Quarto de Milha

Segunda parte do Congresso ABQM 2019 chegou ao fim!

Domingo ficou reservado para as disputas no cronometro da modalidade Laço em Dupla

O 29º Congresso Brasileiro de Trabalho & Conformação teve sua conclusão no dia de hoje. As provas de Breakaway Roping, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço em Dupla, Laço Cabeça e Laço Pé aconteceram desde o dia 23 de abril na arena do Rancho Quarto de Milha de Presidente Prudente/SP.

E o encerramento da programação se deu com as provas de Laço em Dupla Cronometro. “Tecnicamente o evento teve 100% de aproveitamento. As pistas estavam boas, a boiada excelente e sem questionamento no julgamento”, avaliou Fabrício Pinotti, coordenador de juízes da ABQM.

Segundo ele, os conjuntos não conseguiram notas muito elevadas, mas dentro da média: “Os cavalos são atletas. Sentem os mesmos efeitos que, por exemplo, os jogadores de futebol em início de temporada. Muitos estavam descansando e iniciaram há pouco tempo o condicionamento para as provas. Acredito que, em julho, durante o Campeonato Nacional, eles já possam ter um rendimento muito maior e consequentemente as notas nos julgamentos serão mais elevadas”.

Ao todo, 199 conjuntos foram inscritos para as categorias Aberta, Pro Light, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. A mais concorrida, e que provocou nove dos dez melhores tempos do dia, foi a Aberta Livre. No topo dessa lista e campeões da prova, Lucas Vitor dos Santos, com AGF Aisha Super Cat, e Marcelo da Silva II, com AGF Caroline Star, 5s440.

Lucas e Marcelo

As duas éguas são de criação de Francisco Heitor Calle Filho. Lucas comemorou seu ótimo desempenho no Congresso 2019. Foi campeão também no Laço Cabeça Aberta Junior, marcando a melhor nota da modalidade, 225,5 pontos, ao laçar com Heaven’s Taz Len. “Para conquistar essa vitória é preciso treinar muito e ter uma sincronia perfeita com o seu parceiro pezeiro”, afirmou à reportagem da ABQM.  

Os dois também anotaram o segundo melhor tempo do dia, 5s625, ficando também com o título de reservado campeão da categoria, ao montar Bombom Fast ED e Miss Priss FSH. Os únicos fora da Aberta Livre a entrarem no Top 10 da modalidade nesse Congresso foram os campeões da Amador, Marcus Vinícius Orefice Júnior, com Rey Serenity DMFR, e Luiz Eduardo Souza Cupertino de Barros, com More Tidy TG, 7s060.

Depois da Aberta Livre e Amador, a categoria com maior número de inscritos foi a amador Light, que teve vitória de Otávio Brentan de Figueiredo Ferraz e Jorge Cury, respectivamente montando Christmas Tyme e Sunshine Brow Cat, marcando 8s660. No ano passado, foi essa dupla que marcou o menor tempo da modalidade, ficando como destaques do evento.

Todas as informações e resultados completos: www.abqm.com.br/congressobrasileiro.

Por Equipe Cavalus
Colaboração: ABQM
Fotos: Miguel Oliveira Filho