QM: O maior Nacional de todos os tempos!

Recorde absoluto de inscrições no ano em que o evento comemorou 40 anos de realização!

O cavalo Quarto de Milha esteve em festa entre os dias 15 e 23 de julho de 2017. Não só pela realização de um dos eventos oficiais da temporada, mas também pela comemoração de 40 anos de Campeonato Nacional e recorde nos números deste ano. O Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, recebeu 5,7 mil inscrições, 2,1 mil animais e 1,4 mil competidores, oficialização da American Quarter Horse Association (AQHA) e a presença de uma comitiva vindos diretos dos Estados Unidos.

Jim Heird (primeiro vice-presidente), Butch Wise (membro do Comitê Executivo), Vincent Genco (Conselheiro e membro do Comitê de Corridas da AQHA), Anna Morrison (diretora Internacional) e Janet VanBebber (diretora de Corrida) estiveram no Nacional marcando a união ainda mais forte entre as duas entidades.

ABQM leva a família quartista para Avaré. Foto Divulgação

A premiação garantida total foi de R$ 2 milhões e, segundo o presidente da associação, Fábio Pinto da Costa, é a maior premiação dessas quatro décadas de evento. Na última edição, em 2016, assim como nos anos anteriores, foi distribuído R$ 1 milhão entre os competidores das 19 modalidades. O presidente estima que atletas de pelo menos 20 estados do País participaram das disputas deste ano.

Nos nove dias, as três arenas cobertas do Parque de Exposições foram os palcos principais das disputas. A ‘Arena Organnact’ recebeu as provas cronometradas, como Seis Balizas e Três Tambores. Na ‘Arena Wrangler’, foram realizadas as provas que envolvem o gado, como a de Laço em Dupla e Individual. E a ‘Arena Trip4U’ ficou reservada para a Apartação, Western Pleasure, Ranch Sorting, Working Cow Horse e Rédeas.

Pistas com naming rights e telao para o público acompanhar as performances dos competidores.
Foto Fabio Cabrera/ABQM

Os eventos do QM são especiais, pois reúnem quartistas de todo o Brasil e praticantes de todas as modalidades, como também pessoas interessadas em negócios, compra e venda de cavalos, aquisição de acessórios e tudo que diga respeito ao meio equestre. Foram montados 130 estandes, incluindo lojas, restaurantes, praça de alimentação, produtos e serviços. Além das 14 estilosas Galerias de Garanhões espalhadas pelo Parque. É o mundo do QM reunido em um só local por uma semana!

Foram realizadas provas de Maneabilidade e Velocidade, Cinco Tambores, Working Cow Horse, Seis Balizas, Laço Individual, Laço Pé, Laço Cabeça e Laço em Dupla, Breakway Roping, Rédeas, Três Tambores, Western Pleasure, Team Penning, Apartação, Ranch Sorting, Conformação e Performance Halter. As três pistas oficiais não ficaram um momento se quer sem a emoção dos competidores, que almejam esse título e buscam a vitória a todo o instante, treinando seus animais com afinco.

No Leilão Haras Sacramento, Two Karat Chic
foi o lote melhor valorizado.
Foto: Fabio Cabrera/ABQM

Em levantamento feito pela ABQM, a movimentação geral dos leilões foi de R 21 milhões, arrecadados com o 4° Leilão Amigos do Trabalho, 1° Leilão Colorado Ranch, Talismã Ranch e Haras Mariam, 3° Leilão Estrelas do Trabalho, 11° Leilão Parceiros de Raça, 5° Leilão JBF e Fazenda São Lucas, 18° Leilão WV, 2° Leilão Ropers Stars, 2° Leilão Haras Imperial e Haras Floriano Varejão, 12° Leilão Haras Sacramento e 7° Leilão Bellinato e Romanelli.

Em uma estimativa da Associação, passaram na EMAPA, 70 mil pessoas, o maior já visto. O público em torno do cavalo, em especial o do Quarto de Milha, é sempre significativo. O cavalo tem esse poder, o de unir as pessoas em volta dele e proporcionar uma grande confraternização, divertimento e adrenalina.

Reciclagem
No sábado final do evento, 22/7, um ciclo de palestras chamou atenção dos quartistas, principalmente a de reciclagem de inspetores. Estiveram na sala Limousin, do Parque da EMAPA, 70 profissionais de todo o País, ouvindo Ana Paula Prandini, superintendente técnica da ABQM.

Segundo a ABQM, entre os presentes estavam o dr. Emílio Benedito Fanton, primeiro inspetor oficial da ABQM, e Antônio Carlos Lopes, o Xupeta, considerado o primeiro juiz oficial da ABQM. O primeiro curso de juízes aqui no Brasil, ministrado pela AQHA, foi em 1975, e de lá para cá, tudo evoluiu. E os dois, dr. Emílio e Xupeta, continuam a contribuir com a raça de forma espetacular. Outra presença importante na palestra foi a do dr. Jarbas Leonel Bertolli, ex-superintendente técnico da ABQM, que enalteceu o encontro e, após andar pelo parque, fez elogios a estrutura do Campeonato Nacional.

Na parte da tarde desde mesmo dia 22, houve uma palestra motivacional, realizada por Coaraci Nogueira de Castilho, chefe de gabinete do ministro Blairo Maggi, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que ficou admirado com a grandeza do evento.

História
Marco Antônio Toledo de Souza, 65, imortal do Hall da Fama da ABQM, conhecido por todos amigos (e são centenas deles) como Marcão Toledo, participou de todos os 40 Campeonatos Nacionais da ABQM. E nesse evento de comemoração da quadragésima edição, mais uma vez deixou sua marca de eterno campeão. Ele venceu a prova de Maneabilidade e Velocidade, da categoria Master, montando WV Gray Easy (Le Magnifique FG x Twist San Badger, por Beaver San Badger).

José Macário Perez. Foto Gerson Verga/ABQM

Na Apartação, José Macário Perez Pria, ex-presidente da ABQM, aos 77 anos bem vividos no meio quartista, imortalizado em 2015 no Hall da Fama da entidade, mostrou que ainda está em forma. Ele venceu a prova de Apartação na categoria Master Aberta, na sela de Bob Squeaks, uma filha de Bobs Frekle e Hildas Toy, por Squeaks Toy. Em 1969, ele participou da fundação da ABQM, na qual foi presidente em 1987 e fez várias ações que acabaram divulgando o Quarto de Milha em todo o Brasil.

Os resultados completos e outras informações você encontra no www.abqm.com.br.

Foto Principal: Hugo Lemes/ABQM

Deixe um comentário