Verão: como cuidar bem dos cavalos nesse período

Calor intenso pode não ser bom para os cavalos, então queremos assegurar que você tem todas as dicas para protegê-los

Verão e calor! Certamente, duas coisas que andam juntas. Para os seres humanos, os cuidados são redobrados. Não pegar muito sol e manter-se hidratado, por exemplo. Mas, não é só nós, humanos, que devemos prestar atenção em manter-se com hábitos saudáveis nesse período. Cuidar bem dos cavalos também é tarefa importante.

Principalmente os cavalos utilizados para a lida nas fazendas de gado ou agricultura; animais de competição, que passam o ano todo na ativa; sem contar os equinos de passeio, etc. Todos devem passar por cuidados específicos no verão. Isso é necessário para manter a saúde e evitar prejuízos com a baixa de rendimento. E até evitar o óbito do animal.

Cuidar bem dos cavalos requer atenção

Você sabia que, segundo o Censo Agropecuário, existem aproximadamente 3,9 milhões de cavalos de lida no Brasil? E esses animais exigem tantos cuidados quanto os cavalos atletas. Mas afinal, por que é importante mudar alguns hábitos no trato com os equinos durante o verão?

Cuidar bem dos cavalos em épocas de calor intenso é mais que uma simples vontade de mantê-los confortáveis. O cavalo precisa disso para que não ocorram problemas sérios de saúde. Como doenças de casco, pulmonares, complicações intestinais, quadros severos de desidratação, entre outras.

Por exemplo, você sabia que os cavalos também podem sofrer com queimaduras de sol? Principalmente os que possuem a pele clara em torno dos lábios, olhos e próximo a cauda em volta da vulva e ânus. Por isso é sempre bom dar uma atenção especial aos animais com essas características ao sair com eles nos períodos mais quentes do dia.

Principais ações que você pode tomar para proteger os cavalos e manter sua saúde em dia:

1. Ambiente ideal

Mantenha seu cavalo em local arejado nos horários de descanso. Quando estiver no campo, sem trabalho, procure uma sombra para deixar os cavalos reporem as energias. Também certifique-se de que seu animal tenha sempre acesso a água limpa e fresca para se reidratar.

2. Descanso

Assim como qualquer atleta, recomenda-se o revezamento dos animais no verão durante a semana de trabalho para evitar sobrecarga. Caso o animal precise trabalhar diariamente, fique atento a dieta, para que ele se mantenha forte durante toda a estação. Lembrando-se sempre que a dieta compreende ração + volumoso + mineral + água.

Cuidar bem dos cavalos é importante. Calor intenso pode não ser bom para eles. Queremos assegurar que você tem todas as dicas

3. Cascos

Fique atento aos cascos de seus animais neste período. Pois além do calor intenso, ocorre alta incidência de chuvas e alagamento em algumas regiões do Brasil. Os cascos da maioria dos equinos não são resistentes a muita umidade. E ainda tendem a ter problemas com fungos, podendo evoluir para enfermidades graves. Para evitar problemas, garanta que pelo menos o local de descanso de seu companheiro seja limpo e seco.

4. Muita água!

Em média, um animal bebe de 18 a 50 litros de água por dia. Números variáveis, inegavelmente se ele tiver um dia tranquilo de descanso ou um dia de trabalho intenso. No verão, devido a maior produção de suor, o consumo tende a ser muito maior. Portanto, ofereça água a vontade, sempre tendo a certeza que essa água está limpa e fresca.

5. Alimentação

Com a alta produção de suor, os cavalos tendem a perder, além de água, muitos eletrólitos. A saber, são minerais importantes e que devem ser repostos com a alimentação. Por isso, use suplementação mineral continuada nestes animais. A suplementação tem uma função importante de repor o sódio, mineral com ação primordial no estimulo de sede do animal, o obrigando a se manter sempre hidratado.

Além disso, fique atento à ração, pois muitos criadores acreditam que animais de lida não precisam desse recurso. Entretanto, por melhor qualidade que a pastagem tenha, dependendo do período do ano, o capim não irá apresentar uma característica nutricional capaz de suprir os níveis energética exigidos pelo animal.

Isso levando-se em conta a altura de corte e tipo de capim e, principalmente, a intensidade de trabalho realizado pelo animal. Para se ter uma ideia, em um dia intenso de trabalho o nível de energia que os cavalos precisam para se manter pode aumentar em até 27% além dos níveis mínimos de manutenção.

Observe seu cavalo diariamente. Só assim irá perceber logo qualquer mudança de comportamento. Caso isso ocorra, procure rapidamente as orientações e suporte técnico de um médico veterinário.

Fonte: Allnova Nutrição Animal
Crédito das fotos: Divulgação/Pixabay e Stable Menagement

Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus