Quarto de Milha

Homenagem, emoção e reconhecimento marcaram o ABQM Awards

Uma noite que celebrou as conquistas dos mais pontuados QMs em 2017 e ainda imortalizou grandes nomes da indústria de todos os tempos

Cicinho Varejão, presidente
da ABQM

A premiação aconteceu dia 24 de fevereiro, no Golden Hall World Trade Center, na capital paulista, e contou com cerca de 500 pessoas, entre convidados, homenageados e premiados. Foi a grande noite de gala do Quarto de Milha brasileiro. Pelo 11° ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha realizou o ABQM Awards, o ‘Oscar’ da raça, premiando cavalos e cavaleiros e todas as modalidades e em diversas categorias. E de quebra, o 8º Hall da Fama, imortalizando quatro personalidades e quatro cavalos que fizeram história. Homenagem àqueles que contribuíram com o engrandecimento da raça no Brasil e celebração das conquistas dos mais pontuados de 2017.

O ponto alto, sem dúvida, foi o depoimento de Eliziane Ribeiro Nogueira, esposa de Lucinei Nunes Nogueira, o Testa. Ela foi aplaudida de pé por vários minutos. A emoção de suas palavras tomou conta do coração de todos. Testa entrou para o Hall da Fama. Mesmo não estando mais entre nós há 22 anos, ele continua sendo um mito, difícil de ser superado. Se o coração dela está firme e forte, ela provou isso nessa noite. Seu filho, o talentoso Lucinei Nunes Nogueira Junior, que é um dos maiores nomes do Laço mundial, também recebeu homenagens. Haja coração, amigo!

Eliziane Nogueira

“Um consolo para mim, na época, é que ele morreu feliz. Em cima de um cavalo, fazendo o que ele mais amava, o Laço de Bezerro. E a história continua, através da vida do Juninho. É um grande orgulho, não só para mim como mãe, mas para a família quartista. Hoje ele leva o nome do Brasil e a bandeira do Brasil para o mundo, e tudo começou aqui. E o que eu posso dizer, depois de toda essa história vivida é: acreditem no Quarto de Milha, incentivem seus filhos a viverem e estarem no cavalo quarto de Milha”, disse Eliziane, entre lágrimas e sorrisos.

No 8º Hall da Fama, oito importantes personagens da ABQM, que deixaram seus nomes eternizados na história da raça Quarto de Milha, como destacados criadores, atuantes associados ou dedicados profissionais do cavalo, foram homenageados. Além do Testa (in memoriam), este ano entraram para o Hall da Fama Wilson Pulzatto, criador há 41 anos; Ismar Gomes de Amorim Filho, que promoveu aprimoramento genético e teve visão de futuro junto ao esporte equestre no Nordeste, Ruy Moraes Terra, um dos pioneiros da raça, participante do grupo que importou os primeiros QMs. Nessa galeria também os animais Go Gala Bars, Brubaker FF, Blazen Bryan e Shady Steel SLN.

Ranking Geral

Na sequência, a festa continuou contemplando os mais pontuados de 2017, no 11º ABQM Awards. Fizeram jus ao almejado troféu todos que obtiveram a maior soma de pontos no Registro de Mérito nas suas respectivas modalidades, em todas as classes e categorias, nos eventos oficiais e oficializados pela ABQM durante 2017, consignados em Atas enviadas até 31 de dezembro do ano passado. Um a um, em cada modalidade, e nas categorias Melhor Animal, Melhor Cavaleiro, Melhor Amazona, Melhor Reprodutor, Melhor Reprodutora, Melhor Proprietário, Melhor Criador, os premiados subiram ao palco para receber seus prêmios. Para encerrar, forem entregues os troféus dos melhores do Ranking Geral 2017: Melhor Animal – Poco Brisco 5T; Melhor Cavaleiro – Sidnei Pereira da Silva Júnior; Melhor Amazona – Caroline Escomparim Rugolo; Melhor Criador – Márcio Matheus Tolentino; Melhor Proprietário – Haras Raphaela; Melhor Reprodutor – Victory Fly VM; e Melhor Reprodutora – Brasita Moon ZO.

Fechando as festividades, os premiados e seus convidados comemoraram os prêmios dançando ao som de Rodrigo Haddad e a Pure Country Band.

Convenção

Como já tem feito há alguns anos, a ABQM separou esse dia para muitas atividades. De manhã, os associados se reuniram para debater importantes temas em prol da raça durante a 4ª Convenção ABQM. Diversos temas que visam adequações, esclarecimentos e ajustes. Cerca de 70 associados compareceram, debateram e votaram propostas voltadas ao Esporte. Os dez itens apresentados foram avaliados pelo Comitê de Organização do evento e apresentados para votação. Fizeram parte da mesa Edilson de Siqueira Varejão Júnior (Cicinho), presidente da ABQM; Sérgio Ricardo Pulzatto, presidente do Conselho de Administração; Daniel Costardi, superintendente Geral; Henrique Campana, gerente de Esportes, Fabrício Pinotti, coordenador de Juízes; além do dr. Roberto Baumgartner, do departamento Jurídico.

Por Equipe Cavalus
Fotos: ABQM