Para tanto, é, imprescindível, o uso de boa suplementação a fim de se evitar danos à saúde do animal atleta
Inegavelmente, casco, pelo e pele saudáveis são características importantes para qualquer equino. Mas, principalmente, para os equinos de alta performance. Afinal, esses atributos são extremamente relevantes para provas de performance e longas cavalgadas.
Portanto, é essencial oferecer nutrição adequada a estes animais. Desse modo, composta por ração balanceada e adequada à atividade dos animais. Além, aliás, de boa suplementação mineral e água de qualidade.
Sobretudo, suplementos à base de Biotina, DL-Metionina (fonte orgânica de enxofre), zinco de rápida absorção, manganês (IPALIGO®) e selênio são nutrientes valiosos para a saúde dos animais. Isso porque estimulam a produção de queratina – proteína que fortalece pelo e cascos.
Deste modo, os proprietários precisam ficar sempre atentos ao desempenho dos seus equinos de alta performance. Caso notem perda de performance e lenta recuperação após práticas e exercícios, é o momento de avaliar a saúde. Para isso, uma boa dica é avaliar o pelo, a pele, os cascos e o peso, que são bons indicadores.
Ademais, vale destacar que o casco do cavalo é a base de tudo. Não adianta ter um cavalo musculoso se ele tiver casco pequeno ou fraco, sem estrutura para suportar o peso. Sendo assim, é imprescindível optar por um suplemento nutricional que efetivamente dê resultado.
Por fim, deve-se escolher um suplemento que deixe os cascos mais saudáveis e menos quebradiços. Proporcionando, assim, animais mais resistentes a lesões e fadiga.
Com isso, os equinos de alta performance irão se recuperar muito mais rápido após os exercícios. Mostrando, portanto, que estão prontos para as provas. Respeitando sempre a saúde dos animais e trabalhando com ética e transparência.
Fonte: Vetoquinol
Crédito da foto: Divulgação/Vetoquinol
Veja mais notícias no portal Cavalus