Stress: como minimizar seus efeitos para cavalos de competição

Prova do Stress ou Stress da Prova, eis a questão!

Os atletas de todos os esportes conhecem o stress que pode acompanhar o treinamento intenso e a competição. Para o cavalo isto não é diferente, exceto que esse stress nem sempre acaba sendo reconhecido.

A pesquisa científica mostrou que os cavalos de competição são sujeitos a níveis mais altos de stress do que quando ficam treinando em casa. Isso de acordo com as medições de níveis hormonais classicamente relacionados a stress fisiológico.

Esses níveis de stress foram mostrados para serem mais altos em cavalos de adestramento do que em cavalos de salto.

Os atletas humanos podem escolher entre varias terapias para reduzir esses níveis de stress em competições. Para o cavalo, da mesma forma, existem numerosas terapias que podem ajudar a reduzir a tensão induzida pela competição.

Muitos animais, portanto, já se beneficiam dos remédios de Florais Bach, acupuntura, massagem, quiropraxia, fisioterapia e osteopatia. Bem como ingestão de ervas e remédios homeopáticos.

Técnicas

Há um número de técnicas fáceis que o proprietário pode usar para apoiar o seu cavalo durante a época de competição.

Uma delas é a aplicação de acupressão ao longo de pontos estratégicos do corpo. A maior parte de cavalos aceita com vontade esta técnica antiga, baseada na Medicina Chinesa Tradicional.

Os pontos principais são fáceis de localizar. Uma vez que o proprietário sabe desses pontos, a aplicação diária de acupressão aliviará não só o stress físico como também psicológico.

A aplicação é fácil: localize o ponto, use uma pressão de dedo leve e mantenha esta pressão para um tempo entre 30 segundos e dois minutos.

Muitas vezes o cavalo vai se inclinar no terapeuta. Neste caso, a pressão pode ser aumentada até o ponto que é cômodo para o cavalo com o contato. Em um caso de demasiada pressão ou um ponto dolorido (que precisa de acupressão). Logo após, volta a uma pressão mais leve para um período de tempo mais curto.

Pontos Importantes

Um ponto importante para acalmar o cavalo fica localizado no lado interior das pernas dianteiras, em frente das castanhas. Este ponto trata o alívio de stress emocional e físico.

É apoio também para qualquer dificuldade de digestão e náusea da doença de movimento. Importante para aqueles cavalos que viajam para distâncias longas.

Massagem leve com pequenos movimentos circulares em cima das castanhas também acalma muito um cavalo tenso e nervoso.

Outro ponto importante é no ombro. Localizado na ligação entre o pescoço mais baixo e o ombro, sobre a meia distância abaixo a escápula (lâmina de ombro).

Este ponto aliviará qualquer tensão de músculo e doerá no pescoço, ombros e a parte dianteira da coluna.

Um ponto excelente para usar para o cavalo que é agitado, irritável ou tenso. Este ponto também melhorará a respiração e em geral fornecerá o relaxamento de pescoço, ombros e membros anteriores.

Outros pontos

A cernelha tem pontos importantes para acupressão. Assim sendo, estão localizados no tecido mole entre a borda superior da escapula e os processos dorsais que formam a coluna na parte da cernelha. A pressão desses pontos aliviará qualquer tensão de músculo e doerá no pescoço, ombros e membros anteriores.

Mais uma vez, um ponto excelente para usar quando o cavalo é agitado, irritável ou tenso. Este ponto também reduz a tensão do pescoço especialmente em cavalos que mantêm as suas cabeças altas (como acontece com muitos cavalos que ficam em cocheiras provisórias no local de competição). O trabalho nesta área abaixará o pescoço e reduz tanto tensão emocional como física.

Um ponto importante da parte lombar da coluna é localizado entre os tuber sacrale, as proeminências ósseas da garupa. Dessa forma, conhecido como Bai Hui, a acupressão neste ponto relaxa a mente e acalmará o espírito.

É considerado, portanto, um ponto importante para todos os problemas dos membros traseiros e também apoiará um cavalo que sofre da cólica ou desordens intestinais.

Além de acupressão recomenda-se para aliviar o stress que o alongamento diário para aumentar a circulação do sangue e promover a flexibilidade em geral. Os alongamentos devem ser executados, depois que o cavalo foi aquecido para prevenir dano a fibras de músculo.

O alongamento é indicado para reduzir sensibilidade muscular depois a atividade atlética e quando for usado diariamente vai aumentar a comprimento de andaduras e vai melhorar a performance em geral.

Confira mais de Saúde Animal no portal Cavalus

Por Nicole Rombach, Quiroprata
office@equinenergy.com | www.equinenergy.com | www.caninenergy.com
Fonte: Editora Passos
Fotos: thehorses