Conheça os tipos de suplementos alimentares para cavalos

Além de forragem, cavalos, principalmente atletas, precisam receber suplementos alimentares, como certas vitaminas e minerais, além de proteínas extra

Suplementos alimentares para cavalos são qualquer coisa fornecida além de uma dieta natural de forragem. Tecnicamente, o grão é um suplemento. Mas o termo passou a significar quaisquer nutrientes adicionais que podem estar faltando na dieta e são adicionados à ração de um cavalo.

Cavalos atletas, por exemplo, podem se beneficiar de alguns tipos de suplementos. Uma vez que o desempenho de alto rendimento esgota alguns dos nutrientes e reservas minerais do corpo mais rapidamente do que uma dieta natural de forragens pode substituí-los.

O uso sábio de certos suplementos também pode beneficiar cavalos com vários problemas de saúde. Além disso, muitas deficiências dietéticas em cavalos são subclínicas (não óbvias). Então, os donos de cavalos tendem a errar ao tentar fornecer nutrientes adicionais no caso de o cavalo ter uma deficiência.

A seguir você confere alguns tipos de suplementos alimentares para cavalos:

Para melhorar a digestão

Alguns suplementos têm como objetivo alimentar os micróbios do intestino grosso a fim de melhorar a digestão dos alimentos grosseiros. Bem como manter um equilíbrio mais saudável dos micróbios. As culturas de leveduras vivas, por exemplo, são projetadas para ajudar na digestão de alimentos grosseiros.

Cavalos com tendência a cólicas costumam ser suplementados com: fermento, probióticos (bactérias amigáveis ​​como o Lactobacillus, que ajudam a quebrar as partes fibrosas das forragens) e ervas. Os proponentes acreditam que esses suplementos têm um efeito positivo na digestão e melhoram a utilização da ração.

Vitaminas e minerais

Suplementos alimentares com vitaminas e minerais tem como objetivo fornecer fortificação adicional da dieta, como em níveis de alto estresse. A suplementação também pode ser necessária quando forragens de baixa qualidade são fornecidas, ou ao alimentar cavalos em crescimento, éguas reprodutoras em gestação ou lactação, ou para corrigir deficiências nutricionais.

Além disso, certas vitaminas e minerais ajudam na cura de lesões nos ossos/tecidos moles, no tratamento de distúrbios metabólicos ou quando os cavalos são submetidos a exercícios intensos. Mas deve-se ter cuidado para não duplicar e superalimentar vitaminas e minerais ao usar suplementos.

Suplementos alimentares para articulações

O glicosaminoglicano (GAG) é um exemplo de suplemento para as articulações que foi relatado para ajudar o corpo a reparar o desgaste normal da cartilagem nas articulações. Além disso, esse tipo de suplementação também é capaz de prevenir a inflamação no tecido conjuntivo.

Glucosamina, condroitina, MSM (metilsulfonilmetano), ácido hialurônico, silício e outros suplementos são normalmente usados ​​para melhorar a saúde das articulações.

Casco, pele e cabelo

Existem muitos produtos desenvolvidos para melhorar a saúde dos cascos e alguns deles são comercializados por empresas fornecedoras de ferradores. Alguns são aditivos para rações, outros estão na forma de tratamento. A maioria contém nutrientes e ingredientes (como a biotina) que promovem o crescimento saudável dos cascos.

A biotina está envolvida no crescimento e divisão celular e tem uma importante capacidade na saúde de todos os tecidos conjuntivos, incluindo a pele, a cartilagem, a pelagem e os cascos.

Alguns estudos sugeriram que a biotina pode ter efeitos positivos no crescimento do casco, mas os resultados sugerem que você deve manter os cavalos nela por muito tempo para que seja útil.

Melhoria de performance

O óleo de gérmen de trigo e vários óleos vegetais e alfafa contêm octacosanol (um álcool primário saturado de cadeia longa), que os proponentes dizem que melhora a resistência e a força. Dimetil glicina (DMG) é um composto que parece ajudar os atletas equinos a aumentar o rendimento do trabalho e se recuperar mais rapidamente, além de melhorar o apetite.

O conhecido MSM é um composto orgânico derivado do DMSO (dimetilsulfóxido, que é usado topicamente como um antiinflamatório). O composto ocorre naturalmente em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea.

Alguns proprietários de cavalos usam o MSM como um suplemento para prevenir dores musculares, aliviar a artrite, ajudar no crescimento do casco e para uma variedade de outras condições.

Por fim, nunca se esqueça de consultar sempre um médico veterinário antes de fornecer suplementos alimentares ao seu cavalo.

Fonte: Blog Protécnica
Crédito da foto: Divulgação/Pixabay

Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus