A Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) divulgou, na quarta-feira (17/05), os premiados no Super Horse e All Around Amador e Jovem do 32º Congresso Brasileiro. Os prêmios têm como objetivo reconhecer animais e atletas que obtiveram a maior soma de pontos em uma das três principais competições oficiais da raça do calendário anual de provas.
“Desde 2012, a ABQM já realiza o Super Horse que consagra o animal com a maior pontuação na classe Aberta e o All Around que premia os melhores conjuntos nas classes Amador e Jovem, no Congresso Brasileiro. Os ganhadores recebem selas personalizadas, além de fivelas e troféus. É a grande celebração da família quartista por todo o trabalho e dedicação nas disputas”, explica Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.
As premiações buscam reconhecer a excelência e qualidade técnica dos conjuntos da raça, além de fomentar os esportes equestres do Quarto de Milha que movimentam toda a cadeia produtiva do cavalo no país.
Confira, os premiados na 11º edição do All Around e Super Horse 2023, do 32º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha realizado em Araçatuba (SP):
All Around Amador
O All Around da classe Amador foi para Dolar Red Flit EM (Designer Red x Rubi Sword EM) e o competidor Guilherme Santana Antunes, que é proprietário do animal. A criação é de Edson Montechiesi. O conjunto conquistou 42 pontos nas provas de Cinco Tambores, Ranch Sorting e Team Penning, em sete categorias. Dolar Red Flit EM tem 275,75 pontos no ranking ABQM e coleciona Registros de Mérito Superior Platinum, Ouro, Prata e Bronze nas classes Aberta e Amador.
All Around Jovem
Já o All Around Jovem foi para Hard As Steel (Once In a Blu Boon x Docs Reyndate) e o competidor Eros Furlan de Matteo. O animal é de propriedade de Sérgio José de Matteo Neto e criação de Maria Genoveva Armelin. O conjunto conquistou 15 pontos nas provas de Cinco Tambores, Ranch Sorting e Team Penning, em três categorias. Hard As Steel tem 56 pontos no ranking da ABQM e Registro de Mérito Prata e Bronze, nas classes Aberta, Amador e Jovem.
Super Horse 2023
O disputado título de Super Horse 2023 foi para o castrado Bodee Darling CRH (Bodee Boonsmal x Chrome Spot) que atingiu 60 pontos. O animal é de propriedade de Brenda Gonçalves e criação de Haroldo André Birolim. Bodee Darling CRH já soma 263 pontos no ranking da ABQM e garantiu a maior pontuação da classe Aberta nas provas de Performance Halter, Ranch Sorting e Team Penning em nove categorias diferentes. O animal possui 10 Registros de Mérito, sendo oito Superior.
O vice-presidente da ABQM, Neto Garcia, destaca que as premiações mostram toda a versatilidade do cavalo Quarto de Milha, que precisa competir em várias modalidades para disputar os títulos e mostrar toda sua força e potência nas pistas.
“Nós estamos tendo uma participação maior de competidores do Ranch Sorting e Team Penning, que tem usado as modalidades de Maneabilidade e Cinco Tambores para se enquadrar na disputa pelas premiações. Pro All Around e o Super Horse, o competidor precisa participar de, no mínimo, três modalidades de dois grupos diferentes de provas. As premiações especiais são uma forma de incentivarmos o crescimento de todas as modalidades esportivas da raça”, conclui.
Por Assessoria de imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa/ABQM
Leia mais notícias aqui.