Visando minimizar impactos ambientais, sociais e econômicos em suas atividades, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, vem adotando nos últimos anos práticas sustentáveis em sua sede, na capital paulista, e em seus eventos oficiais.
Sustentabilidade na ABQM
Para tanto, a entidade obteve diagnósticos de empresas especializadas no assunto e implementou um sistema de gestão e um comitê permanente, com funções e responsabilidades, para adoção de práticas sustentáveis em suas operações.
De acordo com a associação, neste ano, os eventos oficiais do Quarto de Milha foram monitorados pela SGS Sustentabilidade, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, que concedeu à ABQM a certificação da ISO 20121:2012 – Sistema de Gestão para Sustentabilidade de Eventos. Esta certificação, válida até 2026, exige manutenção do sistema, adoção de melhorias contínuas e a realização de auditorias anuais.
“A obtenção desta certificação internacional coloca a associação em posição de destaque no cenário nacional, pois é a única entidade brasileira que atua no agronegócio e detém um título dessa grandeza, o qual assegura e valoriza os aspectos sociais, econômicos e ambientais de suas ações”, destacou a entidade em seu site.
A entidade explica que, para reforçar o seu compromisso de assegurar e adotar uma postura consciente e responsável com o meio ambiente, em julho deste ano, durante o Campeonato Nacional realizado na cidade de Araçatuba (SP), além da coleta seletiva do lixo e dos perfurocortantes gerados durante o evento, a ABQM também realizou coleta, transporte e transformação de 150 litros de óleo de cozinha, que antes eram descartados, para um sistema de reprocessamento, onde foram transformados em sabão e distribuídos para comunidades locais.
Segundo a ABQM, em sua sede, vem sendo feito investimento na conscientização de seus colaboradores sobre economia de energia e de água, e na redução do uso de papel e de descartáveis, que foram substituídos por utensílios de uso permanente ou recicláveis.
“Com este compromisso assumido, a ABQM continuará implementando novas ações que busquem minimizar ainda os possíveis reflexos negativos ambientais em suas atividades, as quais serão comunicadas oportunamente”, finaliza.
Por Assessoria de Imprensa/ABQM
Fotos: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.