Maior evento do Quarto de Milha termina amanhã e já entrou para a história da raça
O Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado, renovado para receber as provas do Quarto de Milha, está vivendo momentos de glória desde que o 42° Campeonato Nacional da ABQM começou dia 20 de julho. Não só os quartistas, mas o público da região tem comparecido em peso todos os dias, lotando as dependências do recinto.
As obras duraram apenas três meses e foram investidos mais de R$ 7 milhões nesta primeira etapa para que fosse possível a realização do evento. As novas benfeitorias ocupam uma área de 200 mil m², que corresponde a 51 campos de futebol. Três grandes arenas cobertas de provas, com 6 mil m² cada uma, e outras três de aquecimento estão entre as construções.
Segundo um jornal da cidade, há a possibilidade que mais R$ 500 mil sejam injetados. O Deputado Federal Capitão Augusto (PL-SP) esteve em Araçatuba/SP. Grande aliado dos esportes equestres, ficou impressionado com a infraestrutura do local e como todo o evento foi formatado. Em conversa com representantes da ABQM, do Sindicato Rural da Alta Noroeste e da Prefeitura da cidade, Augusto disse que quer colaborar com novas reformulações.
Ele pretende enviar, através de uma emenda parlamentar, verbas para melhorias na infraestrutura do parque, ampliação e manutenção do recinto. “Esse valor será investido nisso, para que os próximos eventos sejam ainda melhores e consigam abrigar, com conforto, ainda mais pessoas”, disse o prefeito à reportagem do jornal.
De fato, a aprovação, pelo que se tem visto e ouvido até agora, é geral. Outra notícia que agradou bastante os amantes dos esportes equestres foi anunciada no hotsite da ABQM e pelo Blog Os Quartistas. O presidente de Os Independentes, Ricardo Rocha ‘Bodinho’, realizadores da maior festa do peão da América Latina, esteve em Araçatuba.
Há fortes indícios de que as provas de Laço serão liberadas no próximo ano e voltarão à grade esportiva da Festa de Peão Boiadeiro de Barretos. “O Projeto de Lei que libera as provas de Laço em todo o País já foi aprovado pelo Senado e vai ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro neste ano em agosto, em pleno Parque do Peão”, garantiu Bodinho.
Ainda, segundo as informações do jornalista Moacir Russo e da ABQM, o governador de São Paulo, João Doria, deverá acompanhar o presidente nessa cerimônia. Ao se confirmar, será outra grande vitória dos que lutam pela regulamentação definitiva do esporte e que levantam a bandeira do bem-estar animal.
Enquanto isso, na Arena Organnact, as provas de Três Tambores deram continuidade. As categorias na pista foram Amador, Jovem A, Amador Master A, Jovem B, Jovem C, Amador Master B, Cavalo Iniciante e Feminina. As mulheres foram as estrelas da categoria Amador, ficando com as cinco primeiras posições. Gabriela Liutti e Emily Ta Fame ficaram com o título ao marcar 17s144. Carol Rugolo, Leticia Valle, Renata Lauck e Priscila Garcia completaram o pódio.
Com 153 conjuntos na Feminina, 30 na final, as campeãs foram Fernanda Cavalheiro e Myfamous Made BG com 16s994. O segundo lugar ficou para a atual campeã Nacional da ANTT e líder do ranking, Ana Carolina Laurini Cardozo com Cromo Down Jet WA, 17s006. Foi uma ‘briga de cachorro grande’ já que ótimos conjuntos se classificaram.
Mais um dia de Laço Individual na Arena Vetnil, com as finais da prova de cronômetro nas categorias Aberta, Pro Light, Amador, Amador Light, Amador Master A e Amador Master B. O campeão da Aberta Livre, Otávio Daniel Moreira Lopes, com GSP Dak Del Cielo, foi quem marcou o menor tempo do dia, 8s245. A segunda menor marca também foi anotada nessa prova, por Kenny Afonso da Cunha e Little Hit Whiz, 8s335. Kenninho já tinha sido destaque na prova Técnica.
Na Arena Ram, no final do dia de ontem, aconteceram as provas de Rédeas nas categorias Abertas. Pela Junior, vitória de Jone Carlos da Silva e Country Hit, 222 pontos. Nota que permanece sendo a maior até agora da modalidade no evento. Na Senior, quem ganhou foi Gilson Vieira Diniz Filho e Zorreiro Freckles LE, nota 221, a segunda maior até o momento.
Jone e Country Hit voltaram à pista hoje para a disputa da Profissional Light e venceram com nota 215,5. O treinador também foi o melhor na Cavalo Iniciante ao apresentar Red Dust Hollygun QR e marcar 214,5 pontos. Com 218,5 os campeões da Amador Júnior foram Paulo Afonso Leite e Crackerwhiztruck. Já na Amador Senior, segundo título para Brew Dual no evento. Com Karoline Rodrigues ganhou na Rédeas, 209,5 pontos. E também faturou prêmio no Working Cow Horse.
Acabou agora pouco na Arena Ram o Western Pleasure. Gilson Vendrame apresentou Makin Little Step e ficou com a fivela da Aberta Senior. Na Amador, título para Otávio Brentan de Figueiredo Ferraz com Christmas Tyme. Quem também se apresentou e levou o primeiro lugar foi Carolina Santamaria e Silva e Goldstar N Hollywood na Amador Master.
A programação se complementa com dois leilões. Às 14h30 começou o Leilão Úbere Ranch e Haras Sacramento, pela WV Leilões; e às 19h acontece o 9º Leilão Belinatto & Romanelli, também com organização da WV Leilões. Provas ao vivo, resultados completos e todas as informações: abqm.com.br/campeonatonacional.
Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM