Quarto de Milha

Quarto de Milha premiou SuperHorse a All-Around do Congresso

Fomento da raça passa por ações como essa, de exaltar os animais que somaram mais pontos em diversas modalidades durante os eventos

Gabriela Pimenta e Dual Hickory Doc EK,
ao lado de Valentina

Para se ter uma raça fortalecida, não basta só investir em genética de ponta. Entre as formas fomento estão as premiações especiais como o SuperHorse, as pontuações de registro de mérito, premiações extras garantidas a filhos de garanhões, entre outras. A Associação Brasileira do Quarto de Milha encontrou nesse caminho um jeito de premiar ainda mais indivíduos que se destacam em dois de seus eventos anuais.

Todos os anos, Congresso Brasileiro, em abril, e no Campeonato Nacional, em julho, a pontuação dos animais que participam dos eventos é somada. O título do SuperHorse é destinado exclusivamente para os animais inscritos na Classe Aberta que somarem o maior número de pontos através das inscrições em três modalidades contidas em dois grupos diferentes de provas.

No Congresso ABQM de 2018, o destaque foi Dual Hickory Doc EK, de propriedade de Maria Valentina Alves Lelis Gregório. O castrado chegou a 60,50 pontos ao participar das provas de Cinco Tambores, Team Penning e Ranch Sorting. Das nove categorias que correu, foi campeão em duas, três reservados e um terceiro lugar. Vinicius Lelis o apresentou no Cinco Tambores, com uma vitória na Aberta Castrado, e Gabriela Pimenta, correu com ele nas demais provas, ganhando no Ranch Sorting Aberta Feminina Castrado.

Valentina (à esquerda) e Dual Hickory Doc EK

“Ele é nosso desde os dez meses. O domamos e sempre ficou aqui em casa. É um cavalo muito dócil e muito inteligente. Faz Team Penning, Ranch Sorting, Três Tambores, Cinco Tambores e Laço Cabeça. Realmente um verdadeiro SuperHorse. E se adapta bem correndo desde o profissional até com a minha filha de sete anos. Ele já foi garanhão, mas o castramos há quatro anos. Seus filhos começaram a ser montados, eu já faço provas em alguns deles, e estão tendo excelentes resultados”, comenta Gabriela, lembrando que Dual Hickory Doc EK também foi SuperHorse no Campeonato Nacional ABQM ano passado.

Ele é filho de Smokin Duehickey e Karlanas Girl, criado por Eduardo Kucinski. Esse alazão tem 225,5 pontos na ABQM, Registro de Mérito na classe Aberta e Registro de Mérito Superior em Ranch Sorting e Team Penning. Seu filho mais pontuado até o momento é Sanny Hickory Johnny, que também participa de provas de Ranch Sorting e Team Penning. Rico Jay Bee foi o segundo SuperHorse mais pontuado desse Congresso, chegou a 33,50 pontos.

Gabriela e Dual Hickory Doc EK (ao centro)

Seguindo o mesmo critério, mas premiando os competidores também, existe o All-Around, destinado aos conjuntos (animais e cavaleiros) inscritos nas classes Amador e Jovem, que se qualificaram pelo sistema de pontuação nas provas. No Congresso 2018, o All-Around Amador foi Silver Busy Blue RG e Regis Borges Figueiredo, 30,00 pontos, em Performance Halter, Maneabilidade e Velocidade, Cinco Tambores, Seis Balizas, Ranch Sorting e Team Penning. O All-Around Jovem ficou para Steve Smart SLB e Alanis Souza e Tessuto, que conquistaram 18,50 pontos em Conformação, Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Seis Balizas, Ranch Sorting e Team Penning.

Veja mais no site oficial da ABQM.

Por Equipe Cavalus
Fotos: Arquivo Pessoal