Working Cow Horse terá curso de reciclagem para jurados

O curso de Working Cow Horse será realizado pela ABQM com foco para os habilitados da modalidade e jurados não habilitados

A partir do dia 31 de maio até o dia 4 de junho, a Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) realizará um curso de reciclagem gratuito para jurados oficiais da raça (Técnicos e Notório Saber) de Working Cow Horse em Araçatuba (SP). A formação é destinada a todos que já são habilitados na modalidade, aqueles que já são jurados, mas ainda não são habilitados e estagiários que também poderão aprimorar seus conhecimentos como scribers na modalidade.

O curso terá um módulo teórico que acontecerá no Hotel Riviera e outro prático, no Recinto Clibas de Almeida Prado – onde são realizados os três maiores eventos oficiais anuais do calendário de provas da ABQM, com julgamento das provas de Working Cow Horse do Desafio do Vaqueiro (apoiado pela ABQM). O aproveitamento mínimo necessário para aprovação será de 80% (tanto no teste escrito como nas provas práticas).

A reciclagem será ministrada pela jurada americana da AQHA, Marilyn Peters, que é especializada em Working Cow Horse e Rédeas e jurada oficial da Associação Nacional Americana de Working Cow Horse (NRCHA) há 25 anos, em conjunto com a coordenadora oficial de jurados da ABQM, Fernanda Costa. Peters foi diretora da Associação de Working Cow Horse de Oklahoma, nos EUA, por mais de 8 anos e também diretora da NRCHA, já apresentou inúmeros campeões nacionais de Working Cow Horse, além de julgar o Campeonato Mundial AQHA e participar de vários NRCHA Futuritys.

Working Cow Horse obrigatório para jurados

O curso de reciclagem é obrigatório para que todos os jurados oficiais da ABQM continuem homologados para as provas da modalidade nos dias 31/5, 1 e 2/6. O Working Cow Horse é uma das 22 modalidades esportivas da raça que mais cresceram e se destacaram, em 2022.

“A ABQM, de forma a incentivar a modalidade e fomentar o esporte, está trazendo ao Brasil uma jurada americana da AQHA para essa reciclagem. O curso é importante porque se trata de uma exigência do próprio Ministério da Agricultura, em capacitar e qualificar os jurados de provas da raça, anualmente. Essa é importante ação da Diretoria Executiva de investir cada vez mais na qualificação técnica dos nossos jurados dentro e fora das pistas”, avalia o superintendente do Stud Book da ABQM, Daniel Fechio.

A formação é realizada em parceria com a Associação Nacional Brasileira de Working Cow Horse (ANCH) que também irá homologar os aprovados como jurados oficiais da entidade. As inscrições para o curso são gratuitas. 

Por ABQM

Foto: Divulgação/Gerson Veiga

Leia mais notícias aqui.