Continuando com as análises do 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, que está acontecendo na cidade Araçatuba/SP, traremos os dados da Lista de Entrada nas modalidades de Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla.
Metodologia
Para esta estatística, foram utilizados a lista de inscrições divulgadas pelo site da ABQM na página do 45º Campeonato Nacional ABQM. Os dados em PDF foram transformados em arquivo Excel, na qual, podem ser analisados pelas seguintes categorias: animal, cavaleiro(a), filiação (reprodutor e reprodutora), criador, proprietário, Cidade e Estado.
Para a base de dados não foram filtrados nomes duplicados, como o caso do Rafael Correa Paoliello que aparece 43 vezes na lista, o que pretendemos é analisar sobre o número de inscrições, não importando se há animais ou cavaleiros(as) que correrão mais de uma vez.
Ao todo foram 1.894 inscrições nas modalidades de Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla, nas categorias aberta e amador, não está sendo utilizado os dados da AQHA, Future Cash e Superstake.
Cavaleiros
Ao todo são 283 laçadores, entre profissionais e amadores, destes, Rafael Paoliello lidera com 43 inscrições, seguido de Marcelo Rizzi da Silva com 27 inscrições e Teobaldo Marquez Gouveia com 26 inscrições.
Animal
Passarão pela pista de Araçatuba 641 animais, entre cavalos e éguas. Rena Jay Doc SWR é o animal com maior número de inscrições, contabilizados 13 inscrições. Seguido de Marsala Boonsmal, Replay Times EK e So Much Wimpys, todos com 12 inscrições.
Destaque aqui para o Haras Two Brothers que, assim como no tambor, também investe nos animais de laço, é o caso com Replay Times EK e So Much Wimpys.
Reprodutor e Reprodutora
Ao todo são 282 reprodutores e 564 reprodutoras. Neste ano, Popular Resortfigure tem 66 inscrições, seguido de Real Gun com 62 inscrições e de Shady King Times EK com 56 inscrições.
Nas reprodutoras, Anita Chex desponta com 26 inscrições, seguido de Sparkling Jackie com 25 inscrições e de Lisa Bee Dee com 24 inscrições.
Criador
Ao todo são 355 criadores, destes, Eduardo Kucinski, do Haras Two Brothers, é o criatório com o maior número de inscrições, ao todo são 60 inscrições. Seguido de Geraldo Alves Ferreira Filho, do Haras Fazenda Mosquito, com 44 inscrições e de Marcus Vinicius Orefice, o “Marcão Alegria”, do MVO Horse Business, com 43 inscrições.
Proprietário
“Marcão Alegria”, Marcus Vinicius Orefice, do MVO Horse Business, possui o maior número de inscrições como proprietário, ao todo são 68 inscrições. Em segundo Haras Two Brothers, com Eduardo Kucinski, com 42 inscrições, em terceiro Teobaldo Marques Gouveia com 40 inscrições em seu nome como proprietário.
Vale enfatizar que não significa que foram inscrições com animais diferentes, o proprietário pode ter feito, e foi o que aconteceu, várias inscrições com o mesmo animal, em diferentes categorias e modalidades.
Cidade/Estado
As modalidades de laço contam com representantes de 8 Estados, pode parecer pouco, porém, nestas modalidade não vejo como um cuidado que a ABQM deve tomar perante os poucos adeptos nas modalidades, pois aqui entra questão cultural. Se o esporte é uma representação das atividades práticas, históricas e culturais, devemos entender que a pecuária brasileira é realizada por esses fatores sócio-culturais.
Se nestes 8 Estados o trabalho com o gado é feita com o laço, isso não significa que somente estes Estados usam essa ferramenta, se o Nordeste não é representado, temos que averiguar suas formas de fazer, lá a forma de fazer é a vaquejada, como eles iriam rodar um laço em meio a caatinga?
O mesmo pode ser notado nos estados do Sul, onde a prática que foi desenvolvida é a do Laço Comprido, um laço mais longo para as longas extensões de terra (pampas) onde o gado ganha rumo. Esta cultura do laço comprido sai dos pampas, através dos colonizados, sobem para o Centro-Oeste até chegar no Norte, um dos motivos das provas da ABQM de Laço Comprido ser realizada no Parque do Peão em Campo Grande/MS.
Quanto as cidades, o mesmo cuidado temos que ter quando apresentado nos três tambores. Os números apresentados não significam que se tem vários competidores no município, como a situação e Araçatuba com 76 inscrições de competidores deste município. Destes 76 inscrições, 43 inscrições é só do Rafael Paoliello que representa Araçatuba.
Todavia, estes números são como indicadores de incentivo a raça do Quarto de Milha, mesmo que haja fatores culturais envolvidos na prática, não significa que a modalidade não possa ter maiores estímulos e o surgimento de novos laçadores, principalmente, no incentivo das categorias jovem.
Fonte: www.abqm.com.br
Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Haras Dom Herculano
Foto e Gráficos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus