Quarto de Milha

Mais de seis mil inscrições e o Congresso Brasileiro da ABQM começou!!

Sendo realizado em duas etapas, o evento do Quarto de Milha que abre a temporada dos três grandes da Associação, superou marcas

Antes mesmo das inscrições se encerrarem a ABQM divulgou os números prévios do 29º Congresso Brasileiro de Trabalho & Conformação. De acordo com o Departamento de Esportes da Associação, as duas etapas da competição receberam mãos de 6103 inscrições. Os números foram computados após o encerramento das inscrições para a primeira parte de provas, as que serão realizadas de 9 a 14 de abril, no Recinto da Emapa, em Avaré/SP.

A segunda etapa do Congresso está marcada para 23 a 28 de abril, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP. As inscrições foram encerradas dia 15 de abril para os competidores de Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico e Laço Pé. As demais modalidades acontecem essa semana.

Desfilam, portanto, pelo Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa), mais de 1381 mil cavalos e 816 competidores, nas modalidades Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.

Do total de inscritos, 5440 inscrições foram realizadas para essa primeira fase, destaque para as Seis Balizas que registrou crescimento de 42% frente a 2018, passando de 209 para 297 inscritos. Nos Três Tambores, que sempre é a prova que mais tem inscrição, o aumento de 20% também foi significativo. Serão 2286 passadas, além de mais 1200 mil treinos pagos.

Jone Carlos e Country Hit. Foto Divulgação/Adilson Silva

“Estamos otimistas para mais este Congresso Brasileiro em Avaré, que recebe os nossos eventos há mais de dez anos. Apenas nesta primeira etapa, superamos em 3% o total de inscrições de todo o Congresso de 2018. A equipe da ABQM está trabalhando intensamente para a realização dessas duas etapas. Tenho certeza que esse evento será mais um grande sucesso e entrará para a história da raça Quarto de Milha”, afirmou Cicinho Varejão, presidente da ABQM.

E hoje, terça, dia 9 de abril, primeiro dia de Congresso 2019, a modalidade Rédeas reinou soberana. A Pista RAM foi a única com programação, iniciando o dia às 9h, com locução da ‘voz’ da modalidade, Procópio Prata. Destaque para Jone Carlos da Silva, a melhor nota de todo o dia. Foram disputadas provas nas categorias Aberta Junior, Aberta Junior Castrado, Aberta Senior, Aberta Senior Castrado, Aberta Profissional Light, Aberta Profissional Light Castrado, Aberta Cavalo Iniciante, Aberta Cavalo Iniciante Castrado.

Jone e seu Country Hit marcaram 219, 5 pontos e ficaram com o título da Aberta Junior e a maior nota do dia. O conjunto vem sendo uma das sensações das provas de Rédeas tanto pela ABQM como pela ANCR do ano passado para cá. Jone, aliás, subiu rapidamente para o Nível 4, onde figuram cavaleiros que mais ganham premiações em provas. Marcelo Almeida ficou em segundo nessa categoria, nota 217, montando My Gunner Tinseltown, a segunda maior nota do dia.

Renata Ricci. Foto: Reprodução/Instagram

Pela Aberta Senior, de volta às pistas, a treinadora Renata Ricci ficou com o título do Congresso. Ela apresentou Holly Jac Dun It e marcou 213,5 para vencer. Os dois concorriam também pela Aberta Senior Castrado, onde ficaram com o primeiro prêmio. Foi a terceira maior nota do dia em Avaré.

Ainda se sagraram vencedores: Aberta Junior Castrado – João Felipe Lacerda – Hits The Chick – 211,5; Aberta Profissional Light – Pedro da Silva – Identic Chex – 212,5; Aberta Profissional Light Castrado – Ricardo de Cavalho – Jacques Vileneve Win – 199; Aberta Cavalo Iniciante – Nelson Rodrigues – Eagle Hollygun QR – 213, Aberta Cavalo Iniciante Castrado – José Antonio Pereira – World Hot Whiz QR – 211.

As provas seguem amanhã, dia 10, com Três Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Seis Balizas e Rédeas. Todas as informações e resultados completos: www.abqm.com.br/congressobrasileiro.

Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM