Conselho de Administração da ABQM aprova mudanças no Regulamento de Esportes da raça

Uma das principais novidades definidas pela ABQM é a disputa no Potro do Futuro e Derby das modalidades de Laço em Dupla, Laço Individual e Laço Comprido, já a partir de 2023

O Conselho de Administração da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) aprovou em abril, uma série de mudanças no “Regulamento de Esportes” da raça, que passaram pela validação da Diretoria Executiva. No total, oito modalidades esportivas passam a ter novas regras que já valem a partir de 1º de julho de 2023 – início do novo ano hípico.

Uma das principais novidades é a inclusão das modalidades de Laço em Dupla, Laço Individual e Laço Comprido nas provas do Potro do Futuro e Derby. “Esse foi um pedido que a diretoria recebeu e estruturou para ter a aprovação do Conselho, possibilitando aos potros que não conseguiram chegar 100% nas provas técnicas, uma oportunidade de correr no cronômetro e não perder todo o processo de treinamento”, explica Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

Dentre outras mudanças, a ABQM também realizará um Evento Juvenil, a partir de 2024, exclusivo para animais de três anos hípicos. “Nós já implementamos a regra de que entre julho e dezembro esses animais não podem participar de provas, começando a sua carreira esportiva, somente a partir de janeiro do próximo ano”, destaca Neto Garcia, vice-presidente de Esportes da ABQM.

Ainda segundo Neto, o 1º Evento Juvenil será, então, exclusivo para os animais com três anos hípicos, e acontecerá junto com o 33º Congresso Brasileiro de 2024, onde eles terão a oportunidade de competir na categoria cavalo juvenil. “A proposta é darmos destaque para esses animais, que a partir de julho passam a competir no Potro do Futuro e já no ano hípico seguinte no Derby, desta forma, passando por todos os eventos oficiais da raça”, avalia.

Mudanças homologadas pelo Conselho de Administração da ABQM

– Animais com três anos hípicos não podem participar de categorias oficiais entre julho e dezembro de cada ano, exceto nas modalidades de Conformação e Western Pleasure;

– Excluir idade máxima para permanecer no quadro de jurados oficiais;

– Incluir as modalidades Laço em Dupla, Laço Individual e Laço Comprido no Potro do Futuro e no Derby;

– Homologar as Categorias Ranch Sorting Amador Feminino e Team Penning Amador Feminino;

– Em Ranch Sorting e Team Penning zerar a fotocélula a cada 5 inscrições;

– Em Laço em Dupla, categoria Amador Light ser handicap até 2,5, independente se é na Cabeça ou no Pé;

– Em Laço em Dupla, categoria Amador Principiante ser handicap até 1,5, independente se é na Cabeça ou no Pé;

– Em Laço Individual e Laço Individual Técnico, nas categorias Amador Light e Amador Principiante, não ser permitido a participação de competidores handicap 3 ou 4 da ANLI (Associação Nacional de Laço Individual)

– Criar a categoria Working Cow Horse Profissional Light 20;

– Criar a categoria Working Cow Horse Amador Principiante Box;

Criar a categoria Western Pleasure Profissional Light 15;

– Em Vaquejada, na categoria de Jovem, o competidor de esteira poderá ser de qualquer categoria;

– Para os paratletas do Tambor, a Premiação do ABQM Awards será para o competidor mais pontuado de cada Handicap;

– Criar o Evento Juvenil, a partir de 2024.

Todas as mudanças passam a valer a partir do 1º de julho de 2023.

Por ABQM

Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.