Aos 11 anos de idade, o pequeno Eric Ferreira é um verdadeiro exemplo de superação para quem acompanha a sua trajetória. Ele sofre de um distúrbio de movimento que afeta o equilíbrio e coordenação motora. Mas, a doença não foi obstáculo para o garoto que encontrou na equoterapia muito mais que uma paixão pelos cavalos; uma alternativa para potencializar seu desenvolvimento e promover melhorias significativas no seu dia a dia.
“O Eric tem uma doença rara. Ele começou a montar cavalo, inicialmente, para tratar uma escoliose. Hoje, a equoterapia é fundamental pro meu filho, até mesmo na educação. O cavalo ajuda não só a melhorar o equilíbrio dele, mas também a controlar a ansiedade. Sem dúvidas, a terapia assistida com cavalos é uma das atividades que eu mais vejo resultado e contribui pro desenvolvimento dele”, afirma a mãe, Erica Ferreira.
Eric é uma das quase 200 crianças atendidas no Centro de Equoterapia de Lagarto que conta com apoio da ABQM, além da Prefeitura municipal. A instituição fundada há 14 anos, em Sergipe, está transformando a realidade de crianças, e conta com a união da iniciativa pública e privada para continuar ajudando quem mais precisa.
“Meu filho, João, foi diagnosticado com espectro autista e na época não sabíamos o que fazer. Foi durante uma reportagem exibida em um programa de televisão que conheci a equoterapia e busquei mais informações de como o cavalo poderia ajudar no tratamento dele. O resultado foi surpreendente e graças ao cavalo o João tem hoje uma vida normal. Então, de uma necessidade pessoal, eu decidi também ajudar outras famílias disponibilizando o tratamento no centro. A evolução de cada praticante é visível de sessão para sessão. Temos crianças como o Eric que tinham dificuldade de controle e equilíbrio e hoje já montam sozinhos. Eu só tenho a agradecer a parceria com a ABQM”, afirma Josivaldo Alves, equitador e coordenador do centro.
Para a psicopedagoga do centro de Lagarto, Denise Melo, o cavalo é determinante para a evolução dos praticantes. “Aqui em Lagarto, somos 17 colaboradores, entre profissionais e voluntários. Nós trabalhamos de forma individualizada com cada criança, sempre buscando o potencial delas. A equoterapia ajuda na coordenação motora, atenção, concentração e postura, e muito além porque mostra o quanto todos nós somos capazes de nos superar. Quem está aqui no dia-a-dia sabe da importância do cavalo no tratamento. Não tem dinheiro que pague esse trabalho”, garante.
Projeto EQUO ABQM
O projeto EQUO ABQM já é desenvolvido desde 2013, e atualmente apoia 37 centros de equoterapia de todo o país, em parceria com a ANDE-Brasil. No Nordeste, além do centro de Equoterapia de Lagarto, em Sergipe, a ABQM apoia ainda outros nove centros nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Em 2023, a Associação destinou cerca de R$ 1 milhão em bolsas sociais aos centros que beneficiou diretamente mais de 110 crianças atendidas no projeto de equoterapia. O resultado do trabalho inspira a presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, a seguir com a iniciativa para consolidar o papel social do cavalo como agente transformador de vidas.
“Eu estou encantada com esse projeto. O cavalo realmente transforma vidas. O impacto social dessa abordagem terapêutica reforça a importância do compromisso do Quarto de Milha, com iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Esse é o nosso papel. A equoterapia, sem dúvidas, é uma alternativa extraordinária para o desenvolvimento e bem-estar dessas crianças e a ABQM continuará comprometida neste importante trabalho social”, finaliza.
Por Divulgação/Assessoria de Imprensa ABQM
Fotos: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.