Mônica Ribeiro fala sobre mudanças, desafios e futuro do cavalo Quarto de Milha

No ano passado, a criadora foi eleita a primeira mulher presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Em outubro de 2023, os sócios e entusiastas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) conheceram a nova Diretoria Executiva da entidade. Com 1.284 votos, a chapa ‘ABQM Para Todos’ foi eleita para administrar a ABQM durante o biênio 2023/2025.

A chapa foi encabeçada pela pecuarista, criadora e competidora de Apartação, Mônica Ribeiro, que é de uma das famílias mais tradicionais do Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP). Fundada em 1969, esta é a primeira vez que uma mulher é eleita para presidir a associação.

Entrevista Mônica Ribeiro

O Portal Cavalus conversou com Mônica, que falou sobre as mudanças, os desafios e o futuro da raça em todo o Brasil. Confira a entrevista na íntegra:

Portal Cavalus: Como vem sendo os primeiros meses da sua gestão na ABQM?

Mônica Ribeiro: Todo o início de gestão é um grande desafio, que exige muito trabalho e dedicação. Enquanto nos atualizamos sobre a dinâmica de toda a parte operacional da associação, também trabalhamos no plano de gestão.

Portal Cavalus: Quais os principais desafios encontrados?

Mônica Ribeiro: São muitos. Não digo só pelos desafios, mas também pelo desejo de desenvolver melhorias na associação. Um dos maiores desafios no momento, por exemplo, vai ser entregar melhorias em Araçatuba, em pouco espaço de tempo. Estamos trabalhando de maneira incansável para superar todos estes desafios e poder realizar todos os projetos previstos para estes dois anos.

Portal Cavalus: Quais as propostas da sua campanha já estão sendo colocadas em prática?

Mônica Ribeiro: Conseguimos dar andamento em todas as propostas até aqui. Nem todas estão consolidadas, mas já iniciadas. Logo vocês saberão todas as novidades!

Portal Cavalus: Quais as principais mudanças já feitas?

Mônica Ribeiro: Criar a comissão do Hall da Fama é um bom exemplo de entrega. Iniciamos o trabalho em novembro e em tão pouco tempo, criamos a comissão e diretrizes de escolhas dos homenageados.

Além disso, iniciamos as reuniões com os núcleos para entendermos as necessidades e demandas de cada um deles. Outro ponto, será o fato de lançarmos o cronograma completo de todas as provas de Araçatuba de 2024, algo que não foi realizado nos últimos 10 anos!

Para mais, agora em março, estaremos na Convenção AQHA 2024, buscando novos conhecimentos para implantar aqui no Brasil e nos aproximar ainda mais da associação americana.

Mônica Ribeiro durante o seu primeiro ABQM Awards, no dia 19 de fevereiro. Foto: Zzn Peres

Portal Cavalus: Os quartistas já podem esperar novidades para os próximos eventos? Se sim, quais?

Mônica Ribeiro: Os nossos associados podem esperar melhorias gerais na parte estrutural do parque e na busca por mais soluções de serviços. Além disso, estamos trabalhando para melhorar a parte de iluminação das baias com segurança, assim como, ter um espaço mais adequado de atendimento aos cavalos.

Portal Cavalus: Com a sua visão agora dentro da associação, o que precisa ser de fato mudado na entidade?

Mônica Ribeiro: Participei por três anos no Conselho de Administração e estava bem ciente de onde estávamos.

Um dos pilares de mudança é a comunicação. Fazer o sócio se aproximar da ABQM e tornar a associação mais próxima dele. Esta mudança também já começou em todos os nossos canais de atendimento e mídias.

Espero voltar a falar com vocês em alguns meses, e trazer o quanto já evoluímos em todos estes quesitos! Obrigada pela oportunidade.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Adriane Passos/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.