Saúde & Bem-estar

Cuidados com a alimentação dos cavalos são essenciais para a produtividade

Uma má alimentação pode oferecer risco à produtividade do animal, seja ele atleta ou não, podendo levar até a morte

Publicado

⠀em

Cuidados com a alimentação dos cavalos são essenciais para a produtividade

Em razão da mudança gradual no aspecto nutricional e do resultante trato digestivo diferenciado, o cavalo mantém a capacidade para digestão de alimentos distintos. Desde substâncias concentradas como açúcar, amido, proteína ou gordura, através de enzimas produzidas pelo estômago e intestino, até materiais fibrosos.

Quando o assunto é alimentação, devemos pensar que ela supre todas as necessidades do animal, levando em consideração as condições do ambiente, características da raça e dos exercícios que o animal pratica.

Os equinos são animais herbívoros, que se alimentam de pasto, este precisa ser de extrema qualidade para oferecer saúde. Animais criados no campo, em pastagens de boa qualidade precisam receber somente uma suplementação mineral. Já aqueles que são criados em cocheiras precisam de suplementação mineral, volumosos e concentrados. Lembrando que toda dieta deve ser acompanhada por um profissional da área.

Dependendo da categoria animal que será nutrida, é preciso pensar e balancear a dieta suprindo a necessidade do animal, sem faltas e nem excessos, sempre cuidando das fontes de nutrientes fundamentais energia, proteína, macro e micronutrientes e vitaminas.

Alimentação equina

A alimentação representa um fator econômico significativo na criação de equinos. Aproximadamente 60% dos custos de manutenção de um cavalo são referentes à sua alimentação. A correta alimentação que é o que determina os resultados técnicos e econômicos que serão obtidos na criação desses animais, permitindo a expressão da capacidade genética e seu estado de saúde.

Além do modelo de criação, cada animal possui exigências nutricionais diferentes, que variam de acordo com a idade, peso e com as atividades desenvolvidas. A alimentação adequada e a utilização de alimentos de boa qualidade são de extrema importância para a manutenção da saúde e da produtividade do animal.

Aliás, falhas na alimentação dos animais podem desencadear doenças, perda de peso, baixa produtividade e prejuízos. A quantidade e composição da dieta a ser fornecida é estabelecida com base no valor nutricional e custo dos ingredientes disponíveis para formulação da mesma. A nutrição deve suprir toda demanda que o animal tem de fibra, proteína, energia e minerais para atingir o objetivo preestabelecido pelo produtor.

Alguns pontos devem ser levados em conta quando se trata de garantir os hábitos alimentares dos equinos:

  • É importante oferecer sempre água limpa e fresca aos animais;
  • Deve-se oferecer, no mínimo, duas refeições por dia ao cavalo no caso de ele estar realizando trabalhos leves ou médios; caso o trabalho seja mais complexo, deve-se oferecer um número de três a quatro refeições diárias;
  • A alimentação de cavalos deve conter um mínimo de 50% de fibras;
  • Obedecer aos hábitos de horários de fornecimento de comida é de extrema importância.

Os cavalos que são destinados às atividades físicas devem receber uma alimentação que seja capaz de manter a energia necessária ao animal, garantindo saúde e um bem-estar físico.

Caso haja a necessidade de alguma alteração alimentar, ela deve ser feita de modo gradual, com um mínimo de 3 semanas. É preciso lembrar que mais de 90% das cólicas nos equinos são consequência de um manejo alimentar ruim.

Fonte: Nobre Nutrição Animal
Foto: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads