A 42ª edição do Campeonato Nacional do cavalo Quarto de Milha bateu recorde histórico de inscrições

A comemoração dos 50 anos de fundação da entidade será com a inauguração do maior complexo esportivo da América Latina. Segundo números divulgados pelo Departamento de Esportes da ABQM, o 42º Campeonato Nacional Quarto de Milha de Conformação e Trabalho alcançou o recorde histórico de 8.935 conjuntos inscritos.

As provas nas 19 modalidades terão uma programação intensa de 20 a 28 de julho, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP. O total de inscritos ficou dividido em: 6.586 inscrições pela ABQM; 576 inscrições pela AQHA; além de 1.773 de treinos pagos; que serão disputados por 1.322 competidores, montando em 2.218 animais.

Conversamos com o presidente da maior associação equina do Brasil, Edilson de Siqueira Varejão Júnior (Cicinho). Confira!

Qual a sua expectativa para este Nacional?

Cicinho: Estou confiante que será um Nacional dos melhores em nossos 50 anos de história.  A estrutura que foi construída no Parque em Araçatuba é moderna, visou atender às necessidades e o bem-estar dos competidores, de suas famílias, dos seus animais e do grande público que vai prestigiar nosso evento.

Ficamos entusiasmados com cerca de nove mil inscrições realizadas para este evento. Esse grande número reforça a confiança do quartista nas competições que a ABQM organiza. E mostra também a expectativa positiva de todos em conhecer a magnífica estrutura montada em tempo recorde.

Presidente da ABQM
Foto aérea do Parque de Exposições em Araçatuba: Edy Santos Divulgação/ABQM

Nesse sentido nossa equipe de colaboradores da ABQM está de parabéns, eles se superaram, contamos também com o apoio voluntário de muitos quartistas. E quero aqui agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribuíram: nossa Diretoria Executiva, Conselho de Administração e vários sócios da ABQM.

A mudança de local do evento e a parceria com o Siran serão benéficas aos quartistas?

Cicinho: Sem dúvida alguma, agora os quartistas possuem mais um exuberante e completo ponto de encontro esportivo e social, moderno e todo planejado para atender as reais necessidades dos nossos eventos.

A parceria com o Siran e a Prefeitura Municipal de Araçatuba foi essencial para que este complexo equestre, voltado para a disputa de múltiplas modalidades simultâneas, fosse construído.

E a ABQM já faz parte dessa história como a Associação que efetivamente viabilizou esse empreendimento. Sem nós, ele seguiria sendo somente um sonho para Araçatuba e os amantes dos esportes equestres.

Assim como o recinto de Avaré, esse complexo também foi viabilizado e dirigido pela ABQM. Claro que com prioridade para os nossos eventos oficiais, ele abrigará também eventos de outras raças.

Logo, essa é a outra marca de nossa Associação: a marca do apoio e do incentivo para o fomento equestre como um todo. É um orgulho poder registrar que ninguém faz por todos o que a ABQM já faz há muito tempo, sem pedir nada em troca, a não ser o fomento das raças, o bem-estar dos animais e o crescimento dos esportes equestres em todo o Brasil.

Presidente da ABQM
Estandes sendo montados. Foto: Siran

Com a chegada dos eventos da ABQM em uma cidade que tem tradição rural, as empresas da cidade e região, do setor ou não, ficaram interessadas em expor no evento?

Cicinho: A grandiosidade do Campeonato Nacional e a inauguração das arenas cobertas do centro esportivo equestre atraíram muitas empresas e marcas da região de Araçatuba e de outras partes do Brasil.

Nesta edição do evento, teremos um time ainda maior de patrocinadores. São eles: Dodge Ram, Vetnil, Organact, Fiat, Ford, Massey Fergusson, Wrangler, Guabi, Supra, Dock’s Western, GA Western Store, Zens Western, Umbicura, Pralana, Case IH e Tracan. Estamos muito honrados pela confiança desses todos.

Somado aos patrocinadores, teremos cerca de 400 empresas expositoras dos mais variados segmentos: lojas country, de apetrechos equinos, artesania, roupas, medicamentos veterinários, estandes de expositores, galerias de garanhões, restaurantes, food trucks e muito mais, todos vão ter a disposição uma praça comercial e de alimentação das mais atrativas nesse tipo de evento.

Aproveitando o novo local, teremos novidades? Se sim, quais e em quais setores?

Cicinho: Entre as novidades do 42º Campeonato Nacional, destaque para o Arraial da EQUO, que arrecadará contribuições financeiras para os Centros de Equoterapia apoiados pelo Projeto EquoABQM, e também para instituições filantrópicas de Araçatuba.

No dia 22 de julho, segunda-feira, faremos solenidade de abertura do evento, que será realizada no Auditório do Parque Clibas de Almeida Prado e contará com a presença de autoridades de Araçatuba e de diversas regiões do país.

Presidente da ABQM
Arraial da EQUO será uma das novidades. Foto: Cedida

Quer aproveitar a oportunidade para o convidar o povo do cavalo e quem mais possa ter interesse para o evento?

Cicinho: Claro que sim! Convido com muito prazer a todos os quartistas, representantes e criadores de outras raças e do agronegócio como um todo a visitarem o 42º Campeonato Nacional da ABQM.

Temos muito o que comemorar neste evento. O lançamento das pistas de competições equestres em Araçatuba, o recorde de inscrições e os 50 anos da maior Associação de raça equina da América Latina. Estamos certos que será uma grande festa!

Fique por dentro de tudo aqui no Portal Cavalus ou através do abqm.com.br/campeonatonacional.

Por Luciana Omena
Fonte: ABQM
Colaboração: Assessoria de Imprensa

11 Comentários

  1. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

Escreva um comentário