Alguns fatos e histórias fascinantes levam o cavalo Quarto de Milha a uma das raças mais populares do mundo. Claro que sua aptidão e velocidade também ajudam nessa popularidade. Usado para trilhas e competições esportivas, surgiu nos Estados Unidos há mais de 400 anos.
Especialmente quando se trata de categoria do cavalo Quarto de Milha para reprodução, existem três tipos distintos, de acordo com as qualidades físicas e atléticas que os identificam: foundation, hunter/clássico, halter/conformação. Você já ouviu falar?
Foundation: geralmente encontrado em ranchos ou fazendas. Têm a resistência certa para serem verdadeiros cavalos de trabalho. Constituição robusta e atarracada, especialmente no que diz respeito às pernas e posteriores. Paleta sólida e, além disso, são muito musculosos. Cernelha redonda e peito em forma de barril. Portanto, cavalos desse tipo se definem por força e robustez. Lembram exemplares antigos, linhagens de base, embora os cavalos não tenham, necessariamente, que ser de fundação para exibir essas características.
Clássico: contrastam com o tipo foundation. Tendem a ser mais elegantes e estreitos no tipo de corpo, mas ainda com músculos fortes. Cabeça, frequentemente, mais longa e elegante – não tanto quanto a de Árabes e Puro-sangues -, mas, certamente, menos larga do que um cavalo Quarto de Milha do tipo foundation. As modalidades chamadas Hunter (foto de chamada), ou clássicas, não têm competições no Brasil.
Conformação: esse tipo é uma mistura entre o foundation e o clássico. Normalmente possuem músculos fortes, cabeça e pescoço refinados e costas mais curtas. São criados especificamente para competir no cabresto, ou seja, provas de halter ou conformação, embora alguns sejam versáteis o suficiente para cavalgar também.
Fonte: helpfulhorsehints
Crédito das fotos: Divulgação/AQHA
Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus