A família Agae se despede hoje (18/07) de seu grande patriarca, Heinrich Adolf Hans Herweg, mais conhecido como Sr. Henrique Herweg. As causas da morte não foram divulgadas. O sepultamento ocorrerá na tarde desta segunda-feira, no Cemitério da Paz, no Morumbi, em São Paulo (SP).
Sr. Henrique possui uma grande importância na história da cidade de Bauru (SP) e do Quarto de Milha no Brasil. Sua criação foi iniciada em 1982, quando ele adquiriu matrizes conceituadas, oriundas do King Ranch Brasil (El Zorrero, Dan’s Boy Skippy e Três Barzinhos), além de outros importados (Red Bar Howard, Príncipe Rojo, Double Bull, etc.). Animais de linhagem de Trabalho e Corrida, que participavam de provas de Conformação.
Assim como todos os criatórios que profissionalizam suas ações em virtude da participação de filhos e netos em provas, com o Haras Agae não foi diferente. Guido Herweg, filho do Sr. Henrique, deu continuidade aos trabalhos de seu pai ao lado de sua esposa, Helena.
Como o Guido era agrônomo e desenvolvia suas ações na fazenda, Helena matriculou os filhos Alexandre, Martha e Christian em uma escolinha de Tambor e Baliza. Instantaneamente, nasceu o amor deles pelo esporte e pelos cavalos.
Hoje, 35 anos depois, o nome deles como competidores se destaca em provas nas modalidades de Três Tambores, Seis Balizas, Team Penning e Ranch Sorting. A criação também, com o sufixo Agae, se destaca em diversas modalidades.
Ao longo dos anos de criação, cerca de 120 matrizes foram selecionadas, tendo como principais garanhões Revenue’s Rebel (Lad’s Image), Sundance Kid (Zanador) e o lendário Rodopio SKR (Três Barzinho), que sozinho produziu mais de 350 produtos, destacando-se pelas matrizes, que são hoje a base da “grife” Agae, conhecida pela sua beleza, força, habilidade e docilidade.
Relevância do Haras Agae
O Haras Agae hoje é um dos grandes fomentadores do cavalo Quarto de Milha e das suas modalidades esportivas. A família possui ainda um grande papel na história do Núcleo Bauruense do Cavalo Quarto de Milha (NBQM), um dos mais tradicionais até hoje, atuando por diversas vezes na diretoria da entidade.
São 35 anos de história na criação e seleção, que resultou nos melhores cavalos Quarto de Milha de competição em Trabalho, transformando o haras no terceiro mais pontuado da ABQM.
Nós, do Grupo Cavalus Comunicação, lamentamos a perda deste grande nome do Quarto de Milha no Brasil. Nossos sinceros sentimentos de pesar à família e amigos do Haras Agae.
Por: Camila Pedroso
Colaboração: Luciana Omena
Fotos: Arquivo
Mais notícias no portal Cavalus