Geral

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis

Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, esposas de treinadores e competidores precisam ‘se virar nos 30’ para dar conta de tudo

Publicado

⠀em

Não tem jeito, a função da mulher moderna é ser multitarefa. Em muitas famílias, fica para a mulher cuidar da casa, dos filhos, do marido, dar suporte ao trabalho do marido e tocar seu próprio negócio. E foi pensando nelas que elaboramos esse ‘Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis’.

Conversamos com esposas de treinadores e competidores a fim de saber como elas conciliam filhos, casa, casamento, trabalho, lazer, estudo, ufa…. e ainda buscam tempo para elas mesmas. Os desafios constantes de lidar com uma alta demanda de responsabilidades, certamente, geram uma série de decisões.

Sem dúvida, elas precisam achar uma forma de organizar e sincronizar tudo. Por outro lado, será que elas sentem medo de não conseguir dar conta? Como será que, no meio do cavalo e do rodeio, essas guerreiras fazem?

Cavalo x Mulher. Em outras palavras, uma jornada dupla, tripla, quádrupla. E é por isso que nesse Dia da Mulher queremos homenageá-las contando algumas das muitas histórias que estão espalhadas no nosso meio.

E foi essa a pergunta que fizemos a elas: como você concilia a vida de casa, vida pessoal de lazer, com as viagens/prova do marido/filhos e ainda na administração dos centros de treinamento/haras?

Tatiana

Tatiana Ganasevici Gruman – Haras RT

“Acho que a mulher, por natureza, é sempre taxada como essa figura de ‘super heroína’. Somos nós que, de fato, ‘damos conta’ e aí se não dermos. Portanto, há a preocupação com nosso lugar na sociedade e a possível sensação de ter falhado se não conseguirmos. Na prática, é um serviço de equilibrista. Mas, eu penso que você tem que gostar.

Os cavalos foram e são uma paixão para mim. Acima de tudo, foram eles que me fizeram formar essa família. O amor veio do meu pai e o destino me fez conhecer o Renan. Então, acho que o grande segredo para essa ‘conta fechar’ seja amar o que estamos fazendo. Existem muitos dias que me sinto sobrecarregada e outros nem tanto.

Aí está o equilíbrio de novo. E a chave é manter a organização. Mesmo com dificuldades, a gente consegue acertar e dar asas para os nossos sonhos. Os momentos de lazer são poucos, mas necessários. Relaxar é fundamental para manter o psicológico bom. Apesar de lidarmos com animais, também lidamos com pessoas e com sonho das pessoas.

O Francisco, nosso filho, também gosta bastante, já que ele encontra muitos amigos nas provas. Nesse último ano, as aulas online ajudaram nisso – em não acumular faltas devido as nossas ausências para as viagens de provas.

Em resumo, para conciliar é preciso manter a cabeça equilibrada, gostar dessa vida para ela ser possível e proveitosa e não se culpar demais quando não conseguir resolver tudo. Sempre há um novo dia e mais oportunidades para por tudo no lugar!”

Viviane Ferreira – ACR (Associação dos Campeões de Rodeio)

“Eu sendo dona de casa, mãe de duas crianças pequenas, esposa e, além disso, estar junto do Edevaldo (Ferreira, competidor de montaria em Touros) na administração da ACR tenho que saber administrar bem meu tempo a fim de dar conta do dia.

Para isso eu tenho meu tempo programado. Acordo muito cedo, cuido dos afazeres da casa, tarefas das crianças, almoço. Então, a partir das 14h, deixo a agenda toda exclusivamente para ACR, sem hora para acabar. É um dia a dia corrido, mas consigo até dar umas passeadas e me dedicar a gastronomia, que eu adoro”.

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Leslie

Leslie Gomes Osti – Haras Jamaica

“O amor é que me faz conciliar o emprego com a família. Por mais que as coisas sejam estressantes, tudo eu faço com amor, se não sai como a gente planeja. A minha família é um amor incondicional, onde recarrego minhas energias, me refaço. Assim como sofro, comemoro, perdoo. A minha família é tudo o que eu sou, a minha base para ser o que eu sou.

Em outras palavras, o companheirismo com o meu esposo (Roque Osti), e o amor, é claro, me fazem conciliar a casa, as filhas e o esposo, e o emprego. Acho que eu posso dizer que eu sou uma mulher maravilhosa, amo minhas filhas, amo meu esposo e amo o que eu faço”.

Jaqueiny

Jaqueiny Monike – Haras Tri Mais Ranch

“Confesso que não é fácil conciliar a vida de esposa, mãe, dona de casa e ainda provas e viagens! Mas o AMOR é sempre MAIOR e fala mais ALTO. Quando vamos para as provas, a correria começa. Faz um pouco das malas, arruma as traias, volta para as malas. Em seguida, vai ao mercado enquanto o marido está dando banho na tropa.

Daí volta, termina de colocar as últimas roupas e itens nas malas. Confere se está certinho, se está tudo arrumado, remédios, roupas e as botas. Logo depois, confere as papeladas e documentos de todos e dos cavalos. Arruma a caminhonete, filha, marido e cachorro (risos), que é mais um membro da família que temos que cuidar.

Ufa!!! Uma jornada dupla, tripla, quádrupla … sei lá quantas!?. Mas mesmo assim agradeço em ser MULHER. Não me canso de agradecer. Ainda mais quando o resultado chega, seja de mim, da minha filha, marido ou mesmo dos meninos que nos ajudam nessa batalha”.

Ana Claudia Teodoro Baião – Baião Reining Horses (Arizona/EUA)

“Para mim, o mais difícil, um exercício diário, é dançar conforme a música. Não adianta querer dar conta de tudo o tempo todo, tem que saber priorizar. Quando eu comecei a trabalhar de ‘groom’ aqui nos Estados Unidos e a gerenciar o centro de treinamento do Muehlstaetter, onde meu marido o Pedro era treinador, minha rotina era basicamente acordar bem cedo e voltar para a casa todos os dias depois das 8 horas da noite. Se parar nem para almoçar. Era uma correria só, mas eu e o Pedro estávamos sempre juntos. 

Quando eu engravidei trabalhei até o final da gestação, mas em um ritmo menos acelerado. Hoje meu filho tem 2 anos e meu trabalho só aumenta. Além de mãe, dona de casa, esposa, ‘groom’, sou a pessoa que é responsável por toda a parte administrativa/financeira do centro de treinamento. Não é fácil e pior ainda é quando você não tem uma rede de apoio, como no meu caso. Eu não tenho ninguém da família perto que possa me ajudar e isso acaba sendo muito desgastante para mim.

Rotina é uma coisa que eu ainda não tenho, pois o Ben ainda não está na escola. Mas, basicamente, a parte da manhã eu tento organizar a minha casa enquanto ele dorme. Quando ele acorda vamos para o rancho. Voltamos para o almoço e a tarde faço alguma coisa de escritório ou das redes sociais que eu gerencio. E a noite eu preparo o jantar, o Pedro chega do rancho e conseguimos ficar juntos um pouco. Caio na cama muito cansada.

Alguns dias preciso encaixar um supermercado, sair para fazer compras para o rancho ou passar no veterinário para pegar algum medicamento, e ainda gravar, editar e postar conteúdos para as redes sociais. Tem dias que não consigo fazer absolutamente nada do que eu queria ou planejei e tem outros que faço e ainda sobra tempo. Quem é mulher vai me entender, a gente consegue se desdobrar em mil para conseguir dar conta do recado certo?!

Incluo ainda nessa equação toda as provas. Sempre vou junto, com o filho a tira colo, para trabalhar e torcer muito. Confesso que está faltando o tempo para mim, isso eu ainda não tenho! Mas eu sei que quando o Ben entrar na escolinha vai dar para organizar isso melhor. Aproveito o final de semana e deixo livre, sem cobranças. Dormir até um pouco mais tarde, sair para passear, comer fora, assistir filmes e aproveitar em família! Eu acho que o segredo disso tudo é a gente conseguir não se cobrar tanto!”

Ana Paula Mailho Savini – Haras Savini

“Na verdade, tudo vai se encaixando. Apesar de cuidar da casa e das minhas filhas, ainda tenho a empresa e o haras. Nunca é fácil! Acabo delegando os afazeres da casa e procuro ter gente de responsabilidade comigo.

Chega a ser cansativo, porque no haras a burocracia fica tudo comigo. Mas mesmo assim é muito gratificante! Tudo que eu faço pela minha família acaba sendo recompensado. Participar desse grande turbilhão de emoções e sentimentos que as muitas jornadas me proporciona. São momentos ímpares de muita felicidade, porque eu fico cada vez mais próxima das minhas filhas”.

Fernanda Nogueira Dias – CT Miguel Dias

“Sou esposa do treinador Miguel Dias e administro o centro de treinamento. Minha vida no Quarto de Milha começou como competidora. Me casei com meu treinador e vieram meus filhos, que logo seguiram nossos passos. Então, deixei de competir pelos compromissos com filhos, casa e a administração do nosso CT.

A vida no meio de competição, para mim, é bastante corrida, pois tento ajudar nas reservas de baias (que sempre acabam em 1 segundo), na escolha dos dias de inscrever para as categorias Test-horse. E ainda decidir qual prova é mais viável para determinado momento. Também organizo trailer, malas, exames e vacinas, GTA…

Uma loucura semanal, mas que ao mesmo tempo é muito prazeroso para quem ama tanto o esporte, como sempre foi meu caso. O cavalo que, antigamente era um mundo masculino, hoje acredito que não só nós mulheres conquistamos nosso espaço, como também dominamos o esporte como um todo. Temos mulheres que são treinadoras de cavalo, competidoras e empreendedoras”.

Jéssica Barbon – WP Ranch

“Ao receber este ilustre convite parei para analisar a fundo essa questão de conciliar as mais diversas funções que desempenho: esposa, minha carreira profissional e na administração do WP Ranch, ao lado do meu marido Bruno Vaz. E percebi que, apesar de ter assumido literalmente jornada tripla, não enxergo como sobrecarga e sim como uma escolha ligada à amor e dedicação. Tudo que sai do coração não se torna um fardo e sim um propósito.

Há quase uma década eu assumo um propósito, abraço um sonho, cultivo expectativas, alimento planos e colhemos cada vez mais os frutos do que sonhamos, juntos. Não é só sobre casamento, não é só ter uma carreira profissional, ou sobre administrar jurídico, financeiro do rancho. Não é só sobre participar de eventos, que seja debaixo de sol, quer seja debaixo de chuva.

Também não é só sobre todas as viagens que fazemos para competições, ou sobre não ter tanto tempo para lazer. É sobre cumplicidade, ao meu companheiro de vida, aos nossos animais e respeito aos nossos clientes.

Eu costumo dizer que tudo por aqui sempre girou em torno do Winning Pep, a nossa grande estrela, e que honra poder tê-lo! Na nossa casa ‘só dá’ o Winning, nos nossos investimentos financeiros, nas viagens que durante muitos anos se resumiram a ele, até nas nossas alianças (risos) e, principalmente em todos os nossos sonhos.

Não serei hipócrita de dizer que não tivemos momentos difíceis, ou que nunca me vi cansada. Essa jornada realmente não é fácil, isso sem contar que no início ainda era universitária. Mas poder chamar a história deles de ‘nossa’ é um enorme prazer pra mim”.

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Andréia

Andréa de Oliveira Finotti – Haras Phoenix

“Meu dia começa às 6h30 da manhã tratando os cavalos. Logo depois levo minha filha na escola, tomo café da manhã e vou montar os cavalos. Entre um cavalo e outro, aproveito para colocar uma roupa na máquina ou estender ou recolher. Assim, por volta de 11 horas volto para casa, preparo o almoço e levo meu enteado para escola. 

Em seguida, faço anotações dos dias que tem prova, visita de veterinário, ferrador. Organizo a chegada de feno, alfafa, ração e serragem até as cinco. Depois venho para casa para limpar e organizar as coisas da casa. Isso quando não vamos para prova. Semana de prova somo tudo isso a arrumar as coisas no trailer e no caminhão a fim de sairmos de viagem.

O final do dia fica para tomar um bom banho e buscar meu enteado na escola, passar no mercado e voltar para casa. Faço uma janta e enfim, curto o marido. No dia seguinte, começa tudo outra vez: monta cavalo, encilha, desencilha, dá banho, solta no piquete; estende e recolhe roupa, limpa casa, faz comida, leva e busca as crianças na escola; passa no mercado, faz inscrição para prova, enquanto a filha brinca; por fim vem o marido, fazer um cafuné, conversar um pouco, cuidar e curtir“.

Luzia Taboga – CT Taboga

“Em primeiro lugar, tenho de ser grata a Deus por tudo o que tenho. Gratidão pela vida, pela saúde, pela família, amigos e pelo trabalho que desempenho ajudando no negocio da família. Não é muito fácil, mas a gente aprende a dar conta de todas as funções com perfeição. Acho que isso já é algo natural das mulheres, conciliar casa, família, filhos, e trabalho externo. 

Sempre gostei muito dos desafios e sempre tentei aprender sobre assuntos os quais eu não dominava ou domino. Não sei se isso é bom ou ruim, porém aprendi com o tempo que nem sempre as coisas são como a gente quer. Mas quando fazemos com amor o que gostamos sai muito bem feito.

Tento fazer as coisas sempre ficarem o mais próximo possível da perfeição. E que, antes de qualquer coisa que queiramos iniciar, temos que planejar e se organizar para ter tranquilidade para as situações inesperadas que algumas vezes acontecem. Acredito que todas as mulheres são guerreiras. As que fazem os serviços da casa e as que além da casa também têm um trabalho externo. A maior parte das mulheres hoje conciliam casa, família e trabalho externo. São funções totalmente diferentes e que em todas exigem muita dedicação.

Eu vou falar por mim. Desde quando me casei adoro minha função de mulher do lar cuidar da casa, marido, filhos. Tenho dois que são minha inspiração e orgulho e ainda tenho meu netinho Diogo, que adoro passar a maior parte do tempo possível com ele. Gosto de receber os amigos e me faz muito bem trabalhar no CT, que é o negocio da família. Então, exige de mim muita dedicação. Faço a parte administrativa e ajudo na organização de tudo que se faz necessário para uma boa evolução nos trabalhos internos e externos. 

Quando temos que viajar com a equipe e os cavalos nas competições, sim é cansativo, mas tem a recompensa de se fazer um trabalho bem feito e somos uma equipe familiar. E agora eu passo algumas funções que eram minhas para uma aliada muito importante, a Natieli, minha nora. Sem dúvida, este é o maior retorno e orgulho, vê-los dando continuidade ao trabalho que eu e o Carlão começamos com dedicação e amor. Não só o Luis e a Natiele, mas também o Rodrigo e a Nila.

Quero deixar uma mensagem a todas as mulheres em seu dia especial: ‘Proverbios 31.10. Uma mulher virtuosa quem pode encontra-la? O seu valor muito excede ao de rubis’. Falo deste versículo porque o rubi é uma pedra preciosa e rara. E assim são as mulheres, muito preciosas. Que nunca desistam de seus sonhos, busquem a Deus em primeiro lugar. Ele mostrará o que cada uma deve fazer da melhor maneira para que seus sonhos se realizem”.

Bruna Cunha – CT Paulo Cunha

“Em dias atuais, as várias jornadas de trabalho estão frequentes nas vidas de nós mulheres. Tento, através das minhas diversificadas atividades, colocar amor em tudo o que faço. E não é fácil, porque tudo isso requer cuidados especiais. Tenho que procurar dar o melhor de mim para minha família

Quanto às provas e o Centro de Treinamento, concílio treinando juntamente com o Jefferson, meu esposo, nos mesmos horários. Conto com a ajuda dos meus sogros para cuidar do meu filho. A noite reservo aos trabalhos domésticos e filho.

Quando preparamos para viagem de provas, os trabalhos triplicam. São mais extensos, como arrumar traias e cavalos e dar os aparatos finais para que tudo ocorra bem nas provas e com os animais. Por isso a dedicação e o amor no que faço me faz sentir realizada!“.

Michele

Michele Aparecida Gonçalves – CT Cláudio Silva

“Para dar conta de tudo, levanto às 5 da manhã. Faço o café do Cláudio para ele sair já pra trabalhar. Aí fico por conta dos pequenos, com o café e mamadeira deles. Em seguida faço as tarefas de casa, limpar e colocar as roupas na máquina. Ás 10 horas começo a preparar o almoço. A tarde começa com as aulas online dos meninos. 

Fico ao lado deles e às 3 horas da tarde vou para os haras. Cuido de toda a parte administrativa do CT. Ás 6 da tarde todo mundo jantando e depois banho e cama. Não tem jeito, temos que ser motorista, professora, médica, babá, amiga e até psicóloga.

Quando vamos sair para prova, um dias antes eles arrumam as traia e eu organizo os acessórios todos, como caneleira que vai em cada cavalo, uns usam liga, então separo tudo. Também faço trança nos animais, ajudo a carregar as traias. Depois de tudo arrumado dos animais, parto para arrumar as nossas malas e pegar estrada“.

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Neia

Dulcinéia Correia Melo Peixoto – Rancho São Jorge/Hípica Versátil

“Conciliar a vida pessoal, filhos e marido com as viagens não é fácil, mas que valor teria se fosse fácil. No meu caso, com marido treinador, tenho alguma vantagem. Porém, os passeios são limitados, porque quem trabalha com animal não tem dia nem hora. Os filhos ficam para segundo plano, hoje que já são crescidos, e têm vida própria. Quando eram menores, dificilmente conseguíamos sair todos juntos. Mas é o preço da vida que escolhemos.

Administrar o haras, que é nossa casa também, vou contar como é difícil. Porque todos os problemas diários do centro de treinamento estão dentro da nossa casa o tempo todo. Como fechar a porta e dizer ‘agora é só a casa’, impossível. Ainda mais que os animais precisam de nossa atenção 24 horas. Temos que conhecer cada um e ter a percepção se estão bem. Contudo, com o passar dos anos você já faz tudo no automático.

Os familiares já sabem e quando marcam festa ou qualquer comemoração nos perguntam se temos compromisso de trabalho. Nossos finais de semana, geralmente, são em prova, e mesmo assim é difícil ir às festas da família. Em contrapartida, temos o privilégio de acompanhar nossos filhos de perto, coisa que normalmente os pais não podem, por saírem para trabalhar todos os dias.

Tudo se resume em organização, administrar a casa, a vida com o marido e filhos, haras e tudo mais. Isso não quer dizer que vai sair tudo perfeito, mas procuramos ser felizes, porque o CAVALO é nossa forma de viver“.

Tatiana Salgado – Eduardo Salgado Performance Horse (Texas/EUA)

“Comecei a cuidar das cobranças e coisas do Eduardo desde quando ele começou, há 20 anos. Do alto dos meus quase 40 anos hoje eu consigo enxergar que não dou conta de tudo! Sempre quis ser a pessoa que cuida de tudo e faz tudo para todo mundo, mas especialmente do ano passado para cá comecei a trabalhar muito em mim uma mudança. Realmente a gente não dá conta de tudo. A vida muda o tempo todo e as situações também. Especialmente no nosso caso, depois dos filhos e da mudança de País.

Hoje sou eu que cuido de toda a parte de escritório, funcionários, compras, inscrições de prova. Tudo que o CT precisa comprar e organizar para a prova, levar e buscar as crianças da escola, cuidar da casa (que é pra mim a função mais cansativa, sem fim). Também cuido de outros dois projetos que faço em paralelo e pelo menos três vezes na semana eu tiro uma hora do meu dia pra cuidar de mim. Escolhi a corrida, que apesar de ser algo acelerado, uso esse tempo de correr para descansar a mente.

Fazendo uma analogia com o cavalo, até conversei sobe isso com meu marido outro dia. Imagine se ele tivesse que ir trabalhar e fosse sozinho? Começar tratando dos cavalos, limpar baias, selar, montar, dar banho, selar o outro e assim por diante. Passar o trato no fim do dia, deixar tudo limpo e organizado, enfim, quantos cavalos ele montaria no dia? Será que o barracão estaria sempre em ordem ou sobraria serviço para o outro dia e depois para o outro.

Fazendo essa comparação eu consigo ver que realmente quando a gente assume muitas funções não conseguimos desempenhar todas como elas deveriam ser. E é mais ou menos o que é a minha rotina. Sozinha, eu tenho que deixar a casa em ordem, os filhos, alimentar todo mundo, lembrar de tudo que precisa. Tem dias que me organizo de um jeito e ele sai totalmente do planejado, algumas tarefas ficam para outro dia.

Em evento, a gente praticamente monta uma nova casa para dar tudo certo nos dias que ficamos fora. O Eduardo e a equipe dele ficam focados nos cavalos e o resto todo é comigo. Nós mulheres somos multi, somos capazes de abraçar o mundo. Às vezes não como imaginamos ou como queríamos, mas com toda certeza somos capazes de nos organizar e dar conta do recado!!!”

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Ana Paula

Ana Paula Francischinelli Ventura Leão – CT Ailson Leão

“Não é nada fácil conciliar todas as funções atribuídas a nós mulheres, mas tento ao máximo me organizar com cada coisa no seu tempo. Com calma e com a ajuda do meu esposo e da minha família. Uma das formas é que uso uma agenda onde coloco todas as coisas que precisam ser resolvidas, como exames dos cavalos, vacinação, vermifugação, estoque de ração, feno, medicamentos, suplementos, ferrageamento e o financeiro (contas a pagar e receber).

Na semana das provas, tenho que fazer as reservas das baias e inscrições, organizar a mala de roupas do marido (quando vamos juntos, a minha mala e do nosso filho), alimentação, documentação dos cavalos e GTA. No meio disso tudo, consigo me organizar com os afazeres da casa, cuidar e educar nosso filho: missão mais difícil e importante.

Em semanas que não tem prova, a rotina é basicamente cuidar dos afazeres domésticos, marido e filho. Gostamos muito de estar em casa com os animais, então sempre curtimos juntos esses momentos. Amamos essa vida e os cavalos, então tudo é muito prazeroso. Nosso filho também adora participar dos afazeres e por mais cansativo que seja, estamos sempre juntos.

Claro que as coisas não saem perfeitas todas as vezes. Já aconteceu de chegar ao laboratório para deixar o sangue para os exames de AIE e mormo e perceber que esqueci os tubos (risos). Ou não mandar cobertor pro marido ir ara prova em época de inverno. Mas no final, tudo se resolve e lá estamos nós prontas para a próxima. Agradecemos a Deus por todas as bênçãos em nossas vidas e somos muito felizes com tudo isso“.

Tania Rodrigues – Rancho Karoline

“Infelizmente não sei montar, e tenho até um pouco de medo dos cavalos, então tento ajudar de outras formas. Então, eu faço de tudo que não envolve o treinamento direto. Minha missão é fazer o que posso para resolver outras coisas, assim meu marido não precisa se preocupar com isso e pode focar só no treinamento.

Cuido da parte financeira (cobrança e pagamentos), compras (ração, equipamentos, serragem, medicamentos), tarefas administrativas e cuidados gerais do rancho, preparativos de viagem, funcionários. Dificilmente saímos, pois vivemos em função do rancho, dos cavalos e das provas. Assim, quando tiramos alguma folga ou viajamos é aproveitando alguma outra situação relacionada ao trabalho.

Muito do que eu faço é um trabalho mais manual e muitas vezes pesado, como limpar baia, roçar, podar, então é realmente cansativo. Mas é basicamente o trabalho de um rancho, não tem muito como fugir disso. É cansativo, e é todo dia. Não tem como não tratar ou cuidar dos cavalos em dia da semana.

Como hoje nossa filha já é adulta, não tenho mais tanto essas preocupações de levar pra escola e administrar as atividades dela, como normalmente se tem com filhos menores. Já passei dessa fase. Ela mora no rancho também, e hoje me ajuda um pouco na parte administrativa”.

Dani

Daniela Barbosa – Decatur/Texas

“Sou esposa do bullrider Rubens Barbosa, ele monta aqui nos Estados Unidos pela PBR. A fim de ajudá-lo sou eu que faço tudo em casa, e também pago contas, compro passagens e reservo hotéis quando precisa. Meu marido vai para o rodeio e eu e minha filha Yasmin ficamos em casa!

Eu não costumo ir muito para os rodeios, só quando quero conhecer um lugar diferente ou quando é perto. Aqui em Decatur, Texas, onde moramos, faço comidas brasileiras para vender, coxinha e salgados em geral, empadão, feijoada, massas. Já trabalhei fazendo faxina, mas depois que tive um problema de saúde, infelizmente diminui o ritmo.

Inclusive, desde que a pandemia se instalou eu saio muito pouco de casa. Principalmente por conta do meu problema de saúde. A Yasmin tem 16 anos, faz aula on-line, então fica mais fácil para mim hoje em dia gerenciar tudo por aqui. Ela ainda não dirige, geralmente preciso levar ela nos lugares, na parte da tarde. E a manhã toda dedicada às encomendas”.

Por Luciana Omena
Colaboração: Ana Oliveira
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Unsplash

Veja outras notícias no portal Cavalus

Geral

Casca de Bala: Thullio Milionário faz chegada triunfal na criação de cavalos

Recentemente, cantor de hit viral, adquiriu um garanhão da linhagem de Dom Roxão, uma lenda da Vaquejada e do Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Casca de Bala Thullio Milionário faz chegada triunfal na criação de cavalos

O cantor Thullio Milionário, dono do hit ‘Casca de Bala’ vem causando alvoroço, não só no mundo da música, como também no mercado de cavalos. De acordo com o jornal Extra!, o vaqueiro comprou recentemente um garanhão de linhagem nobre de Dom Roxão, que é considerado lenda da Vaquejada, sendo o primeiro campeão e produtor de campeões da história da modalidade.

Thullio Milionário e os cavalos

Apaixonado por equinos desde a infância, antes de comprar seu Shady Wild Bars, de 10 anos, ele já tinha outros dois Quartos de Milha competindo. Thullio começou sua jornada há dois anos, na cidade de Natal – RN.

Seu amor pelos equinos cresceu ao longo dos anos, culminando na decisão de adquirir um garanhão para iniciar um grandioso projeto. Sua escolha recaiu sobre um descendente direto do lendário Roxão, não apenas pela beleza do animal, mas também pela genética comprovada que carrega.

Além do cavalo, Thullio também investe em um haras que leva seu nome. É lá que ele treina seu campeão e outros espécies próprias para torneios. O estabelecimento fica em Natal, no Rio Grande do Norte.

Ele está investindo mais de R$ 1 milhão em uma nova estrutura para iniciar esse audacioso projeto com o garanhão e expandir ainda mais suas atividades na criação de cavalos. Entre as genéticas que já possui e as que pretende adquirir, destacam-se nomes como Roxão, Rojo, Dom Príncipe, Holland Jeck e Quentão Zorrero, evidenciando sua visão ambiciosa e seu compromisso com a excelência na criação equina.

Com sua determinação e paixão, Thullio Milionário promete não apenas deixar sua marca na música, mas também no mundo da criação de cavalos, mostrando que sua versatilidade e dedicação ultrapassam os limites dos palcos.

Fontes: Jornal do Vaqueiro e Terra
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Exposição Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira começa no domingo em Belo Horizonte

Evento será realizado até o dia 12 de maio, durante a Exposição Nacional Macapê, que será realizada no Parque de Exposições da Gameleira

Publicado

⠀em

Exposição Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira começa no domingo em Belo Horizonte

No domingo (05), será dada a largada para a Exposição Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira, que acontece até o dia 12, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento, que é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei – ABCCPônei, acontece junto com a Exposição Nacional Macapê, que reúne outras raças, como Mangalarga Marchador, Campolina e Jumento Pêga.

De acordo com Gabriela Daldon, Diretora de Marketing da ABCCPônei, essa edição pode ser considerada a ‘Maior Nacional do Século’, o evento já registra mais de 350 animais inscritos, que entrarão em pista sobe os olhares atentos dos árbitros Viriato Mascarenhas, Coriolano Dias, Roberto Antônio Sales, Luiz Antônio do Nascimento Júnior e Gustavo Herter Terra e com a presença do superintendente da ABCCPônei, Murilo Sérgio Gomes.

Dentre a programação, a associação irá realizar a Prova Social, com a disputa na Prova do Apresentador Mirim com a distribuição de prêmios. Para a disputa, a prova com o Cavalo Piquira será montada e com o Cavalo Pônei um desafio de percurso.

Vale destacar que, neste ano, durante a Nacional do Pônei Brasileiro, será escolhido o Campeão dos Campeões.

Leilão Pônei Show

Como parte da programação, a Exposição Nacional do Pônei Brasileiro terá o 19º Leilão Pônei Show, que será realizado no dia 10, a partir das 20h, no Tatersal de Leilões do Parque da Gameleira. De acordo com a organização, os melhores animais estarão presentes no pregão, que promete ser um sucesso.

Programação Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira

O evento, que começa neste domingo, terá transmissão ao vivo simultaneamente pela JK Produções. Todas as informações podem ser conferidas através do @abccponei.oficial no Instagram. Confira a programação, que está sujeita a alteração;

05/05 – Entrada dos animais (08h às 18h);
06/05 – Entrada dos animais e admissão (08h às 18h);
07/05 – Entrada dos animais e admissão (08h às 18h), Assembleia Geral (18h);
08/05 – Admissão (08h às 12), Início dos julgamentos Cavalo Pônei (14h);
09/05 – Continuação julgamento Cavalo Pônei e início dos julgamentos Cavalo Piquira (08h);
10/05 – Continuação dos julgamentos (08h), Leilão Pônei Show (20h);
11/05 – Continuação dos julgamentos, Provas Sociais, Grandes Campeonatos, e Campeão dos Campeões (09h);
12/05 – Saída dos animais (horário livre).

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/H. Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Universidade do Cavalo sediou a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2024

Competição foi realizada nos dias 26 e 27 de abril em Sorocaba (SP), no mesmo local que foi palco da Final Paulista em 2023

Publicado

⠀em

Universidade do Cavalo sediou a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2024

Na última semana, nos dias 26 e 27 de abril, a Universidade do Cavalo em Sorocaba (SP), foi palco da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2024. De acordo com a Associação Brasileira de Equitação de Trabalho – ABET, o evento marcado por recordes e grandes novidades no que diz respeito à dinâmica e realização da competição.

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Neste ano, o evento quebrou o recorde de inscritos na modalidade desde a fundação da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho – ABET no ano de 2018. No total, foram 88 inscritos, que compuseram seus conjuntos com cavalos de nove raças diferentes além de animais ½ sangues e sem raça definida.

A associação destacou que, devido ao número de inscritos, os competidores das categorias Amador, Intermediária e Principal foram consultados para antecipar o julgamento dessas modalidades. “Isso foi novidade nas provas da modalidade do país, embora previsto no programa da prova, esse item anteriormente nunca tinha sido colocado em prática. O sucesso foi total, toda programação da ABET do final de semana foi antecipada e pontualmente às 7h30 do sábado, os juízes deram continuidade ao julgamento das sete categorias restantes”, explicou a associação.

Divulgação/Montart

Para Ana Vitória Vilela que agora também faz parte do corpo diretivo da ABET, foi uma alegria receber a família da modalidade. “Estamos muito felizes em poder receber a família da modalidade novamente em nossa casa, o “povo” gosta daqui, por dois anos consecutivos conseguimos quebra de recorde de inscritos o que nos honra muito. A Universidade do Cavalo está sempre à disposição da ABET”.

Gabriel Marins, da comissão organizadora da Universidade do Cavalo, frisou que em comparação com a prova do ano passado, muitas melhorias foram realizadas. “Melhoramos muito e queremos melhorar mais. Ficamos muito felizes em poder acolher toda equipe da ABET, além de parte dos competidores aqui na nossa casa desde a chegada na sexta pela manhã até o final do evento. A prova em si foi impecável, tudo dentro do horário sem nenhum atraso e nenhuma ocorrência que merecesse maior atenção”.

O resultado completo pode ser conferido através do site da ABET.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABET)
Foto de chamada: Divulgação/Ney Messi

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Festa do Peão coloca Barretos entre os 10 destinos mais buscados no mundo pelo Airbnb

Município é a única cidade brasileira na lista de destinos entre hóspedes globais. Plataforma aponta Festa do Peão de Barretos como responsável

Publicado

⠀em

Festa do Peão coloca Barretos entre os 10 destinos mais buscados no mundo pelo Airbnb

De acordo com o Airbnb, Barretos (SP) está entre os 10 destinos em alta para hóspedes de todo o mundo para estadias em junho, julho e agosto de 2024.

Em agosto, a cidade recebe turistas de todo país e até internacionais para a Festa do Peão de Barretos, o maior rodeio da América Latina, que neste ano acontece entre os dias 15 e 25/08. Anualmente, o evento recebe aproximadamente 900 mil visitas, impactando a economia de toda região.

“A movimentação e o impacto econômico da Festa do Peão de Barretos são reconhecidos em um raio de até 150 km na região. Setores ligados ao turismo são os mais fomentados. E esta pesquisa coloca Barretos e o Brasil entre destinos do mundo em uma época que o mais comum é optar por destinos no Hemisfério Norte”, aponta Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes, associação organizadora da Festa, que está em sua 69a edição. Trata-se também do evento mais antigo do gênero no País.

Segundo o site oficial do Airbnb, Barretos é a única cidade brasileira na lista de destinos em alta entre hóspedes globais. Nesta lista estão cidades como Lille (França) e Dortmund (Alemanha). Estes lugares vão sediar grandes eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, o Campeonato Europeu de Futebol, e a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, conhecida mundialmente.

Festa do Peão de Barretos

A 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, e os ingressos já estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/.

Estão disponíveis lotes para os nove (9) setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Alisson Demetrio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Iniciativa visa promover ação social para combater o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar no Brasil

Publicado

⠀em

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento Pacto Contra a Fome

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP), terá como parceiro social desta 9ª edição o movimento Pacto Contra a Fome, para juntos promoverem o combate ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar no Brasil.

A fome é um problema ainda grave no país. De acordo com o Instituto Fome Zero, em pesquisa divulgada em março passado, relativa ao ano de 2023, o número de brasileiros que sofrem insegurança alimentar no país chega a 20 milhões de pessoas. Essa projeção foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, estudo feito pelo Pacto Contra a Fome demonstra que 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.

Diante desse quadro, a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA, Renata Camargo, afirma que o tema precisa ser combatido por todos os atores importantes da sociedade, e o agronegócio sempre se mostrou sensível à causa. “A preocupação com a insegurança alimentar faz parte do nosso meio. Essa ação em conjunto com o Pacto Contra a Fome pode trazer novas ideias e projetos viáveis para que possamos juntos eliminar esse problema ainda tão presente na nossa sociedade”, pontua.

A CEO do Pacto Contra a Fome, Rosana Blasio, acredita que a parceria será bastante positiva. “Temos convicção de que as mulheres que atuam no agronegócio têm muito a contribuir seja por meio da incidência em suas comunidades, no apoio às pautas ou agregando ideias e iniciativas que ajudem a mudar os ponteiros da fome no Brasil.”

Missão

O Pacto Contra a Fome tem como missão acabar com a fome até 2030 e, até 2040, ter todas as pessoas bem alimentadas. O cumprimento desta meta passa por iniciativas de todos os setores, de governos à sociedade civil. Para o Instituto, a fome é um problema complexo e multissetorial cujas causas são a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso ao alimento, e sua erradicação depende de uma série de ações e políticas públicas que atuem em suas origens.

O maior congresso global de mulheres do agronegócio

Caminhando para sua nona edição, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A expectativa deste ano é receber 3.600 congressistas, novo recorde de público.

Trabalhando assuntos diversos, relevantes e atuais, com a presença de grandes nomes e instituições do agro, este ano o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio terá como tema principal “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, cujo objetivo é utilizar a força da voz feminina como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

Apesar do feriado, primeira semana de maio está agitada com a agenda de provas movimentada em diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

O mês de maio ainda não começou, mas para aqueles que gostam de acompanhar as provas e eventos equestres, se preparem. A primeira semana de maio já começa agitada, com várias provas espalhadas pelo Brasil.

Agenda primeira semana de maio:

29/04 a 04/05

12ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador de Diviópolis

Parque de Exposições – Divinópolis – MG

30/04 a 05/05

4ª Exposição Regional e Dobradinha Marcha Vale

35ª Exposição Especializada de Jacareí

Sindicato Rural de Jacareí – SP

01/05

Morfologia Passaporte

Concentração de Machos

SEM FRONTEIRAS C.C.C. – Uberaba – MG

Copa de Marcha de Bragança Paulista

Parque de Exposições Fernando Costa (Posto de Monta) – Bragança Paulista – SP

01 a 04/05

1ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador

Parque de Exposições José Thiara –  Ipiaú – BA

4ª Etapa da VII Copa SGP

Rancho Faria – Apucarana – PR

01 a 05/05

Doma de Ouro

Freio do Proprietário

Credenciadora Aberta

Paleteada

Cabanha Rio Bonito – Ponta Grossa – PR

02/05

Última Etapa Campeonato Haras Twin Brothers de Ranch Sorting

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

02 a 04/05

4ª Etapa do Camp. Barretos 2023/2024

Parque do Peão – Barretos – SP

3ª Etapa da Copa Freedom

Haras do Lay – Capim Branco – MG

4º Etapa do I Camp. Bauru Tambor Fest

Recinto Mello Morais – Bauru – SP

02 a 05/05

3ª ETAPA SELETIVA DA JUVENTUDE E CSN DE AMADORES

Clube Hípico de Santo Amaro – São Paulo – SP

XXXIX Exposição Especializada do M.M. de Araruama

Parque de Exposições de Araruama – Araruama – RJ

Exposição do Cavalo Mangalarga

FACILPA – Lençóis Paulista – SP

02 a 12/05

11ª Semana do Cavalo – 1ª ETAPA e 2ª ETAPA

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

03/05

Paleteada – São José

CTG OS PRAIANOS – São José – SC

03 e 04/05

Paleteada

Inclusão de Ouro

Doma de Ouro

CTG Manotaço – Gramado – RS

2ª Etapa do 3º Campeonato Playboy Metalic de Ranch Sorting

Haras Yoshimura – Dracena – SP

Campeonato Sul Matogrossense NSMCA 2023/2024 – 4ª Etapa

Rancho Nossa Senhora das Graças – Campo Grande – MS

Prova da XV ExpoCarmo

Recinto de Rodeio – Carmo da Mata – MG

Rodeio da ExpoBragança 2024 – 2ª Semana

Pq. de Exposições – Bragança Paulista – SP

1ª Etapa do Camp. Vale do Araguaia 2024

Sindicato Rural – Torixoréu – MT

4ª Etp. do XI Circ. Barrel Race

Haras Raphaela – Tietê – SP

7ª Etapa do Camp. Paraense 2023/2024

Rancho JR – Parauapebas – PA

3ª Etapa do Camp. R. Porta do Céu 2024

Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

Rodeio Expogloria 2024

Pq. de Exposições – Glória de Dourados – MS

03 a 05/05

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

1ª Exposição Mangalarga

Parque Fernando Costa – Bragança Paulista – SP

Final Circ. Vale do Tambor 2023/2024

Sindicato Rural – Taubaté – SP

04/05

1º Poeirão Central da Marcha

Núcleo Mangalarga de Amparo – AMPARO – SP

IV Cavalgada Fazendas Históricas

Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana – Morro Agudo – SP

II Etapa Circ. de Provas Esportivas Sudoeste da Bahia

Haras 5 de Ouro – Vitória Da Conquista – BA

3ª Copa Nucave Dores de Campos

Parque de Exposições – Dores de Campos – MG

2ª Copa de Marcha Oficial do Haras Fusquinha

Haras do Fusquinha – Sete Lagoas – MG

I Copa de Marcha Oficial do Cavalo M.M de Belo Oriente

Parque de Exposições – Belo Oriente – MG

2ª Etapa do III Circuito Mineiro de Ranch Sorting

Rancho União – Sete Lagoas – MG

3° Campeonato RSSPR – Quick as Cat 5E – 2ª Etapa

Haras Relincho – Candói – PR

5ª Etapa do 6º Campeonato Barretos de Ranch Sorting

Hípica Parque do Peão de Barretos – Barretos – SP

Valentim Rodeio Show 2024

Recinto de Rodeio – Valentim Gentil – SP

1ª Etapa Circuito de Provas For Horse

Recinto de Rodeio – Estrela do Norte – SP

2° Prova CT Rubens Candido

CT Rubens Cândido – Sumaré – SP

Prova CT Nilton Silvestre

Parque de Exposições – Telemaco Borba – PR

04 e 05/05

Concurso de Hipismo Completo Nacional

Centro Hípico de Tatuí/Hípica Centaurus – Tatuí – SP

2 Copa Crat – 3 Etapa

Rancho Doma – Taquaritinga – SP

05/05

Prova de 3T Rancho A2

Rancho A2 – Tupaciguara – MG

2ª Prova Rancho Conquista

Rancho Conquista – Monte Santo de Minas – MG

05 a 12/05

Exposição Macapê – Campolina

Exposição Macapê – Mangalarga Marchador

Exposição Macapê – Pônei

Exposição Macapê – Muares

Parque da Gameleira em Belo Horizonte – MG

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ANCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Semana do Cavalo: feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

11ª Semana do Cavalo será realizada entre os dias 02 a 12 de maio com entrada gratuita

Publicado

⠀em

Semana do Cavalo Feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

É comum ouvirmos falar dos milhões da agropecuária brasileira, mas pouco se destaca o setor equestre que contribui significativamente com esses números. Atualmente a movimentação da equinocultura é estimada em cerca de R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O Brasil possui 5,8 milhões de equinos, ocupando a quarta posição deste ranking. O país tem uma variedade de raças de equinos, incluindo raças nacionais como Mangalarga Marchador, Campolina, Crioulo e Quarto de Milha, que são usadas tanto para trabalho quanto para esportes e lazer.

Em Mato Grosso, a equinocultura apresenta expressivo potencial econômico e social. Prova disso, são os números expressivos apresentados durante a “Semana do Cavalo”, maior evento equestre de feira de negócios do país. Ambiente de competição e lazer familiar realizado em Cuiabá. Já na 11ª edição, este ano o evento será entre os dias 02 a 12 de maio, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

Organizada pelo Haras Twin Brothers, nos últimos anos a feira comercializou mais de R$ 10 milhões em animais e registrou faturamento superior a R$ 50 milhões, desde sua primeira edição. Com extensa programação técnica, leilões e atrações musicais, mais uma vez a Semana do Cavalo será uma oportunidade para parceiros, patrocinadores e expositores divulgarem seus negócios a um público que pode chegar a mais de 80 mil pessoas.

“A Semana do Cavalo já se consolidou como o maior evento equestre do Brasil. Movimenta a cidade, proporcionando ocupação de hotéis com a presença de turistas, e movimenta a economia local, gerando trabalho e renda para muita gente”, destacou Caê Póvoas, que ao lado do irmão Marcos Póvoas organizam o evento.

Fomento econômico

Em 2023, a Semana do Cavalo bateu um novo recorde. Cerca de 1,2 mil equinos passaram pelo parque. Houve também a evolução em volume de público e de negócios. Foram comercializados 240 animais e um faturamento superior a R$ 6 milhões. O primeiro leilão de gado, comercializou mais de 750 cabeças, resultando num faturamento de mais de R$ 2 milhões.

A empresa MaquiParts, concessionária dos tratores LS para os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, esteve presente nas últimas oito edições e já confirmou presença para este ano. Além de difundir o nome e de divulgar a marca, o proprietário Márcio André Porto da Rosa ressalta que a participação proporciona captação de clientes, novos amigos e vendas dos produtos.

“Nossa primeira participação na Semana do Cavalo aconteceu em 2016 e de lá para cá, procuramos participar dos eventos organizados pelos irmãos Póvoas. Para este evento vamos levar nossos modelos de tratores que melhor se encaixam no trabalho diário dos pecuaristas, dos criadores de cavalo e dos agricultores em geral, desde o pequeno até o grande produtor rural. Então o público pode ir para conferir os tratores que possuem o melhor custo/benefício para o seu negócio”, afirmou Márcio André.

E quem também garante a viabilidade da feira como um espaço confiável para realizar seus negócios é Anderson Yves, diretor comercial do Grupo Domani Veículos, que representa as marcas Fiat, Jeep e RAM.

“Realizamos várias rodadas de vendas, levamos nossos veículos para perto de nossos clientes, para que eles possam conhecer nossos produtos. Cada edição é a melhor expectativa possível. Neste ano, vamos expor nossa nova linha, a Rampage. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto e fazer teste drive. Alcançamos resultados positivos durante a Semana do Cavalo, com boas negociações de vendas e prospecções para futuras negociações.”, garantiu Yves.

A Semana do Cavalo conta também com a parceria da Supra Alimentos, uma das líderes nacionais em nutrição equina. O gerente Paulo Belanda pontua que animais que participam da feira já consomem os produtos da Supra e sendo um dos maiores eventos do Brasil, a Semana do Cavalo é uma das maiores vitrines de negócios para os expositores.

“Este ano será a quarta edição que participamos e espero que ainda tenhamos muitos anos pela frente. A expectativa é de que como nos anos anteriores os números sejam superados e que tenhamos resultados ainda mais surpreendente”.

Os organizadores ressaltam a importância dos patrocinadores, sem os quais o sucesso da Semana do Cavalo não seria possível. De acordo com os irmãos Póvoas, ainda há espaço para novos parceiros. Interessados devem entrar em contato no telefone: (65) 9 8124-9634.

Semana do Cavalo

O público-alvo da Semana do Cavalo é bem extenso, desde amantes de cavalo e esportes equestres até pessoas que procuram por lazer com entrada gratuita. A programação com atrações diferenciadas traz provas técnicas, leilão, cursos, galeria de garanhões, tendas gastronômicas, espaço kids e shows nacionais e regionais.

Crianças e jovens terão uma programação especial, com um amplo espaço kids, além de provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha e goat-roping (laço de cabra).
Todos os shows terão a entrada para a pista gratuita, mas os visitantes são convidados a doar 1kg de alimento, que será destinado ao projeto de equoterapia do Haras Twin Brothers, bem como para distribuição de cestas básicas a famílias em condição de vulnerabilidade.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Wallace Dutra

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Veterinários estão ligados diretamente ao bem-estar animal e contribuem fortemente para o fortalecimento do mercado de equinos no Brasil

Publicado

⠀em

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Neste sábado (27), é comemorado o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que celebra a profissão e seus profissionais que trabalham para cuidar da saúde dos animais. A data é sempre comemorada no último sábado do mês de abril.

Dia Mundial da Medicina Veterinária

Tudo começou com John Gamgee, professor da faculdade de Edimburgo (Reino Unido), que reuniu professores e profissionais de Medicina Veterinária de toda a Europa nos dias 14 a 18 de julho de 1863 na Alemanha. Nesse evento, com 103 profissionais, foi criada a World Veterinary Association (WVA).

Desde então essa associação representa mundialmente os médicos veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades para o desenvolvimento e valorização da profissão. Como uma forma de homenagear os médicos veterinários, em 2000, foi criado o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

A Medicina Veterinária é uma profissão fundamental para a sociedade, pois atua em diversas áreas, como a produção animal, a clínica e cirurgia veterinária, a saúde pública, o meio ambiente, entre outras. Ela é responsável por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, a prevenção e tratamento de doenças que afetam os animais e a saúde humana, e por contribuir para a preservação da fauna e flora.

Neste ano, o tema levantado pela WVA é “Médicos veterinários são profissionais de saúde essenciais”. As competências dos médicos veterinários devem ser consideradas “como parte essencial e integrante da saúde em geral” – ressalta a WVA, observando que a aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.

Fonte: Hospital Veterinário UFPR e AviSite
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Várias entidades externaram preocupação sobre a normativa, que segue em consulta pública e que antes de entrar em vigor, passará por um ‘Estudo de Impacto Regulatório’

Publicado

⠀em

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Durante essa semana, membros da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM participaram da reunião comandada pelo IBEqui para discutir a proposta de nova Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre Processamento, Comercialização, Controle e Transporte de Sêmen de equídeos.

O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve como objetivo principal a formalização de um ofício ao Ministério da Agricultura com os apontamentos de ‘Inexequibilidade da proposta’, que pode gerar diversos prejuízos ao segmento equestre nacional.

Além dos representantes da ABCCRM, estiveram presentes membros de outras entidades, como Marco Alvarenga, presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abravq) e outras associações de raça. Como representante do MAPA, Guilherme Campos, representando o MAPA, que definiu que o primeiro passo será formalizar um ofício ao Ministério da Agricultura.

Em janeiro deste ano, a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM comunicou os seus associados sobre consulta pública realizada pelo MAPA sobre a normativa.

Em comunicado, a entidade destacou que “tais medidas estão fora da realidade vivenciada pela Equideocultura brasileira e acarretarão, aos criadores, grandes desafios, por exemplo, a inviabilização do acesso democrático aos bancos genéticos disponíveis, visto, inclusive, a grande extensão territorial do país”. A associação ainda ressaltou a reocupação com este processo e seus consequentes prejuízos para o setor.

Normativa

Caso tal normativa seja implementada, todas as comunicações de cobrição realizadas por inseminação artificial (com utilização de sêmen congelado, fresco ou refrigerado) em que o proprietário do doador de sêmen não for o mesmo da matriz inseminada, deverão estar acompanhadas da nota fiscal emitida por uma central de coleta credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Revista Horse)
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Na reta final do mês, eventos e provas equestres seguem movimentando o país

Publicado

⠀em

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Abril está na sua reta final, mesmo assim, os eventos e provas equestres seguem agitando o cenário do mundo do cavalo. Nesta semana, um dos destaques da agenda de provas equestres é o GP América Futurity que acontece no Jockey Club de Sorocaba no sábado (27).

Confira a agenda dessa semana de provas equestres:

22 a 27/04

Exposição Estadual de Minas Gerais

Parque de Exposições de Itabira – Itabira – MG

23 a 28/04

CSI-W 2* / CSN 4*

Sociedade Hípica Paranaense – Curitiba – PR

24 a 28/04

Credenciadora Aberta

Paleteada

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Parque de Exposições Lacerda Werneck – Guarapuava – PR

7ª Exposição Especializada do N. C.C.M M. de Muriaé e Região

Parque de Exposições Lael Varella – Muriaé – MG

Circuito ANQM de Vaquejada

Parque Theodorico Bezerra em Tangará – RN

25/04

Concentração de Machos

Morfologia Passaporte

Rio Grande – RS

25 a 27/04

2ª Etapa da II Copa Rural

Parque de Exposições – Londrina – PR

2ª Etapa NACR 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

25 a 28/04

2ª Etapa do Camp. Tocantinense 2024

CT Márcio Camargo – Gurupi – TO

11ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador em Irecê – BA

Parque de Exposições de Irecê – BA

4ª Prova Arena Partners

Arena Partners – Lucas do Rio Verde – MT

26/04

Revisão Coletiva

Estância São Jorge – Campo Largo – PR

Revisão Coletiva

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Concentração de Machos

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Concentração de Machos

Hotelaria Rebenque Velho – RS

2ª Etapa ANWP 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

26 e 27/04

4ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Ribeirão Rodeo Music 2024

Parque de Exposições – Ribeirão Preto – SP

2ª Etapa Campeonato Carajás 2024

Faz. Nova Triângulo – Sapucaia – PA

25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe

Expo Bragança – Bragança Paulista – SP

Laço Criador

Crioulaço

JATAI/GO – Brasília – DF

26 a 28/04

FACILPA – Rodeio Lençóis Paulista 2024

Parque de Exposições – Lençóis Paulista – SP

28/04

Exposição Morfológica

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Revisão Coletiva

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Exposição Morfológica

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Elfar Fest Copa de Marcha

Haras Elfar – Lavras – MG

3ª Copa Nucave Carandaí

Parque de Exposição Carandaí – Carandaí – MG

XII Copa de Marcha Lagoa Formosa

Parque de Exposição – Lagoa Formosa – MG

I Etapa Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Universidade do Cavalo – Sorocaba – SP

I Etapa Ranch Sorting – Núcleo Muriaé

Parque Exposições de Muriaé – MG

3ª Etapa do 6º Campeonato RSBR

Haras Luana – Rio Claro – SP

GP América Futurity e GP Presidente da ABQM

Jockey Club de Sorocaba – SP

I Prova Victory Ranch

Victory Ranch – Janiru – SP

Rodeio de Taboadão 2024

Recinto de Rodeio – Aparecida do Taboado – MS

6ª Festa do Cavalo da APAE

Parque de Exposições – Itapira – SP

2ª Etapa da I Copa Equilibirum

Parque de Exposições – Ipameri – GO

I Treinão de 3T Terras Altas

Parque de Exposições – Passa Quatro – MG

27 e 28/04

5ª Etapa Lets Go Cup 2023/2024

Parque de Exposições – Toledo – PR

Paleteada

Parque de Exposições Ananias Vasconcellos – Rosário Do Sul – RS

Freio do Proprietário

Freio Jovem

Rio Grande – RS

Laço Criador

Crioulaço

Rancho Fundo – Sorriso – MT

28/04

Paleteada

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Revisão Coletiva

CT HARDT – Barra Velha – SC

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads