A beleza dos cavalos da raça pode e deve ser traduzida também pela cor de seus pelos
Quando você encontra cavalos da raça Quarto de Milha em algum evento ou no pasto de uma fazenda uma das primeiras coisas que pode observar é a cor de seus pelos. A beleza desses animais, sem dúvida, passa por suas pelagens diversificadas e belas.
Contudo, você conhece todas essas pelagens? Sabe olhar para um cavalo e dizer se ele é alazão ou castanho, por exemplo? Muita gente deve saber sim, então esse artigo é direcionado aos que não sabem ou tem alguma dúvida.
De acordo com o regulamento da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM no que tange ao Padrão Racial para as pelagens, admite-se que a pelagem do Quarto de Milha possa ser alazã, alazã tostada, baia, baia amarilha ou palomina, castanha, rosilha, tordilha, lobuna, preta e zaina.
Todavia, não serão admitidos para registro animais pampas, pintados e brancos, em todas as suas variedades.
Confira os detalhes de cada uma dessas pelagens!
Alazão
É a pelagem mais comum da raça Quarto de Milha. Trata-se de animais com todo o corpo coberto por pelos de tonalidade avermelhada. Os membros, crina e cauda possuem a mesma tonalidade. O cruzamento entre eles, obrigatoriamente, gera produtos de pelagem alazão.
Alazão Tostado
Nessa, a tonalidade é homogênea, semelhante à borra do café. A crina, cauda e membros apresentam a mesma tonalidade do resto do corpo. Esta pelagem pode ser confundida com o preto o zaino quando, ao sol, apresenta reflexos para o vermelho.
Baio
Caracteriza-se pelo corpo ser de tonalidade amarelada ou dourada. E ainda, possuir crina, cauda e membros pretos. Os animais de pelagem baia podem, também, apresentar zebruras nas pernas e a lista de burro no dorso.
Baio Amarilho
É caracterizado por tonalidade amarelo-dourado no corpo e membros e a crina e cauda um tom mais claro, podendo chegar ao branco.
Castanho
Animais castanhos possuem uma tonalidade no corpo bem avermelhada, em primeiro lugar. Entretanto, os membros crina e cauda são pretos. É a segunda pelagem mais comum nos animais da raça.
Cremelo
Seu pelo pode ser branco ou creme bem claro, crina e cauda brancas, pele cor-de-rosa ou rosada por todo o corpo e olhos azuis.
Lobuno
Aqui, a cor do pelo é acinzentada ou esfumaçada. Desse modo, é também conhecida como pêlo de rato e deve apresentar as extremidades pretas.
Perlino
Cavalo de cor creme bem clara ou branca, pele rosa ou roseada. Acima de tudo, crina, cauda e extremidades normalmente têm uma tonalidade mais escura cobre ou laranja e olhos azuis.
Preto
Em cavalos dessa pelagem, o pelo do corpo, crina, cauda e membros apresentam a mesma tonalidade.
Rosilho
Fica entre a castanha ou alazã, no entanto com grande infiltração de pêlos brancos pelo corpo. Incidência maior nos flancos e virilhas. A distribuição dos pelos pelo corpo poderá ser homogênea, mas a cabeça e as extremidades mantêm a pelagem básica alazã ou castanha.
Seu aparecimento se caracteriza póstero-anterior, ou seja, de trás para frente e também por ser observada com maior intensidade nas partes posteriores do corpo.
Tordilho
A infiltração progressiva de pelos brancos no animal é o que caracteriza essa pelagem. Primordialmente, os primeiros pelos brancos começam a aparecer na região da cabeça e se espalham por todo o corpo do animal conforme ele se desenvolve.
Os animais nascem com uma pelagem base e conforme ficam mais velhos os pelos brancos vão aumentando de forma anteroposterior. Para um animal ser tordilho, obrigatoriamente um de seus genitores também deve ser tordilho.
Zaino
Pelos pretos e castanhos se entremeiam, dando uma tonalidade geral escura, com regiões como bochechas, axilas, flancos e virilhas com tonalidade amareladas, mais claras que as demais partes do corpo.
Fonte: ABQM
Foto de chamada/Crédito: Brandi Miller | Demais fotos/Crédito: Divulgação/ABQM
Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus