Quarto de Milha

Conheça três garanhões responsáveis pela fundação do Quarto de Milha

A raça número 1 nos Estados Unidos é descendentes de alguns animais excepcionais

Quando se trata de números absolutos, certamente, nenhuma raça pode igualar a popularidade do Quarto de Milha. Afinal, com um total de mais de 2,5 milhões de cavalos nos Estados Unidos, a raça pode ser facilmente considerada a maior entre as demais.

A principio, a história de fundação do Quarto de Milha está intimamente ligada à história da América. Sobretudo, cavalos ingleses usados ​​para corridas pelos colonos e os velozes Barbos espanhóis mantidos pelos índios Chickasaw foram criados juntos. Como resultado, produziram um cavalo que pudesse correr um quarto de milha mais rápido do que qualquer outro.

Embora muitos cavalos tenham criador o Quarto de Milha que conhecemos hoje, três garanhões da fundação fizeram uma grande marca por volta da virada do século XX. Peter Mccue, Traveler e Old Fred deixaram a sua marca na raça epodem ser vistos em muitos países modernos, pedigrees do cavalo Quarto de Milha.

Peter McCue

Potro em 1895 em Illinois, Peter McCue nasceu em meio uma controvérsia. Ele foi registrado como um puro-sangue, com seus documentos mostrando que ele estava fora de uma égua de puro-sangue chamada Nora M e de um garanhão de puro-sangue chamado Duke of the Highlands.

Peter McCue. Foto cedida pelo American Quarter Horse Hall da Fama e Museu

Mais tarde, o criador de Peter McCue insistiu ao contrário, dizendo que o garanhão baio era gerado por um cavalo Quarto de Milha chamado Dan Tucker. Sobretudo, até hoje as pessoas ainda discutem sobre quem gerou Peter McCue.

No entanto, independentemente de sua ascendência, Peter McCue era um cavalo de corrida impressionante e um pai fértil. Dois de seus filhos, Old Red Buck e Chief, estavam entre os primeiros 20 cavalos listados no Stud Book da American Quarter Horse Association (AQHA).

Esses primeiros 20 cavalos são considerados os fundadores da raça e chamados de “Grand 20.” Cinco dos descendentes de Peter McCue também fazem parte do Grand 20: Wimpy, Tomate Laureles, Little Richard, Whiskaway e Coronel.

Peter McCue, membro do Hall da Fama da AQHA, pode ser visto no pedigree de milhares de cavalos americanos. Ele é conhecido por produzir cavalos que podem correr tão bem quanto se apresentar em qualquer outra modalidade.

Traveler

Pai da fundação, Traveler nasceu em 1885 e tem uma história da miséria à riqueza. Antes de mais nada, de criação desconhecida, o garanhão ruão foi “descoberto” com cerca de 8 anos de idade enquanto era usado como cavalo de trabalho na ferrovia do Texas e do Pacífico. 

Traveler. Foto cedida pelo American Quarter Horse Hall da Fama e Museu

Dois cavaleiros do Texas chamados John Cooper e Brown Seay reconheceram o garanhão como um “tipo Steeldust”, o que significa que ele parecia ser descendente do conhecido garanhão de corrida Steeldust, que hoje aparece em quase todos os pedigree dos Quarto de Milha.

Portanto, os homens trocaram uma mula pelo garanhão e o levaram para casa, onde ele foi treinado para correr. Como resultado, ele se tornou um velocista de sucesso e um grande pai, produzindo três cavalos famosos de uma égua chamada Jenny: Little Joe, King e Black Bess.

Muitos campeões são descendentes de Traveler, e cinco de seus descendentes fazem parte dos 20 principais cavalos da raça Quarto de Milha.

Old Fred

Outro garanhão que deixou de ser um cavalo de batalha para um prestigiado pai da fundação foi o Old Fred. Potro em 1894 no Missouri, o Old Fred, um palomino, foi trazido para o Colorado aos 2 anos de idade. Inegavelmente, ele descendia de três das linhas de fundação originais da Steeldust, Printer e Shiloh.

Old FredFoto cedida pelo American Quarter Horse Hall da Fama e Museu

Quando o lendário criador do Quarto de Milha, Coke Roberds, viu o Old Fred no carona de um cargueiro um dia, ele o comprou. Nas mãos de Roberds, o Old Fred tornou-se famoso por produzir grandes cavalos de corrida.

Seu filho, Bob H, tornou-se um velocista de recordes e, mesmo hoje, muitos cavalos de Corrida têm seu nome em seu pedigree. O Old Fred também era conhecido por produzir cavalos de lida esforçados que resistiam aos rigores do trabalho no rancho.

Além disso, Old Fred também produzia grandes éguas. Quando suas filhas foram cruzadas com Peter McCue, alguns grandes cavalos de corrida resultaram. Uma dessas éguas foi a Squaw, que enceu 49 das 50 corridas e, depois, foi bem-sucedida como reprodutora.

Muitos Quarto de Milha palominos podem rastrear seus pedigrees até Old Fred, que também foi um dos Grand 20.

Por Audrey Pavia, do Horse Illustrated
Crédito da foto em destaque: Jacotakepics/Shutterstock

Veja mais notícias sobre o cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

X