Diretoria da ABQM esteve reunida em Araçatuba/SP para pleitear a realização dos eventos durante o período de pandemia
O presidente da ABQM, Caco Auricchio, entregou essa semana ao prefeito de Araçatuba/SP, Dilador Borges, um plano para a retomada das provas equestres no Parque Clibas de Almeida Prado. Na ocasião, o prefeito visitou todas as obras de melhorias na infra-estrutura do recinto realizadas pela ABQM. Foram resguardadas todas as normas de segurança para Covid-19 durante a visita.
O próximo evento do calendário anual do Quarto de Milha, o 43° Campeonato Nacional, acontece todos os anos no mês de julho. Trata-se de uma competição oficial da raça realizada em todas as modalidades. Dessa forma, após a divulgação da portaria da Coordenadoria de Defesa Agropecuária-09, publicada no Diário Oficial da União em 6 de junho, a ABQM fez como as demais associações de raça e organizadores provas equestres, se reuniu com a prefeitura da cidade onde sedia seus eventos.
A saber, o Governo de São Paulo liberou, com a publicação de Decreto, a solicitação para autorização de eventos com concentração de animais. De tal forma que agora é possível as pessoas que realizam eventos equestres solicitar a liberação de alvará para as provas. Contudo, é importante lembrar que essa autorização está nas mãos de cada prefeitura.
Reunião
A referida reunião aconteceu na terça-feira (16). Reuniram-se a ABQM, o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), na pessoa do presidente Fabio Brancato, e o prefeito de Araçatuba/SP, Dilador Borges. Pela ABQM, além de Caco Auricchio, estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração, Carlos Eduardo Faraco Braga, o conselheiro fiscal, Jamil Buchalla, e o superintendente geral da ABQM, Manuel Rossitto.
“Esse trabalho busca garantir o bem-estar e a segurança dos quartistas e de toda a sociedade de Araçatuba e região. Bem como a realização das provas equestres”, frisa o presidente da Associação. Portanto, a ABQM elaborou uma cartilha de ‘Orientações para o Disciplinamento de Provas Equestres’, contendo informações sobre as legislações vigentes no município de Araçatuba e no Estado de São Paulo.
Cartilha
Acima de tudo, a cartilha servirá de referência para todo o país. O documento, apresentado ao prefeito durante a visita, inclui requisitos recomendados pelos órgãos de saúde, respeitando as medidas de distanciamento social, para o combate ao novo coronavírus. “A retomada dos Esportes Equestres se faz necessária, pois movimentam toda a Cadeia Produtiva do Cavalo, garantindo as atividades dos centros de treinamento, dos ferrageadores, dos veterinários, das empresas de ração, dos produtos veterinários, das lojas de equipamentos, etc”, pondera Caco.
Entre os pontos propostos: participação de trabalhadores e proprietários diretamente envolvidos; exclusão de familiares e convidados; respeito às medidas de distanciamento social; controle de entrada de pessoas; uso de equipamento de proteção; disponibilização de locais para a correta higiene pessoal; entre outros, que buscam proteger os participantes e prevenir o risco de contaminação.
O prefeito anunciou que nomeará uma comissão para análise técnica, junto aos órgãos de saúde, vigilância sanitária, segurança jurídica e demais setores competentes. Para que um evento consiga seu alvará, antes de mais nada, leva-se em conta a situação da cidade no mapa do estado que contém as fases de cada região.
“Se não for possível realizar todas as competições ou parte das modalidades em Araçatuba, com participação apenas de competidores e treinadores, buscaremos outros municípios, que estejam na Fase 2 (Laranja) ou na Fase 3 (Amarela). Dividiremos as provas, com toda infraestrutura necessária, responsabilidade e medidas de segurança, conforme orientam os órgãos competentes”, finaliza Caco em resposta à nossa reportagem.
É de interesse de todos do meio equestre que os eventos voltem acontecer – a equinocultura nacional gera três milhões de empregos diretos e indiretos -, mas é preciso cautela e a volta deve ser gradual e lenta.
As obras no recinto
A conversa com o prefeito ocorreu no escritório da ABQM, dentro do parque, inaugurado em abril. Ainda no recinto, a Associação concluiu a reforma da casa veterinária, de onze pavilhões de baias, além da ampliação da rede elétrica e da extensão em 7 km da rede hidráulica. Está em fase de conclusão as benfeitorias no pavilhão dormitório. Estão em andamento melhorias em 13 banheiros fixos. Todas as obras seguem medidas de segurança para a prevenção à Covid-19.
Por Luciana Omena
Fonte: Assessoria de Imprensa
Na foto de chamada: Carlos Braga, Jamil Buchalla, Caco Auricchio, Dilador Borges, Fábio Brancato e Manuel Rossitto
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM
Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus