Presidente Prudente é o berço do laço no Brasil!

O começo dessa história se dá com a vinda do cavalo Quarto de Milha ao Brasil, no ano de 1955. Através da Swift King Ranch (SKR), localizada na cidade de Rancharia, a 60 km de Presidente Prudente/SP. Alguns anos depois, em 1974, houve a fundação do Rancho Quarto de Milha por um grupo de amantes do cavalo e criadores.

Foi adquirida uma área de dez mil alqueires, transformada na Sociedade de Adestramento do Cavalo Rural – SACR, que ficou conhecida como Rancho Quarto de Milha. A ideia de ter um local reunisse todos veio devido às provas que já eram realizadas na década de 70 no Parque de Exposições de Prudente: Três Tambores, Seis Balizas e Laço Comprido, modalidades que eram praticadas por animais mestiços.

Mas com a vinda do Quarto de Milha pela King Ranch e a explosão deles em pista, esse grupo de criadores apostou na raça e a difundiram Brasil a fora. Segundo dados da ABQM, a King Ranch do Brasil importou seis animais dos Estados Unidos, vindos de sua matriz norte-americana. A SKR no Texas era a maior fazenda dos Estados Unidos na época. À medida que pecuaristas, banqueiros e homens de negócios tiveram a oportunidade de conhecer os animais Quarto de Milha, começaram a pressionar a SKR para que lhes vendessem alguns exemplares.

Rancho Quarto de Milha. Foto: Divulgação

Mais de 40 anos depois, cá estamos, com o 29° Congresso Brasileiro da ABQM de Laço sendo realizado na cidade e no local icônico para a raça e para o cavalo de Laço. As provas começaram dia 23 e seguem até dia 28 de abril. Estão sendo julgadas por Aguinaldo Gottardi Filho, Alessandro Andrade de Souza, Celso Cuba, Eugênio Scatena, Julio César Martins de Oliveira, Paulo Sérgio Delfim Machado, Paulo Tabajara Daulibi, Ricardo Aparecido Lopes, Tarcísio Barbosa de Souza, com coordenação de Fabrício Pinotti.

Na pista logo cedo, Laço Individual Cronômetro nas categorias Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. Caio Junqueira Franco Neto com Makin Memory JÁ foi o campeão da Master ao marcar 10s055. Pela Master B, o campeão foi Alexandre Silva Sampaio com Shiners Brow e o tempo de 13s910. Pela Amador Principiante, o campeão foi Fernando Ivan Alves com Quark Dual FSH, 10s185.

Kenny Cunha e Billy Is It, a maior nota do Laço Individual no evento

Com o título de campeão e reservado, o jovem laçador Bruno Paulini Dias ficou feliz na Principiante. Anotou 11s cravado com Blue Olena Snippy e 13s350 com Babe Fast FSH.

As provas de Breakaway Roping também foram estrelas no dia de hoje em Prudente nas categorias Aberta Feminino, Amador Feminino, Principiante Feminino e Jovem Principiante. Tania Aparecida Alves levou Misley Love Olena ao título da Aberta ao laçar em 4s130. O segundo e o terceiro lugares ficaram para Gabriela Sávio. Com Jay Jude marcou 5s190 e com Alpha Roosters, 32s200.

Tania e Misley Love Olena também ficaram com o título da Amador, 4s935; e da Amador Principiante, 3s990. Diogo Henrique Baldim marcou o menor tempo da modalidade nesse evento, 3s545, para vencer a Jovem. Ele apresentou Jay Jude. Diogo também foi reservado nessa categoria, 3s665, com Red Lil Fama.

Breakaway Roping

No momento já foram iniciadas as provas de Laço Cabeça Técnico, pela categoria Aberta Júnior. Quem lidera é o conjunto formado por Rodrigo Correa Paoliello e Real Shankar, nota 219. Na sequência, acontecem Aberta Sênior, Aberta Castrado, Pro Light e Cavalo Iniciante. Todas as informações e resultados completos: www.abqm.com.br/congressobrasileiro.

Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM

Escreva um comentário