Secretário de Agricultura de São Paulo anuncia avanços durante competições oficiais da ABQM

Guilherme Piai lançou o aplicativo para emissão de GTA de Equídeos e a criação de um regulamento técnico de Bem-Estar Animal para eventos agropecuários no estado

O secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, acompanhou, no último sábado (14), as provas do 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby de Conformação e Trabalho do Quarto de Milha, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

O secretário representou o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, e anunciou o lançamento do aplicativo para emissão de GTA de Equídeos, além da atualização do sistema GEDAVE e o encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Passe Equestre.

“O governador Tarcísio me deu a missão de estar cada vez mais próximo do produtor e por isso venho aqui anunciar ações importante para o setor, como o encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Passe Equestre, passaporte para o animal transitar no Estado de São Paulo e atualização do sistema GEDAVE, que permitirá que o produtor emita as próprias GTA’s para fora do estado”, disse Piai.

Durante o evento, o secretário informou ainda que o prazo para o cadastramento da população equídea de São Paulo foi prorrogado para o dia 31/12. Piai anunciou ainda a criação de um regulamento técnico de Bem-Estar Animal para eventos agropecuários no estado.

“É necessário boas práticas de cuidados com animais no transporte e manejo e também um local adequado para que eles fiquem alojados com conforto e segurança”, ressaltou.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, reconheceu os avanços para o setor e reforçou a contribuição dos esportes equestres da ABQM para a região. “O Governo de São Paulo confirma o seu compromisso com o setor ao ter um secretário que realmente conhece e pode falar com propriedade e defender os interesses do produtor rural. Eu tenho certeza que só temos a avançar. O cavalo Quarto de Milha representa muito para Araçatuba ao perpetuar a tradição agropecuária na terra do boi”, afirmou o prefeito.

Para o presidente da ABQM, Caco Auricchio, o fomento aos esportes equestres representa uma importante contribuição do setor no agronegócio brasileiro. “São Paulo tem hoje o maior plantel de Quarto de Milha no Brasil, com mais de 250 mil animais registrados. Os números demonstram a força do cavalo: só no 44º Potro do Futuro, tivemos mais de 9,5 mil inscrições, 3,2 mil cavalos-atletas e quase 2 mil competidores de todo o país participando das últimas competições oficiais da raça de 2023, em Araçatuba.

A cadeia produtiva do cavalo gera mais de 3 milhões de empregos no país e movimenta cerca de R$ 35 bilhões na economia, uma importante contribuição para o agro brasileiro”, concluiu Auricchio.

Participaram ainda do evento, o vice-presidente da ABQM, Jonatas Dantas, o superintendente-geral da entidade, Manuel Rossitto, o presidente do Sindicato da Alta Noroeste (Thomas Rocco), o deputado estadual, Itamar Borges e o coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo, Luiz Barrochelo.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa (Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo)
Foto: Divulgação/ABQM


Leia mais notícias aqui.