As disputas do Derby de Laço Comprido terminaram no dia 29/08 no Parque do Peão, em Campo Grande (MS), com a vitória de BLOND DUN’IT POP (Sugar Pop Step Aheadp x Blond Dun’it Gun) e o consagrado laçador Gilson Alves dos Santos, que marcaram a nota 224, na categoria Aberta. O animal é de propriedade de Maria Cristina Oliveira dos Santos e criação de Marcelo Chiodelli de Souza.
O conjunto vitorioso também já havia vencido o Potro do Futuro de Laço Comprido 2022. O quartista gaúcho é líder do ranking geral da Associação Brasileira dos Criadores do Quarto de Milha (ABQM) na modalidade de Laço Comprido.
Carreira fantástica ao lado de BLOND DUN’IT POP
“Não tenho palavras pra agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida. Tudo que está acontecendo é maravilhoso. Estou fazendo uma carreira fantástica com essa égua no Laço Comprido. Temos ainda a categoria Júnior pra disputar que ela pode se consagrar como tríplice coroada. Vamos em busca de mais esse título”, afirma o laçador Gilson Santos.
Já na categoria Amador, o destaque foi para BELL SHINERS (Shiners San Bell x Little Badger Boon) com Otávio Amaral Correa. O conjunto conquistou a nota 221 na disputa. O animal é de propriedade de Leonardo Amaral Correa e criação de Eugênio Fedrigo Filho.
“A BEEL é uma égua especial demais. No ano passado, ganhamos o Potro do Futuro Amador e agora nos consagramos no Derby, na Amador. Eu brinco que ela é a camisa 10. É um animal que sempre vem nos dando alegria com constância e fidelidade. É uma égua que certamente ainda será uma reprodutora de grandes campeões do Quarto de Milha”, destaca Otávio Amaral Correa.
O 6º Derby de Laço Comprido da raça Quarto de Milha teve premiação total de R$ 22 mil aos competidores – um crescimento de 38%, em relação à edição passada. Em 2023, a disputa também registrou aumento no número de animais (19%) e de competidores (24%) em pista.
“Estamos confirmando a qualidade técnica dos laçadores e dos animais que tem demonstrado toda a versatilidade da raça nos esportes equestres. No Derby, temos animais com 5 anos hípicos (um ano a mais que o Potro do Futuro). A competição serve para consolidar a campanha do animal ou ser mais uma oportunidade para se tornar campeão de um evento oficial da ABQM. O Gilson e a BLOND DUN’IT POP fizeram uma campanha irretocável, vencendo o Potro 2022 e agora consolidando a vitória no Derby”, destaca Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.
As finais do Campeonato Nacional, em oito categorias: Aberta Júnior, Profissional Light, Amador, Amador Light, Amador Principiante, Amazona Jovem e Jovem Principiante, além do Potro do Futuro, nas categorias Profissional Light, Amador e Amador Light acontecem nesta sexta (01/09) e domingo (03/09).
As provas oficiais da ABQM acontecem junto com a Etapa Nacional do Circuito de Laço Comprido (CLC) até 10 de setembro. No total, as competições da ABQM e do CLC terão mais de R$ 750 mil em premiações. O evento é aberto ao público.
Por Divulgação/ABQM
Foto: Divulgação/João Leal
Leia mais notícias aqui.