Campeonato Nacional da ABQM será em Londrina

Na tarde desta terça a Diretoria e o Conselho de Administração se reuniram para tomada de decisão

O impasse acabou. Após o encerramento do Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, em abril, muito se especulava sobre a realização do Campeonato Nacional sair de Avaré/SP. O motivo principal foi o embargo das provas de Laço na cidade paulista. Londrina/PR era a cidade cotada. O burburinho nos aplicativos e grupos de mensagens rolou solto nesse mais de um mês de incertezas.

Foto: Hugo Lemes

A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 5 de junho, na sede da Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Quarto de Milha, em São Paulo. Estiveram reunidos Diretoria Executiva e Conselho de Administração, ponderando todas as questões pertinentes, visando o bem-estar de todos os envolvidos, no intuito de manter a raça forte e unida. A ABQM tem mais de 550 mil animais registrados, é a maior raça brasileira, e realiza prova em 19 modalidades em seus eventos oficiais.

A data do Nacional foi mantida, 14 a 22 de julho, mas o local alterado. Esse ano acontecerá em Londrina, Paraná, no Parque Governador Ney Braga. O local e o novo orçamento apresentados pela Diretoria nessa reunião tiveram aprovação unânime do Conselho. Essa será a 41ª edição desse evento, que é o maior da ABQM. Ano passado, quando comemorou 40 anos, o Nacional recebeu 5,7 mil inscrições, 2,1 mil animais e 1,4 mil competidores.

Segundo informações da Sociedade Rural do Paraná, sediada no Parque Governador Ney Braga, o local é um dos maiores e mais bem estruturados parques de exposições da América Latina. Lá, entre outros eventos, é realizada a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, uma das mais importantes do setor. Com 17 alqueires, o Parque tem condições, segundo a SRP, de abrigar todas as modalidades esportivas. Um dos pontos positivos é a Pista Equestre Família Romanelli, com 6.200 metros quadrados de área coberta.

A notícia não pegou todo mundo de surpresa, mas gerou muita conversa após sua divulgação. A maior preocupação dos envolvidos é a respeito da qualidade do solo das pistas. Outras questões foram levantadas como se a ABQM montará a mesma estrutura de Avaré, como as três pistas cobertas, por exemplo, e também se haverá um aporte na premiação. Como em toda polêmica, há os prós, os contras e os moderados. Pessoas totalmente contra, já que Avaré tem a estrutura pronta para receber os quartistas. Pessoas que são a favor de não dividir a raça e fazer o Nacional num local em que possam acontecer juntas todas as modalidades.

Não houve ainda um posicionamento oficial por parte da ABQM, não foi divulgada nenhuma nota oficial.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário