O Haras Fazenda Mosquito, localizado em Penápolis/SP, tem como tradição a conquista do título ABQM Awards, ou seja, o prêmio máximo da raça Quarto de Milha. Afinal, nestes 32 anos de criação o nome do haras apareceu no topo do ranking mais de 50 vezes. Na edição deste ano, que será o 14º ABQM Awards, não será diferente. Ao todo, serão entregues 16 trófeus para o criatório, entre eles o de Melhor Competidor Aberta de Laço em Dupla para os dois treinadores que fazem parte da equipe do Haras, Roberto Pirani e Rogério Alves da Silva.
A dupla está no topo do ranking da modalidade na temporada 2020, que levou em consideração a pontuação obtida por eles nas provas oficiais e oficializadas no período de 01/01 a 30/06/2020. Tratam-se de dois profissionais excepcionais, que estão há 30 anos integrando o time do Haras Fazenda Mosquito, sempre com muita dedicação, persistência, amor pelo esporte e respeito aos animais.
E como a história de um criatório não escrita sozinha, conheça um pouco sobre esses dois grandes profissionais do Laço que serão premiados.
Roberto Pirani
Neto de pecuarista, Roberto Pirani teve o seu primeiro contato com o mundo dos cavalos desde muito pequeno. E foi naquela época que surgiu também a atração pela modalidade de Laço. “Sempre assistia o pessoal que já laçava, DVDs de americanos e eu tinha o sonho de laçar também”, lembra.
Mas foi somente quando ele começou a assessorar no Haras Fazenda Mosquito, que ele, de fato, passou a treinar Laço em Dupla e Laço de Bezerro. De lá pra cá, já se passaram 30 anos competindo pelo esporte e inúmeros títulos alcançados. “Já fui Bicampeão do Congresso ABQM Laço de Cabeça Aberta, Bicampeão Nacional ABQM Laço de Cabeça Aberta, Bicampeão da Copa dos Campeões ABQM Aberta, Campeão Potro do Futuro ABQM Aberta e várias vezes campeão de shows e provas da AQHA aqui no Brasil”.
Além dos títulos em prova, Roberto Pirani tem orgulho em lembrar que foi ele que treinou o cavalo que foi campeão do ABQM Awards em 2012, em Laço Cabeça. “Ainda obteve várias vezes segundo e terceiro lugar em provas oficiais e oficializadas da ABQM. E tenho vários títulos no cronometro também”, acrescenta o treinador.
Para ele, são vários fatores que influenciam para que um profissional da modalidade obtenha bons resultados em pista. “Primeiro, é gostar muito de cavalo e de gado, porque quem gosta vai sempre tentar trabalhar da melhor maneira possível. Segundo disciplina, foco, cuidar de todos os animais envolvidos, montar bons animais, saber trabalhar em equipe, conhecer como funcionam as competições, ter uma boa estratégia, ter um bom manejo de treinamento, transporte e nutrição para os animais”.
E finaliza. “É um privilégio muito grande fazer parte do time do Haras Fazenda Mosquito, sou amigo de infancia do Lo, desde pequeno, o Seu Geraldo Ferreira sempre me ajudou muito, com conselhos e oportunidades, sou muito grato a eles por tudo que já fizeram para me ajudar no meio do cavalo. E eu quero continuar aprendendo, porque o conhecimento é infinito, e ele faz muita diferença. E seguir distribuindo um pouco do conhecimento adquirido, dividir a experiência que a gente tem no treinamento com os amadores e jovens”.
Rogério Alves da Silva
Foi em 1991 que Rogério Alves da Silva teve o seu primeiro contato com o mundo dos cavalos. Na época, seu pai foi trabalhar no Haras Fazenda Mosquito e, assim, ele pode ter contato com os animais da propriedade. “Eu fiquei encantado com os animais da raça Quarto de Milha. Sempre gostei muito de cavalo, mas foi aí que surgiu meu envolvimento mesmo”.
Como o Haras Fazenda Mosquito tem forte tradição no Laço, Rogério passou a acompanhar a equipe nas provas que eram realizadas na região. “No começo, eu ajudava a aquecer cavalo, dando banho. Mas o Marcelo precisava de uma pessoa para ajudar a treinar os cavalos e foi aí que eu comecei a laçar. E estou até hoje aqui”, conta.
Neste período, o prêmio que mais o marcou como competidor de Laço em Dupla foi o de campeão da Mega Final da Revolution. “Fiquei muito contente por ter ganhado aquela fivela. Para mim, outro título que foi muito importante foi a Copa dos Campeões de 2021 no Profissional Light, uma conquista boa, e agora é a primeira vez que eu conquisto o Awards”.
Rogério atrai a sua dedicação ao esporte essa conquista. “Tem que ter muita dedicação, não achar que é pior e nem melhor que ninguém. Fazer as suas coisas da melhor maneira, com muito amor, muita dedicação, respeitando sempre os animais, que as coisas vão fluindo e vão dando certo”.
“Para mim é uma honra muito grande fazer parte do time do Haras Fazenda Mosquito, tanto tempo que estamos juntos. Sou grato a todas as pessoas que estão envolvidas, todo mundo se dá bem, eu tenho uma gratificação muito grande. Faz muito tempo que eu trabalho com eles e eu acho que é o respeito que temos um pelo outro que faz as coisas darem certo”, finaliza.
O Haras Fazenda Mosquito parabeniza seus profissionais e tem orgulho em tê-los como parte da equipe.
Roberto Pirani e Rogério Alves da Silva irão receber no dia 21 de janeiro, o Awards ABQM, em um evento exclusivo e com todas as glórias para essa grande conquista.
Por: Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: Divulgação
Mais notícias no Portal Cavalus