Presidente da ABQM valida protocolos contra Covid-19 nas provas de 2021

Caco Auricchio reuniu-se com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para tratar do assunto

Associação Brasileira do cavalo Quarto de Milha confirmou protocolos contra Covid-19 em eventos da entidade na temporada 2021. A ratificação desse planejamento de combate à pandemia se deu em reunião no dia 27 de janeiro entre o presidente da ABQM, Caco Auricchio, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira.

De acordo com Caco, entre os objetivos o encontro serviu para tratar sobre a realização das provas em 2021. “Confirmamos a continuidade do nosso protocolo, adotado em 2020, que representa nosso compromisso com a saúde de todos os envolvidos na realização das provas”.

Caco ainda comentou que a prioridade da ABQM é e sempre será a saúde de todos. “Mas é essencial também garantir que a cadeia produtiva permaneça em movimento, a fim de evitarmos um colapso no setor e o aumento do desemprego. Por isso, é fundamental manter o mercado aquecido com a realização das provas”, explica o presidente da ABQM.

O Secretário Gustavo Junqueira corroborou a fala de Caco. “A cadeia produtiva de equinos tem uma grande importância em São Paulo e no Brasil, representa muitos empregos e geração de renda”. Ainda segundo ele, trata-se de um setor que vai muito além das provas e competições equestres.

“O setor envolve a produção agropecuária, a fabricação de ração, medicamentos e serviços veterinários. Há também muito da cultura e história do Brasil. Divulgar e contar histórias sobre a cultura do cavalo é, portanto, promover e aproximar o agro da população urbana através do esporte”, destaca o Secretário. 

ABQM: protocolos contra Covid-19

Em 2020, a Associação elaborou a cartilha de ‘Orientações para o Disciplinamento de Provas Equestres’. Documento, acima de tudo, normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na cartilha, informações sobre as legislações vigentes no Estado de São Paulo, para que as competições do calendário da ABQM continuassem a acontecer, apesar da pandemia. O documento trata, principalmente, de requisitos recomendados pelos órgãos de saúde.

Entre as medidas dos protocolos contra Covid-19, respeito ao distanciamento social e outros. A ABQM garante que manterá a cartilha na íntegra nas provas que realizadas neste ano.

protocolos contra Covid-19 foi tema de reunião entre Caco Auricchio, da ABQM, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

Quarto de Milha na luta pelo fortalecimento da equideocultura 

No mesmo dia, Caco Auricchio se reuniu com o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf. De tal forma que surgiu a oportunidade de contar um pouco sobre a equideocultura brasileira, dimensionar a relevância desse setor produtivo e apresentar o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui).

O presidente da ABQM aproveitou, então, para ressaltar a importância dos Esportes Equestres e a ligação das provas com as atividades do cotidiano do homem do campo. Outro tema abordado durante o encontro foi a segurança jurídica, um dos principais pilares dessa gestão da Associação.

Também participaram do encontro: Leão Serra, diretor de Jornalismo, Eneas Carlos Pereira, diretor de Programação, e Paula Cavalcanti, diretora de Co-produção da TV Cultura e Carla Tuccillio, coordenadora de Eventos da Investe SP.

Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Reprodução/ABQM

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus