Os cavalos exercem grande importância no mundo, desde os primórdios da humanidade. Hora sendo utilizado na construção de cidades, nas guerras, na locomoção de tropas e no serviço da pecuária extensiva. Hora para o lazer, na prática de esportes e, mais recentemente, na terapia para pessoas com deficiência. Em homenagem e reconhecimento às contribuições desse importante animal, que acompanha o homem há milhares de gerações, foi instituído o ‘Dia Internacional do Cavalo’, comemorado todos os anos, no dia 16 de março.
Atualmente, o Brasil possui um plantel com cerca de 5,7 milhões de equinos, o que movimenta uma cadeia de empregos, comércio e indústria. De acordo com o Estudo do Complexo do Agronegócio (MAPA), a atividade injeta, todos os anos, mais de R$ 16 bilhões na economia do país.
Um negócio aquecido por uma paixão que passa de pai para filho. Como é o caso de Bruno Ribeiro, vice-presidente da Vetnil. Afinal, a empresa foi fundada pelo seu pai, o médico veterinário João Carlos Ribeiro.
Antes de mais nada vale mencionar que o idealizador da Vetnil também foi um dos fundadores da raça Brasileiro de Hipismo (BH). Ele acreditava que a junção de características específicas formaria uma raça ideal para a prática da modalidade. “Meu pai criou a Vetnil a partir do envolvimento com os cavalos. Pensando no bem-estar deles e no que poderia contribuir para melhorar o desenvolvimento da espécie no Brasil. Isso através de pesquisas na área de nutrição e saúde de equinos”, revela o vice-presidente da empresa.
A essência da Vetnil vem dos cavalos
Os cavalos sempre fizeram parte da vida da família de Ribeiro. Seu haras, além de ser um espaço de convivência com os animais, funciona como uma extensão da empresa. Compartilhando, portanto, valores e histórias. “A essência da Vetnil vem dos cavalos. A preocupação com outros seres, a interação e os valores que eles trazem… Meu pai falava muito do que aprendia com eles. Era um visionário e estudava muito. Dizia que o aperfeiçoamento é infinito”, destaca Bruno, sobre o papel do cavalo na fundação da Vetnil.
“Quero muito que essa essência se estenda para a próxima geração. Pois são com valores, como amizade e determinação, que construímos os nossos sonhos e nos tornamos campeões. E é muito bom saber que o sonho se tornou realidade, seja na raça Brasileiro de Hipismo, no Puro Sangue-Inglês ou no Quarto de Milha, as quais criamos hoje. Em 2020, por exemplo, animal de nossa criação, Quabriolet JCR, foi campeão da Exposição Nacional do BH. Além disso, ainda tivemos um QM classificado na final do GP Torneio”, finaliza.
Fonte: Vetnil/AV Comunicação Equestre
Crédito da foto: Divulgação
Veja mais notícias no portal Cavalus