Araçatuba segue sendo palco de ações importantes envolvendo a raça mais versátil do mundo, na terça-feira (16), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, promoveu a formatura dos alunos atendidos pelo projeto Equo Quali PM, que tem como principal objetivo a contribuição na qualidade de vida dos agentes de segurança pública.
E além de ser um momento de confraternização, a cerimônia marcou um momento importante para o projeto que vem sendo desenvolvido pela ABQM em parceria com Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10), da Polícia Militar de São Paulo e o HC Centro de Equoterapia. A presidente da associação, Mônica Ribeiro, falou, em primeira mão, que o projeto passará a ser definitivo em Araçatuba, o que representa uma grande conquista, não só para os atendidos, como também para o município.
“É muito gratificante ver o retorno que o projeto Equo Quali PM trouxe para a vida desses agentes, apresentando melhora significativa na qualidade de vida deles. Por isso resolvemos tornar o projeto definitivo em Araçatuba, cidade que acolheu e segue abraçando o Quarto de Milha’, destaca Mônica Ribeiro.
Para Adriana Belluzzo, comandante do CPI-10, a notícia de que o projeto passa a ser definitivo é vista com muita alegria, já que muitas pessoas são beneficiadas com ele. “Foi um projeto piloto, o primeiro no Brasil, que trouxe qualidade de vida aos policiais militares. A gente vê o impacto que ele causa da vida de cada um dos participantes e nas suas famílias, só temos a agradecer e estamos muito felizes que vai ser um projeto contínuo. Vamos sempre contar com o apoio da ABQM e trazer vários policiais militares para participarem deste projeto, terem esse contato com o cavalo”.
Equo Quali PM
Vale lembrar que o projeto Equo Quali PM foi lançado em 2023, recebendo 10 policiais militares voluntários de Araçatuba e região. Considerado inovador no Brasil, o Equo Quali PM foi um projeto piloto e com o seu sucesso, teve lista de espera de alunos da Polícia Militar.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, comenta que é de extrema importância ações como estas que contribuem na formação dos policiais. “Além de aprimorar a segurança pública ao permitir uma patrulha mais eficiente e abrangente, esta iniciativa promove uma relação especial entre o policial e o cavalo. Essa interação não só melhora a eficácia no cumprimento do dever, mas também contribui significativamente para o combate ao estresse e para a melhoria da qualidade de vida dos nossos profissionais, tornando-os mais preparados e motivados para proteger e servir nossa comunidade.”
Por Assessoria de Imprensa/ABQM
Fotos: Divulgação/Marilza Barros/ABQM
Leia mais notícias aqui.