 229), conquistando a melhor pontuação da modalidade.

Na prova de Rédeas, a Aberta Júnior teve vitória de Jone Carlos da Silva com Double Dun EK (nota 222), enquanto Miguel Augusto Valério da Cruz foi o melhor na Aberta Sênior com Ninna Boy (nota 216). Na categoria Amador Principiante, Lais Alexia Noordegraaf Hey e Radical Kid conquistaram a nota 212,5. Entre os jovens, João Pedro Marques Ferreira destacou-se na Jovem Principiante com Little Nic (nota 209), e Carolina Heinzen Esteves venceu a Amador Sênior montando Cash Hollygun QR.

O Western Pleasure também teve bom desempenho de jovens talentos. Luiza de Souza Camargo venceu na Jovem Principiante (14 a 18 anos) com Tagstar, enquanto Lorena Farina Cândido Oliveira levou a melhor entre os competidores de 13 anos ou menos com Smart Top Buck TE. Na Aberta Sênior, Joabby Iury Martins Silva foi o campeão com Brown Sugar Dunnit.

Na prova de Seis Balizas, Hugo César Ribeiro conquistou a melhor marca da Aberta Sênior ao lado de El Fame Zorrero. Já no Performance Halter, Camila se destacou em duas categorias com HFM Dritz Babe e Urucum Doc G, ambos criados e de propriedade de Geraldo Alves Ferreira Filho.

As disputas do Super Horse e All Around também mobilizaram o público na Arena Guabi no Campeonato Nacional. O título do Super Horse foi para o baio Roper Til I Die, conduzido por Henrique Santos Couto. Na classe Amador do All Around, o campeão foi Sérgio José de Matteo Neto com Teletaco Stars, somando 63,5 pontos em diferentes provas. A segunda colocação ficou com Marcela Beatriz Bulman e Jiu Jitsu Renascença, com 42 pontos.

A categoria Jovem do All Around premiou Gabriel Peres Graciani, com Yet Smart Full PZ, somando 44,5 pontos em três provas. Eros Furlan de Matteo garantiu o segundo lugar ao lado de HFM Hector Cat, com 22,5 pontos acumulados.

Por Giovanna Catanho/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/ABQM e Hugo Lemos

Leia mais notícias aqui.