Chegou ao fim no último domingo (06), o 30º Congresso Brasileiro – Trabalho & Conformação da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Antes de mais nada, a competição realizada no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), teve recorde de inscrições e premiação histórica.
Com mais de 8,5 mil inscrições, as provas contaram com 1,2 mil competidores e 2,2 mil animais, que estiveram em pista disputando prêmios em dinheiro, 1,3 mil troféus e 385 fivelas. Neste ano, de forma inédita, a associação garantiu premiação com acréscimo da receita aos conjuntos da competição.
Nesse ínterim, além do recorde em inscrições, modalidades do Congresso Brasileiro apresentaram crescimento expressivo no número de participantes. Dentre elas, estão: Apartação (36,9%), Breakaway (107,1%), Laço Cabeça (49,1%), Laço em Dupla (68,3%), Laço Individual (18,1%), Laço Pé (18,1%), Ranch Sorting (41,7%), Team Penning (59%), Três Tambores (3,9%) e Working Cow Horse (11,8%).
Bem-Estar Animal
Seguindo um dos pilares essencial da associação, o Bem-Estar Animal, mais uma vez se fez presente nas competições da ABQM. Todos os eventos oficiais e oficializados seguem o Manual de Boas Práticas para Bovinos, que visa a integridade dos animais em atividades equestres.
Dessa forma, todos os animais presentes em prova, desde equinos a bovinos, estão amparados no Bem-Estar Animal, já que constantemente, o médico veterinário e gerente de Bem-Estar e Sustentabilidade da ABQM, Orlando Filho, se faz presente em pista e nos bretes, acompanhando o manejo desses animais.
Mudanças
Além disso, o Congresso também foi marcado por mudanças. Após reivindicações dos competidores, houve alterações em algumas regras. Portanto, as modalidades Seis Balizas, Três Tambores Laço Cabeça, Laço Pé e Laço Individual terão a Aberta Castrado como categoria independente.
Protocolos Sanitários
Por fim, vale destacar que neste ano, assim como em 2020, as provas foram restritas ao público, com participações apenas de competidores e equipe técnica. Tal medida se deve à pandemia de Covid-19 com diversas medidas de segurança, conforme as legislações vigentes.
Por Equipe Cavalus
Fonte: ABQM
Créditos das fotos: Reprodução/ABQM – Ysabella Mottola
Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus