Geral

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis

Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, esposas de treinadores e competidores precisam ‘se virar nos 30’ para dar conta de tudo

Publicado

⠀em

Não tem jeito, a função da mulher moderna é ser multitarefa. Em muitas famílias, fica para a mulher cuidar da casa, dos filhos, do marido, dar suporte ao trabalho do marido e tocar seu próprio negócio. E foi pensando nelas que elaboramos esse ‘Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis’.

Conversamos com esposas de treinadores e competidores a fim de saber como elas conciliam filhos, casa, casamento, trabalho, lazer, estudo, ufa…. e ainda buscam tempo para elas mesmas. Os desafios constantes de lidar com uma alta demanda de responsabilidades, certamente, geram uma série de decisões.

Sem dúvida, elas precisam achar uma forma de organizar e sincronizar tudo. Por outro lado, será que elas sentem medo de não conseguir dar conta? Como será que, no meio do cavalo e do rodeio, essas guerreiras fazem?

Cavalo x Mulher. Em outras palavras, uma jornada dupla, tripla, quádrupla. E é por isso que nesse Dia da Mulher queremos homenageá-las contando algumas das muitas histórias que estão espalhadas no nosso meio.

E foi essa a pergunta que fizemos a elas: como você concilia a vida de casa, vida pessoal de lazer, com as viagens/prova do marido/filhos e ainda na administração dos centros de treinamento/haras?

Tatiana

Tatiana Ganasevici Gruman – Haras RT

“Acho que a mulher, por natureza, é sempre taxada como essa figura de ‘super heroína’. Somos nós que, de fato, ‘damos conta’ e aí se não dermos. Portanto, há a preocupação com nosso lugar na sociedade e a possível sensação de ter falhado se não conseguirmos. Na prática, é um serviço de equilibrista. Mas, eu penso que você tem que gostar.

Os cavalos foram e são uma paixão para mim. Acima de tudo, foram eles que me fizeram formar essa família. O amor veio do meu pai e o destino me fez conhecer o Renan. Então, acho que o grande segredo para essa ‘conta fechar’ seja amar o que estamos fazendo. Existem muitos dias que me sinto sobrecarregada e outros nem tanto.

Aí está o equilíbrio de novo. E a chave é manter a organização. Mesmo com dificuldades, a gente consegue acertar e dar asas para os nossos sonhos. Os momentos de lazer são poucos, mas necessários. Relaxar é fundamental para manter o psicológico bom. Apesar de lidarmos com animais, também lidamos com pessoas e com sonho das pessoas.

O Francisco, nosso filho, também gosta bastante, já que ele encontra muitos amigos nas provas. Nesse último ano, as aulas online ajudaram nisso – em não acumular faltas devido as nossas ausências para as viagens de provas.

Em resumo, para conciliar é preciso manter a cabeça equilibrada, gostar dessa vida para ela ser possível e proveitosa e não se culpar demais quando não conseguir resolver tudo. Sempre há um novo dia e mais oportunidades para por tudo no lugar!”

Viviane Ferreira – ACR (Associação dos Campeões de Rodeio)

“Eu sendo dona de casa, mãe de duas crianças pequenas, esposa e, além disso, estar junto do Edevaldo (Ferreira, competidor de montaria em Touros) na administração da ACR tenho que saber administrar bem meu tempo a fim de dar conta do dia.

Para isso eu tenho meu tempo programado. Acordo muito cedo, cuido dos afazeres da casa, tarefas das crianças, almoço. Então, a partir das 14h, deixo a agenda toda exclusivamente para ACR, sem hora para acabar. É um dia a dia corrido, mas consigo até dar umas passeadas e me dedicar a gastronomia, que eu adoro”.

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Leslie

Leslie Gomes Osti – Haras Jamaica

“O amor é que me faz conciliar o emprego com a família. Por mais que as coisas sejam estressantes, tudo eu faço com amor, se não sai como a gente planeja. A minha família é um amor incondicional, onde recarrego minhas energias, me refaço. Assim como sofro, comemoro, perdoo. A minha família é tudo o que eu sou, a minha base para ser o que eu sou.

Em outras palavras, o companheirismo com o meu esposo (Roque Osti), e o amor, é claro, me fazem conciliar a casa, as filhas e o esposo, e o emprego. Acho que eu posso dizer que eu sou uma mulher maravilhosa, amo minhas filhas, amo meu esposo e amo o que eu faço”.

Jaqueiny

Jaqueiny Monike – Haras Tri Mais Ranch

“Confesso que não é fácil conciliar a vida de esposa, mãe, dona de casa e ainda provas e viagens! Mas o AMOR é sempre MAIOR e fala mais ALTO. Quando vamos para as provas, a correria começa. Faz um pouco das malas, arruma as traias, volta para as malas. Em seguida, vai ao mercado enquanto o marido está dando banho na tropa.

Daí volta, termina de colocar as últimas roupas e itens nas malas. Confere se está certinho, se está tudo arrumado, remédios, roupas e as botas. Logo depois, confere as papeladas e documentos de todos e dos cavalos. Arruma a caminhonete, filha, marido e cachorro (risos), que é mais um membro da família que temos que cuidar.

Ufa!!! Uma jornada dupla, tripla, quádrupla … sei lá quantas!?. Mas mesmo assim agradeço em ser MULHER. Não me canso de agradecer. Ainda mais quando o resultado chega, seja de mim, da minha filha, marido ou mesmo dos meninos que nos ajudam nessa batalha”.

Ana Claudia Teodoro Baião – Baião Reining Horses (Arizona/EUA)

“Para mim, o mais difícil, um exercício diário, é dançar conforme a música. Não adianta querer dar conta de tudo o tempo todo, tem que saber priorizar. Quando eu comecei a trabalhar de ‘groom’ aqui nos Estados Unidos e a gerenciar o centro de treinamento do Muehlstaetter, onde meu marido o Pedro era treinador, minha rotina era basicamente acordar bem cedo e voltar para a casa todos os dias depois das 8 horas da noite. Se parar nem para almoçar. Era uma correria só, mas eu e o Pedro estávamos sempre juntos. 

Quando eu engravidei trabalhei até o final da gestação, mas em um ritmo menos acelerado. Hoje meu filho tem 2 anos e meu trabalho só aumenta. Além de mãe, dona de casa, esposa, ‘groom’, sou a pessoa que é responsável por toda a parte administrativa/financeira do centro de treinamento. Não é fácil e pior ainda é quando você não tem uma rede de apoio, como no meu caso. Eu não tenho ninguém da família perto que possa me ajudar e isso acaba sendo muito desgastante para mim.

Rotina é uma coisa que eu ainda não tenho, pois o Ben ainda não está na escola. Mas, basicamente, a parte da manhã eu tento organizar a minha casa enquanto ele dorme. Quando ele acorda vamos para o rancho. Voltamos para o almoço e a tarde faço alguma coisa de escritório ou das redes sociais que eu gerencio. E a noite eu preparo o jantar, o Pedro chega do rancho e conseguimos ficar juntos um pouco. Caio na cama muito cansada.

Alguns dias preciso encaixar um supermercado, sair para fazer compras para o rancho ou passar no veterinário para pegar algum medicamento, e ainda gravar, editar e postar conteúdos para as redes sociais. Tem dias que não consigo fazer absolutamente nada do que eu queria ou planejei e tem outros que faço e ainda sobra tempo. Quem é mulher vai me entender, a gente consegue se desdobrar em mil para conseguir dar conta do recado certo?!

Incluo ainda nessa equação toda as provas. Sempre vou junto, com o filho a tira colo, para trabalhar e torcer muito. Confesso que está faltando o tempo para mim, isso eu ainda não tenho! Mas eu sei que quando o Ben entrar na escolinha vai dar para organizar isso melhor. Aproveito o final de semana e deixo livre, sem cobranças. Dormir até um pouco mais tarde, sair para passear, comer fora, assistir filmes e aproveitar em família! Eu acho que o segredo disso tudo é a gente conseguir não se cobrar tanto!”

Ana Paula Mailho Savini – Haras Savini

“Na verdade, tudo vai se encaixando. Apesar de cuidar da casa e das minhas filhas, ainda tenho a empresa e o haras. Nunca é fácil! Acabo delegando os afazeres da casa e procuro ter gente de responsabilidade comigo.

Chega a ser cansativo, porque no haras a burocracia fica tudo comigo. Mas mesmo assim é muito gratificante! Tudo que eu faço pela minha família acaba sendo recompensado. Participar desse grande turbilhão de emoções e sentimentos que as muitas jornadas me proporciona. São momentos ímpares de muita felicidade, porque eu fico cada vez mais próxima das minhas filhas”.

Fernanda Nogueira Dias – CT Miguel Dias

“Sou esposa do treinador Miguel Dias e administro o centro de treinamento. Minha vida no Quarto de Milha começou como competidora. Me casei com meu treinador e vieram meus filhos, que logo seguiram nossos passos. Então, deixei de competir pelos compromissos com filhos, casa e a administração do nosso CT.

A vida no meio de competição, para mim, é bastante corrida, pois tento ajudar nas reservas de baias (que sempre acabam em 1 segundo), na escolha dos dias de inscrever para as categorias Test-horse. E ainda decidir qual prova é mais viável para determinado momento. Também organizo trailer, malas, exames e vacinas, GTA…

Uma loucura semanal, mas que ao mesmo tempo é muito prazeroso para quem ama tanto o esporte, como sempre foi meu caso. O cavalo que, antigamente era um mundo masculino, hoje acredito que não só nós mulheres conquistamos nosso espaço, como também dominamos o esporte como um todo. Temos mulheres que são treinadoras de cavalo, competidoras e empreendedoras”.

Jéssica Barbon – WP Ranch

“Ao receber este ilustre convite parei para analisar a fundo essa questão de conciliar as mais diversas funções que desempenho: esposa, minha carreira profissional e na administração do WP Ranch, ao lado do meu marido Bruno Vaz. E percebi que, apesar de ter assumido literalmente jornada tripla, não enxergo como sobrecarga e sim como uma escolha ligada à amor e dedicação. Tudo que sai do coração não se torna um fardo e sim um propósito.

Há quase uma década eu assumo um propósito, abraço um sonho, cultivo expectativas, alimento planos e colhemos cada vez mais os frutos do que sonhamos, juntos. Não é só sobre casamento, não é só ter uma carreira profissional, ou sobre administrar jurídico, financeiro do rancho. Não é só sobre participar de eventos, que seja debaixo de sol, quer seja debaixo de chuva.

Também não é só sobre todas as viagens que fazemos para competições, ou sobre não ter tanto tempo para lazer. É sobre cumplicidade, ao meu companheiro de vida, aos nossos animais e respeito aos nossos clientes.

Eu costumo dizer que tudo por aqui sempre girou em torno do Winning Pep, a nossa grande estrela, e que honra poder tê-lo! Na nossa casa ‘só dá’ o Winning, nos nossos investimentos financeiros, nas viagens que durante muitos anos se resumiram a ele, até nas nossas alianças (risos) e, principalmente em todos os nossos sonhos.

Não serei hipócrita de dizer que não tivemos momentos difíceis, ou que nunca me vi cansada. Essa jornada realmente não é fácil, isso sem contar que no início ainda era universitária. Mas poder chamar a história deles de ‘nossa’ é um enorme prazer pra mim”.

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Andréia

Andréa de Oliveira Finotti – Haras Phoenix

“Meu dia começa às 6h30 da manhã tratando os cavalos. Logo depois levo minha filha na escola, tomo café da manhã e vou montar os cavalos. Entre um cavalo e outro, aproveito para colocar uma roupa na máquina ou estender ou recolher. Assim, por volta de 11 horas volto para casa, preparo o almoço e levo meu enteado para escola. 

Em seguida, faço anotações dos dias que tem prova, visita de veterinário, ferrador. Organizo a chegada de feno, alfafa, ração e serragem até as cinco. Depois venho para casa para limpar e organizar as coisas da casa. Isso quando não vamos para prova. Semana de prova somo tudo isso a arrumar as coisas no trailer e no caminhão a fim de sairmos de viagem.

O final do dia fica para tomar um bom banho e buscar meu enteado na escola, passar no mercado e voltar para casa. Faço uma janta e enfim, curto o marido. No dia seguinte, começa tudo outra vez: monta cavalo, encilha, desencilha, dá banho, solta no piquete; estende e recolhe roupa, limpa casa, faz comida, leva e busca as crianças na escola; passa no mercado, faz inscrição para prova, enquanto a filha brinca; por fim vem o marido, fazer um cafuné, conversar um pouco, cuidar e curtir“.

Luzia Taboga – CT Taboga

“Em primeiro lugar, tenho de ser grata a Deus por tudo o que tenho. Gratidão pela vida, pela saúde, pela família, amigos e pelo trabalho que desempenho ajudando no negocio da família. Não é muito fácil, mas a gente aprende a dar conta de todas as funções com perfeição. Acho que isso já é algo natural das mulheres, conciliar casa, família, filhos, e trabalho externo. 

Sempre gostei muito dos desafios e sempre tentei aprender sobre assuntos os quais eu não dominava ou domino. Não sei se isso é bom ou ruim, porém aprendi com o tempo que nem sempre as coisas são como a gente quer. Mas quando fazemos com amor o que gostamos sai muito bem feito.

Tento fazer as coisas sempre ficarem o mais próximo possível da perfeição. E que, antes de qualquer coisa que queiramos iniciar, temos que planejar e se organizar para ter tranquilidade para as situações inesperadas que algumas vezes acontecem. Acredito que todas as mulheres são guerreiras. As que fazem os serviços da casa e as que além da casa também têm um trabalho externo. A maior parte das mulheres hoje conciliam casa, família e trabalho externo. São funções totalmente diferentes e que em todas exigem muita dedicação.

Eu vou falar por mim. Desde quando me casei adoro minha função de mulher do lar cuidar da casa, marido, filhos. Tenho dois que são minha inspiração e orgulho e ainda tenho meu netinho Diogo, que adoro passar a maior parte do tempo possível com ele. Gosto de receber os amigos e me faz muito bem trabalhar no CT, que é o negocio da família. Então, exige de mim muita dedicação. Faço a parte administrativa e ajudo na organização de tudo que se faz necessário para uma boa evolução nos trabalhos internos e externos. 

Quando temos que viajar com a equipe e os cavalos nas competições, sim é cansativo, mas tem a recompensa de se fazer um trabalho bem feito e somos uma equipe familiar. E agora eu passo algumas funções que eram minhas para uma aliada muito importante, a Natieli, minha nora. Sem dúvida, este é o maior retorno e orgulho, vê-los dando continuidade ao trabalho que eu e o Carlão começamos com dedicação e amor. Não só o Luis e a Natiele, mas também o Rodrigo e a Nila.

Quero deixar uma mensagem a todas as mulheres em seu dia especial: ‘Proverbios 31.10. Uma mulher virtuosa quem pode encontra-la? O seu valor muito excede ao de rubis’. Falo deste versículo porque o rubi é uma pedra preciosa e rara. E assim são as mulheres, muito preciosas. Que nunca desistam de seus sonhos, busquem a Deus em primeiro lugar. Ele mostrará o que cada uma deve fazer da melhor maneira para que seus sonhos se realizem”.

Bruna Cunha – CT Paulo Cunha

“Em dias atuais, as várias jornadas de trabalho estão frequentes nas vidas de nós mulheres. Tento, através das minhas diversificadas atividades, colocar amor em tudo o que faço. E não é fácil, porque tudo isso requer cuidados especiais. Tenho que procurar dar o melhor de mim para minha família

Quanto às provas e o Centro de Treinamento, concílio treinando juntamente com o Jefferson, meu esposo, nos mesmos horários. Conto com a ajuda dos meus sogros para cuidar do meu filho. A noite reservo aos trabalhos domésticos e filho.

Quando preparamos para viagem de provas, os trabalhos triplicam. São mais extensos, como arrumar traias e cavalos e dar os aparatos finais para que tudo ocorra bem nas provas e com os animais. Por isso a dedicação e o amor no que faço me faz sentir realizada!“.

Michele

Michele Aparecida Gonçalves – CT Cláudio Silva

“Para dar conta de tudo, levanto às 5 da manhã. Faço o café do Cláudio para ele sair já pra trabalhar. Aí fico por conta dos pequenos, com o café e mamadeira deles. Em seguida faço as tarefas de casa, limpar e colocar as roupas na máquina. Ás 10 horas começo a preparar o almoço. A tarde começa com as aulas online dos meninos. 

Fico ao lado deles e às 3 horas da tarde vou para os haras. Cuido de toda a parte administrativa do CT. Ás 6 da tarde todo mundo jantando e depois banho e cama. Não tem jeito, temos que ser motorista, professora, médica, babá, amiga e até psicóloga.

Quando vamos sair para prova, um dias antes eles arrumam as traia e eu organizo os acessórios todos, como caneleira que vai em cada cavalo, uns usam liga, então separo tudo. Também faço trança nos animais, ajudo a carregar as traias. Depois de tudo arrumado dos animais, parto para arrumar as nossas malas e pegar estrada“.

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Neia

Dulcinéia Correia Melo Peixoto – Rancho São Jorge/Hípica Versátil

“Conciliar a vida pessoal, filhos e marido com as viagens não é fácil, mas que valor teria se fosse fácil. No meu caso, com marido treinador, tenho alguma vantagem. Porém, os passeios são limitados, porque quem trabalha com animal não tem dia nem hora. Os filhos ficam para segundo plano, hoje que já são crescidos, e têm vida própria. Quando eram menores, dificilmente conseguíamos sair todos juntos. Mas é o preço da vida que escolhemos.

Administrar o haras, que é nossa casa também, vou contar como é difícil. Porque todos os problemas diários do centro de treinamento estão dentro da nossa casa o tempo todo. Como fechar a porta e dizer ‘agora é só a casa’, impossível. Ainda mais que os animais precisam de nossa atenção 24 horas. Temos que conhecer cada um e ter a percepção se estão bem. Contudo, com o passar dos anos você já faz tudo no automático.

Os familiares já sabem e quando marcam festa ou qualquer comemoração nos perguntam se temos compromisso de trabalho. Nossos finais de semana, geralmente, são em prova, e mesmo assim é difícil ir às festas da família. Em contrapartida, temos o privilégio de acompanhar nossos filhos de perto, coisa que normalmente os pais não podem, por saírem para trabalhar todos os dias.

Tudo se resume em organização, administrar a casa, a vida com o marido e filhos, haras e tudo mais. Isso não quer dizer que vai sair tudo perfeito, mas procuramos ser felizes, porque o CAVALO é nossa forma de viver“.

Tatiana Salgado – Eduardo Salgado Performance Horse (Texas/EUA)

“Comecei a cuidar das cobranças e coisas do Eduardo desde quando ele começou, há 20 anos. Do alto dos meus quase 40 anos hoje eu consigo enxergar que não dou conta de tudo! Sempre quis ser a pessoa que cuida de tudo e faz tudo para todo mundo, mas especialmente do ano passado para cá comecei a trabalhar muito em mim uma mudança. Realmente a gente não dá conta de tudo. A vida muda o tempo todo e as situações também. Especialmente no nosso caso, depois dos filhos e da mudança de País.

Hoje sou eu que cuido de toda a parte de escritório, funcionários, compras, inscrições de prova. Tudo que o CT precisa comprar e organizar para a prova, levar e buscar as crianças da escola, cuidar da casa (que é pra mim a função mais cansativa, sem fim). Também cuido de outros dois projetos que faço em paralelo e pelo menos três vezes na semana eu tiro uma hora do meu dia pra cuidar de mim. Escolhi a corrida, que apesar de ser algo acelerado, uso esse tempo de correr para descansar a mente.

Fazendo uma analogia com o cavalo, até conversei sobe isso com meu marido outro dia. Imagine se ele tivesse que ir trabalhar e fosse sozinho? Começar tratando dos cavalos, limpar baias, selar, montar, dar banho, selar o outro e assim por diante. Passar o trato no fim do dia, deixar tudo limpo e organizado, enfim, quantos cavalos ele montaria no dia? Será que o barracão estaria sempre em ordem ou sobraria serviço para o outro dia e depois para o outro.

Fazendo essa comparação eu consigo ver que realmente quando a gente assume muitas funções não conseguimos desempenhar todas como elas deveriam ser. E é mais ou menos o que é a minha rotina. Sozinha, eu tenho que deixar a casa em ordem, os filhos, alimentar todo mundo, lembrar de tudo que precisa. Tem dias que me organizo de um jeito e ele sai totalmente do planejado, algumas tarefas ficam para outro dia.

Em evento, a gente praticamente monta uma nova casa para dar tudo certo nos dias que ficamos fora. O Eduardo e a equipe dele ficam focados nos cavalos e o resto todo é comigo. Nós mulheres somos multi, somos capazes de abraçar o mundo. Às vezes não como imaginamos ou como queríamos, mas com toda certeza somos capazes de nos organizar e dar conta do recado!!!”

Especial Dia da Mulher: nos bastidores elas são imbatíveis! Muitas vezes com uma jornada dupla, tripla e até quádrupla, elas dão conta de tudo
Ana Paula

Ana Paula Francischinelli Ventura Leão – CT Ailson Leão

“Não é nada fácil conciliar todas as funções atribuídas a nós mulheres, mas tento ao máximo me organizar com cada coisa no seu tempo. Com calma e com a ajuda do meu esposo e da minha família. Uma das formas é que uso uma agenda onde coloco todas as coisas que precisam ser resolvidas, como exames dos cavalos, vacinação, vermifugação, estoque de ração, feno, medicamentos, suplementos, ferrageamento e o financeiro (contas a pagar e receber).

Na semana das provas, tenho que fazer as reservas das baias e inscrições, organizar a mala de roupas do marido (quando vamos juntos, a minha mala e do nosso filho), alimentação, documentação dos cavalos e GTA. No meio disso tudo, consigo me organizar com os afazeres da casa, cuidar e educar nosso filho: missão mais difícil e importante.

Em semanas que não tem prova, a rotina é basicamente cuidar dos afazeres domésticos, marido e filho. Gostamos muito de estar em casa com os animais, então sempre curtimos juntos esses momentos. Amamos essa vida e os cavalos, então tudo é muito prazeroso. Nosso filho também adora participar dos afazeres e por mais cansativo que seja, estamos sempre juntos.

Claro que as coisas não saem perfeitas todas as vezes. Já aconteceu de chegar ao laboratório para deixar o sangue para os exames de AIE e mormo e perceber que esqueci os tubos (risos). Ou não mandar cobertor pro marido ir ara prova em época de inverno. Mas no final, tudo se resolve e lá estamos nós prontas para a próxima. Agradecemos a Deus por todas as bênçãos em nossas vidas e somos muito felizes com tudo isso“.

Tania Rodrigues – Rancho Karoline

“Infelizmente não sei montar, e tenho até um pouco de medo dos cavalos, então tento ajudar de outras formas. Então, eu faço de tudo que não envolve o treinamento direto. Minha missão é fazer o que posso para resolver outras coisas, assim meu marido não precisa se preocupar com isso e pode focar só no treinamento.

Cuido da parte financeira (cobrança e pagamentos), compras (ração, equipamentos, serragem, medicamentos), tarefas administrativas e cuidados gerais do rancho, preparativos de viagem, funcionários. Dificilmente saímos, pois vivemos em função do rancho, dos cavalos e das provas. Assim, quando tiramos alguma folga ou viajamos é aproveitando alguma outra situação relacionada ao trabalho.

Muito do que eu faço é um trabalho mais manual e muitas vezes pesado, como limpar baia, roçar, podar, então é realmente cansativo. Mas é basicamente o trabalho de um rancho, não tem muito como fugir disso. É cansativo, e é todo dia. Não tem como não tratar ou cuidar dos cavalos em dia da semana.

Como hoje nossa filha já é adulta, não tenho mais tanto essas preocupações de levar pra escola e administrar as atividades dela, como normalmente se tem com filhos menores. Já passei dessa fase. Ela mora no rancho também, e hoje me ajuda um pouco na parte administrativa”.

Dani

Daniela Barbosa – Decatur/Texas

“Sou esposa do bullrider Rubens Barbosa, ele monta aqui nos Estados Unidos pela PBR. A fim de ajudá-lo sou eu que faço tudo em casa, e também pago contas, compro passagens e reservo hotéis quando precisa. Meu marido vai para o rodeio e eu e minha filha Yasmin ficamos em casa!

Eu não costumo ir muito para os rodeios, só quando quero conhecer um lugar diferente ou quando é perto. Aqui em Decatur, Texas, onde moramos, faço comidas brasileiras para vender, coxinha e salgados em geral, empadão, feijoada, massas. Já trabalhei fazendo faxina, mas depois que tive um problema de saúde, infelizmente diminui o ritmo.

Inclusive, desde que a pandemia se instalou eu saio muito pouco de casa. Principalmente por conta do meu problema de saúde. A Yasmin tem 16 anos, faz aula on-line, então fica mais fácil para mim hoje em dia gerenciar tudo por aqui. Ela ainda não dirige, geralmente preciso levar ela nos lugares, na parte da tarde. E a manhã toda dedicada às encomendas”.

Por Luciana Omena
Colaboração: Ana Oliveira
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Unsplash

Veja outras notícias no portal Cavalus

Geral

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Na reta final do mês, eventos e provas equestres seguem movimentando o país

Publicado

⠀em

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Abril está na sua reta final, mesmo assim, os eventos e provas equestres seguem agitando o cenário do mundo do cavalo. Nesta semana, um dos destaques da agenda de provas equestres é o GP América Futurity que acontece no Jockey Club de Sorocaba no sábado (27).

Confira a agenda dessa semana de provas equestres:

22 a 27/04

Exposição Estadual de Minas Gerais

Parque de Exposições de Itabira – Itabira – MG

23 a 28/04

CSI-W 2* / CSN 4*

Sociedade Hípica Paranaense – Curitiba – PR

24 a 28/04

Credenciadora Aberta

Paleteada

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Parque de Exposições Lacerda Werneck – Guarapuava – PR

7ª Exposição Especializada do N. C.C.M M. de Muriaé e Região

Parque de Exposições Lael Varella – Muriaé – MG

Circuito ANQM de Vaquejada

Parque Theodorico Bezerra em Tangará – RN

25/04

Concentração de Machos

Morfologia Passaporte

Rio Grande – RS

25 a 27/04

2ª Etapa da II Copa Rural

Parque de Exposições – Londrina – PR

2ª Etapa NACR 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

25 a 28/04

2ª Etapa do Camp. Tocantinense 2024

CT Márcio Camargo – Gurupi – TO

11ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador em Irecê – BA

Parque de Exposições de Irecê – BA

4ª Prova Arena Partners

Arena Partners – Lucas do Rio Verde – MT

26/04

Revisão Coletiva

Estância São Jorge – Campo Largo – PR

Revisão Coletiva

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Concentração de Machos

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Concentração de Machos

Hotelaria Rebenque Velho – RS

2ª Etapa ANWP 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

26 e 27/04

4ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Ribeirão Rodeo Music 2024

Parque de Exposições – Ribeirão Preto – SP

2ª Etapa Campeonato Carajás 2024

Faz. Nova Triângulo – Sapucaia – PA

25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe

Expo Bragança – Bragança Paulista – SP

Laço Criador

Crioulaço

JATAI/GO – Brasília – DF

26 a 28/04

FACILPA – Rodeio Lençóis Paulista 2024

Parque de Exposições – Lençóis Paulista – SP

28/04

Exposição Morfológica

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Revisão Coletiva

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Exposição Morfológica

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Elfar Fest Copa de Marcha

Haras Elfar – Lavras – MG

3ª Copa Nucave Carandaí

Parque de Exposição Carandaí – Carandaí – MG

XII Copa de Marcha Lagoa Formosa

Parque de Exposição – Lagoa Formosa – MG

I Etapa Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Universidade do Cavalo – Sorocaba – SP

I Etapa Ranch Sorting – Núcleo Muriaé

Parque Exposições de Muriaé – MG

3ª Etapa do 6º Campeonato RSBR

Haras Luana – Rio Claro – SP

GP América Futurity e GP Presidente da ABQM

Jockey Club de Sorocaba – SP

I Prova Victory Ranch

Victory Ranch – Janiru – SP

Rodeio de Taboadão 2024

Recinto de Rodeio – Aparecida do Taboado – MS

6ª Festa do Cavalo da APAE

Parque de Exposições – Itapira – SP

2ª Etapa da I Copa Equilibirum

Parque de Exposições – Ipameri – GO

I Treinão de 3T Terras Altas

Parque de Exposições – Passa Quatro – MG

27 e 28/04

5ª Etapa Lets Go Cup 2023/2024

Parque de Exposições – Toledo – PR

Paleteada

Parque de Exposições Ananias Vasconcellos – Rosário Do Sul – RS

Freio do Proprietário

Freio Jovem

Rio Grande – RS

Laço Criador

Crioulaço

Rancho Fundo – Sorriso – MT

28/04

Paleteada

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Revisão Coletiva

CT HARDT – Barra Velha – SC

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Evento na noite de quinta, 18, no Villa Country, teve show dos embaixadores Cesar Menotti e Fabiano e convidados

Publicado

⠀em

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Não faltaram sertanejos, celebridades, emoção e homenagens no lançamento oficial da 69ª Festa do Peão de Barretos no Villa Country, na noite da quinta-feira (18). A dupla embaixadora do evento neste ano, Cesar Menotti & Fabiano recebeu os convidados, Hugo Pena & Gabriel, Paula Mattos, Bruninho & Davi, Bruno Rosa, Munhoz & Mariano, Fiduma & Jeca, Lucas Reis & Thácio, Gabi Martins e João Pedro & Cristiano.

O palco da casa noturna paulistana também recebeu uma apresentação das novidades da Festa do Peão de Barretos deste ano, que incluiu o anúncio de um show extra da dupla embaixadora desta edição. O projeto Os Menotti 20 Anos – Especial Embaixadores vai acontecer no dia 21 de agosto, quarta-feira, no Estádio de Rodeios. Com isso, Cesar Menotti e Fabiano dobram a participação no evento barretense: o primeiro show deles será no dia, 17/08, sábado.

“É com muita alegria que anunciamos em primeira mão mais um show dos nossos embaixadores. E um show totalmente inédito, especial para Barretos!”, declarou Pedro Muzeti, diretor cultural da Festa.

Além da novidade, a dupla embaixadora também recebeu uma homenagem emocionante. O presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, e o diretor, Pedro Muzeti, fizeram a entrega da “terra de emoções” de Barretos, simbolizando a arena do evento, espaço em que artistas, competidores e público sonham em estar.

“A terra da arena de Barretos é considerada sagrada por muitos. Competidores, artistas, pessoas que amam este universo. É lugar de sonho, de realização. E compartilhamos com nossos embaixadores todo esse significado.”, disse Hussein.

Muito emocionado, César agradeceu o presente e o título. “Que homenagem mais linda. Esta terra está lá há 69 anos, muitos sonhos foram realizados lá”. O irmão Fabiano também destacou o momento especial. “Este é o melhor troféu que podíamos ganhar”, declarou.

69ª Festa do Peão de Barretos

Marcada para o período de 15 a 25 de agosto, a 69ª Festa do Peão de Barretos já anunciou grandes shows em sua programação. No total, a grade ultrapassará 100 shows nos cinco palcos espalhados pelo Parque do Peão.

Entre os nomes já confirmados na Festa do Peão de Barretos estão o norte-americano Cody Johnson, Chitãozinho & Xororó, César Menotti & Fabiano (embaixadores da edição), Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Daniel, Matogrosso & Matias, Simone Mendes, Edson & Hudson, Ana Castela, Luan Pereira, Lauana Prado, Victor & Léo, Munhoz & Mariano.

A programação completa está disponível no site independentes.com.br. Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site barretos.totalacesso.com.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

ExpoLondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

ExpoLondrina foi realizada de 05 até 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Expolondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

A ExpoLondrina reforçou o seu compromisso social em diversas frentes em 2024 e encerrou a edição com chave de ouro no último domingo (14): a doação de mais de R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). O donativo, que já é tradição, praticamente dobrou em comparação com o ano de 2023, e soma mais de R$ 2,5 milhões em sete anos.

Provas ExpoLondrina

A ação é resultado da realização da Prova de Laço, Prova de Três Tambores, Prova de Ranch Sorting, Leilão de Cavalos e o empenho de grandes parceiros da Sociedade Rural do Paraná: Ilson Romanelli, Marcos Penha Garcia, Douglas Bussadori, Guilherme Rossi, Roberta Zanin, Sérgio Garla Filho, Tiago Romanelli, Guilherme Bogo, Danton Dequech, João Vitor Fadel, Natália Romanelli, Juliette Tsuruda, Wilson Oliveira, Wandeilson Pinto, Hideu Matsumoto e Tiago Amaral.

“Esta ação faz parte do DNA da ExpoLondrina e a cada ano tem tomado proporções maiores. No ano passado, nós pudemos doar 500 mil e neste ano estamos doando R$ 1 milhão de reais. Agradeço a Deus e à contribuição de cada um envolvido nesta grande e importante ação do bem”, destacou a líder da Comissão Feminina da Sociedade Rural do Paraná, Elaine Parra El-Kadre.

Diverti e ICDH

A Diverti, empresa responsável pela produção que envolve shows e rodeio da ExpoLondrina, em parceria com o ICDH, também entregou ao Hospital do Câncer de Londrina também um cheque no valor de R$ 7.300 reais, valor arrecadado com as ações de palco com o Camarote Brahma, e doou ainda cerca de 2 mil ingressos de shows aos funcionários do Hospital.

Nos sete dias em que houveram shows na ExpoLondrina, o ICDH realizou o Ingresso Solidário, uma ação em que convidados da Diverti são incentivados a doar alimentos na compra de ingressos do Camarote Brahma. Toda a arrecadação de alimentos não perecíveis, que somou 4 toneladas, está sendo repassada ao HCL e também ao Projeto Autimizar, um projeto especializado no cuidado de crianças do espectro autista.

A Diverti e o ICDH fizeram a doação também de R$ 22.340 reais para o Nuselon Londrina, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social, através do convite solidário realizado.

Os cheques foram entregues no palco da Arena de Shows do Parque Ney Braga, antes da apresentação da cantora Ana Castela.

Sobre o ICDH

O ICDH é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. O ICDH conta com apoio e parceria de empresas como: Diverti, Grão de Gente, Instituto Sabrina Sato, Ambev, entre outras.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ricardo Chicarelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Diretor da Globo resolveu presentear o estudante de engenharia agrônoma para que ele possa começar a sua criação de animais

Publicado

⠀em

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Após conquistar o segundo lugar na final do BBB 24, Matteus Amaral foi presenteado com dois cavalos pelo diretor Jayme Monjardim. Em uma publicação nas redes sociais, Jayme disse que a ideia é que o estudante de engenharia agrônoma possa começar a sua criação de animais. Além da atuação artística, o diretor é proprietário de um criadouro de animais.

“Acho que você merece muito isso, Matteus, porque você colocou o cavalo crioulo no teu coração. Isso de alguma maneira contaminou todo o Rio Grande do Sul. Então, em nome do Rio Grande do Sul, está aqui o início da sua criação”, declarou no vídeo.

Conhecido pela direção de grandes novelas na TV Globo, a exemplo de O Clone, o diretor afirmou que acompanhou a trajetória do brother no programa. Jayme ainda elogiou Matteus Amaral pelas atitudes dentro do confinamento.

“Que esse presente que estou lhe dando sirva para você começar sua linda criação de cavalo crioulo, essas duas potras, são com todo meu carinho a você por ter acompanhado esses meses seu coração puro e sua origem gaúcha, Estado que tenho como meu também. Viva sua passagem pelo BBB!”, escreveu.

Matteus Amaral

Matteus Amaral recebeu duas potras crioulas. Considerada rústica, os cavalos da raça Crioulo podem custar entre R$ 4.000 e R$ 15 mil, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). Contudo, o valor pode ser superado a depender do elevado padrão genético. Isso aconteceu em 2014, quando um animal da espécie chegou a ser vendido por R$ 16,25 milhões.

Fonte: Terra
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

São mais de 11 mil criadores de cavalos e cerca de 66 mil animais cadastrados, setor segue em crescimento no estado e no país

Publicado

⠀em

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

O mercado equestre segue em ascensão no Brasil e, parte disso se dá ao movimento que associações de raças e modalidades veem fazendo para o fomento do cavalo. De acordo com os dados da “Revisão do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo”, do Ministério da Agricultura e Agropecuária (MAPA), de 2022, o faturamento desse mercado no Brasil é de R$ 16 bilhões anualmente.

Mercado de Cavalos no Espírito Santo

No Espírito Santo, R$ 13 milhões são movimentados por ano com o agronegócio de cavalos. São 11.333 criadores de cavalos e cerca de 66.212 equídeos cadastrados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Segundo levantamento da entidade, Ecoporanga é o município que se destaca com o maior número de criadores (1.451 produtores), totalizando 7.659 animais.

O criador e integrante da diretoria da Associação Capixaba dos Criadores de Mangalarga Marchador do Espírito Santo, Daniel Costa, conta que nos últimos oito anos o setor tem sido bem aquecido em âmbito estadual e nacional.

Segundo ele, o momento está sendo de eventos de marcha de cavalos, exposições e copas que acabam estimulando o comércio para o tipo de perfil de quem quer comprar cavalos e ter condições para disputas. Mesmo diante do bom mercado atual, Costa comenta que existe um limitador no Estado: a mão de obra especializada, que influencia diretamente na criação dos cavalos.

Ele diz que o Senar disponibiliza os cursos de Equideocultura: Doma Racional e Rédea à comunidade rural, que são elogiados pelo criador. “Todos meus funcionários que cuidam diretamente da criação dos cavalos são capacitados nesses cursos. Para quem está iniciando e tem vontade de desenvolver essa área, é fundamental e imprescindível estar atualizado”, conta.

A paixão por cavalos também move profissionais, como é o caso da médica veterinária Carolina Benincá. Ela cuida de vários animais da raça manga-larga marchador de todo o Estado. Segundo ela, são equinos que exigem uma rotina regrada, por, na maioria das vezes, são competidores.

Filhos de pais veterinários, Luiz Fernando Lafayette, de 18 anos, cria 9 cavalos da raça Mangalarga Marchador no sítio da família em Alfredo Chaves, no Sul do Estado. Não bastasse isso, nas provas de marcha ele mesmo monta nos animais. “É uma raça dócil. Cresci com cavalos em casa e o amo. Quero ser veterinário por causa dessa minha paixão”.

Fonte: Tribuna Online
Fotos: Reprodução/Pexels

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Mangalarga Marchador é um dos destaques na agenda da terceira semana do mês

Eventos equestres de diversas associações seguem sendo realizados por diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Mangalarga Marchador é um dos destaques na agenda da terceira semana do mês

Abril está praticamente na metade, mas os eventos e provas equestres seguem sendo realizados em todo Brasil. E para os apaixonados pelo universo dos cavalos, o Portal Cavalus preparou a agenda com as principais provas e eventos deste meio, com destaque para o Mangalarga Marchador, Cavalo Crioulo e provas gerenciadas pelo SGP Sistema.

Agenda terceira semana de abril:

15/04

Concentração de Macho

Bocal de Ouro

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

15 a 21/04

6ª Etapa do Campeonato Nordestino na Expogenética Alagoas 2024

Parque de Exposições José da Silva Nogueira – Maceió – AL

17 a 20/04

8ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador Salinas

Parque Exposição Adail Melo – Salinas – MG

Exposição Especializada de Cordeiro

Parque de Exposições de Cordeiro – Cordeiro – RJ

17 a 21/04

Expo Sul

Haras Vô Luiz – Balneário Piçarras – SC

18/04

Crioulaço

Laço Criador

CTG Nene Lima – Capão Bonito Do Sul – RS

Paleteada – Rancho Queimado

Jaguaruna – Rancho Queimado – SC

18 e 19/04

3º Rodeio Fest Rancho RM

Rancho RM – Urutaí – GO

18 a 20/04

1ª Prova Rancho 4 Amigos

Rancho 4 Amigos – Primavera do Leste – MT

18 a 21/04

Morfologia Passaporte

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

Exposição Especializada de Itajubá

Parque de Exposições de Itajubá – MG

19/04

Clínica de Enduro Equestre

Cabana São Rafael – Balsa Nova – PR

19 e 20/04

Exposição Morfológica

Parque de Exposições de Itapetininga – SP

4ª Expo Interestadual Mangalarga Centro Norte e Nordeste

Fazenda Cavalo de Raça em Anápolis – Goiás

1° Etapa da Copa Scrap Ranch 2024

Scrap Ranch – Jaguariúna – SP

3° Bolão CT Nelson Junior

CT Nelson – São Mateus – ES

7ª Etapa do Campeonato PE 2023/2024

Parque de Exposições – Carpina – PE

19 a 21/04

51ª Expo Agro Itapetininga

Recinto Acácio de Moraes Terra – Itapetininga – SP

Etapa 2023/24 – Caminhos do Marchador – Haras Vale da Alegria

Haras Dois Compadres – Teresina – PI

4ª Etapa do XXIV Ranking da SHPR

7ª Etapa IV Ranking Rocha Top

Sociedade Hípica Paranaense

3ª Etapa Vaquejada ALQM

Parque de Vaquejada Ulisses Miranda – Palmeiras dos Índios – AL

35ª Vaquejada Parque José Ezelino

Parque José Ezelino – Santa Luzia – PB

1ª Prova de 3T do Rancho São Lucas

Racho São Lucas – Benfica – PA

20/04

I Etapa – Campeonato Paranaense de Enduro Equestre 2024

Cabanha São Rafael, Balsa Nova – Palmeira – PR

Copa de Marcha Inconfidentes

Parque de Exposição de Casa Grande – MG

1ª Copa de Marcha CTE MD e Haras DRB

CTE MD e Haras DRB – Paraopeba – MG

3ª Copa de Marcha Mangalarga Marchador de Araxá

Parque de Exposições de Araxá – MG

8º Circuito Caminho Novo de Copas de Marcha – Etapa Descoberto

Parque de Exposições de Descoberto – MG

Cavalgada – Lançamento Exp. Curvelo 2024

Saída Posto Inimutaba – Curvelo – MG

51ª ExpoAgro

Parque de Exposições – Itapetininga – SP

I Prova CT Edson Silva

Parque de Exposições – Pequeri – MG

Rodeio de Mirassol 2024

Recinto de Rodeio – Mirassol – SP

Prova ExpoMonte 2024

Parque de Exposições – Monte Alegre de Minas – MG

2ª Etapa do CSTT 2024

Estância Maju – Santa Fé – PR

Prova de Três Tambores Araxá

Sociedade Hípica – Araxá – MG

Prova 39ª Expofigueira

Parque de Exposições – Figueira – PR

I Prova CT Farol

CT Farol – Camboriú – SC

21/04

1ª Expo Porto Rico

Parque de Exposições – Porto Rico – PR

Prova Três Tambores Boracéia

Recinto Barretinho – Boracéia – SP

1ª Copa de Marcha Especializada de Maracás

Parque Municipal de Maracás – BA

Crioulaço

Laço Criador

Parque Expoagro – Itapetininga – SP

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Fazenda da Roseta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Festa do Peão de Barretos confirma Chitãozinho & Xororó como atração do evento

Promovendo encontro entre nações, os clássicos sertanejos se unem ao som do country norte-americano

Publicado

⠀em

Festa do Peão de Barretos confirma Chitãozinho & Xororó como atração do evento

Ícones da música sertaneja, Chitãozinho e Xororó estão confirmados na programação da Festa do Peão de Barretos (15 a 25 de agosto). A dupla se apresenta no dia 24 de agosto, sábado, com sua turnê de 50 anos de carreira, reunindo os maiores clássicos.

Na mesma noite, o ídolo Cody Johnson também se apresenta no Estádio de Rodeios, marcando o primeiro show do norte-americano no Brasil e promovendo um encontro de apaixonados pelo tradicional sertanejo raiz e pela música country.

Ainda no mesmo dia, a Festa terá show de Fiduma & Jeca, Jads & Jadson e Bruno Rosa.

Atrações Festa do Peão

Em 15 de agosto, primeiro dia do Barretão, os shows já anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. Dia 16, sexta, estão confirmadas as apresentações de Maiara & Maraísa, Simone Mendes e Bruno & Marrone.

A programação segue no dia 17 de agosto, com César Menotti & Fabiano (embaixadores do rodeio deste ano), Jorge & Mateus e Ana Castela. No dia 18, domingo, está confirmado o show de Edson & Hudson.

Já no dia 22, tem Matogrosso & Mathias, Daniel, Victor & Léo e Pedro Paulo & Alex. E no dia 23, tem Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, Zé Neto & Cristiano, Munhoz & Mariano e Hugo Pena & Gabriel.

Ingressos

Os acessos para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/.

Estão disponíveis lotes para os nove setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/João Pedro Martins

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Julgamento na Expolondrina abre etapa do Campeonato Nacional de Mini Horse

ExpoLondrina começou no último dia 05 e segue até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Julgamento na Expolondrina abre etapa Nacional do Campeonato Nacional de Mini Horse

Começou na última sexta-feira (05), a 62ª Expolondrina, que será realizada até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Como virou tradição há mais de dez anos, a ExpoLondrina marca a abertura do Campeonato Nacional de Mini Horse.

Um total de 36 cavalos participou do julgamento que avalia as características morfológicas dos animais em 20 categorias de machos e fêmeas jovens (até 36 meses de idade) e adultos (acima de 36 meses) na pista central do Parque Ney Braga no sábado (6) e domingo (7).

Julgamento Mini Horse

A competição, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, acumula pontos no ranking nacional para os animais melhores avaliados em cada etapa – são de oito a dez no ano. A graça dos pequenos cavalos costuma despertar a atenção dos visitantes da Expo, especialmente as crianças. São elas, afinal, o público-alvo na comercialização dos Mini Horses no país, mercado que envolve mais de 8 mil animais registrados na associação nacional.

“Esse evento é muito importante porque a gente consegue reunir equinos de pequeno porte para que as pessoas possam entender também que os cavalos têm diversas aptidões, e além disso fomenta famílias e crianças saberem também que o cavalo pode ser um pet”, destaca a diretora de atividades equestres da Sociedade Rural do Paraná, Roberta Garbelini Gomes.

São diversas aptidões avaliadas no julgamento. Conforme explica o criador e juiz da etapa de Londrina, Paulo de Andrade Carvalho Neto, o princípio é que os animais obedeçam a um padrão racial estabelecido pela associação dos criadores. “Avaliamos se o animal tem uma boa saída de pescoço, que é o ângulo de 45 graus, que tamanho e angulação da garupa sejam proporcionais, que tenha uma garupa um pouco mais reta, por exemplo, além de uma cernelha bem destacada, que é a região entre o final do pescoço e começo do dorso”, detalha.

Outros critérios avaliados no julgamento são passagem de dorso, lombo e garupa, além de um trote ou marcha que permita um bom andamento do mini horse. “Nas fêmeas procuramos uma cabeça mais delicada, mas também bem desenhada, e no macho uma cabeça um pouco mais expressiva, mas não pesada, bem lapidada. Nos dois gêneros, também é considerada uma ganacha [bochecha] bem definida, sendo que no macho um pouco mais ampla e que traga um pouco mais de masculinidade para o animal”, pontua o julgador.

Ainda segundo Carvalho Neto, são desclassificados para o julgamento os cavalos com uma enfermidade de dentição conhecida como prognatismo, que é a mandíbula avantajada em relação à pré-maxila do animal. “No bragnatismo, que é o processo inverso, culminando no encurtamento da mandíbula, aceitamos até meio dente”, explica.

Gerente de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho, o Zezé, afirma que a etapa de julgamento é importante para agregar valor de mercado ao animal ao estimular seu processo evolutivo, além de ter um caráter “educativo”. “O julgamento é educativo, se for visto de forma bem neutra pelo criador vai orientá-lo para saber se está no caminho certo, se o animal está adequado para estar na evolução da genética do seu criatório ”, considera.

Destinado ao público infanto-juvenil, mercado tem boa liquidez

Criador e gerente de eventos da Associação Brasileira de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho explica que o mini horse é uma raça de pônei que tem as mesmas características morfológicas e reprodutivas dos cavalos de porte. “O mini horse é um equino igualzinho a qualquer outra raça, não muda absolutamente nada, inclusive a parte reprodutiva”.

Ele pontua que um dos padrões raciais determinados por entidades reguladoras da equinocultura está relacionado à altura dos animais. “Todo equino com menos de 1,38m é considerado do agrupamento do pônei. Existem várias raças de pônei, e o mini horse é a menor raça de pônei criada no Brasil”. Na fase adulta, os animais têm altura média de 89 a 98 centímetros.

Por ser considerado um cavalo de estimação, o mini horse tem o comércio destinado majoritariamente ao público infanto-juvenil. “É um mercado muito forte destinado geralmente ao público mais jovem e crianças. Temos tido um mercado com boa liquidez na criação dos animais. Os Mini Horses são muito rústicos, dificilmente ficam doentes, são fáceis de serem criados e manejados, com a vantagem de que ocupam menos espaço e comem menos”, afirma o criador.

Só que a graça da aparência dos minis cavalos costuma levar as pessoas a considerá-los mansos, uma falsa impressão, conforme alerta o membro da associação dos criadores. “A gente sempre orienta as pessoas, porque como ele é pequenininho, acham que é manso por natureza. O animal tem que ter todos os cuidados de um cavalo normal”, aconselha.

São cerca de 8 mil minis pôneis registrados na Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, que também faz o controle de registro genealógico dos animais. A maioria dos criatórios está no estado de São Paulo. A alimentação deles é similar a dos cavalos de grande porte, à base de farelo de soja, farelo de trigo e milho. A diferença é que o equino tradicional consome cinco vezes mais de ração por dia.

Os resultados do julgamento de Mini Horses podem ser conferidos através do site da Expolondrina.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Expolondrina

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

69º Festa do Peão de Barretos divulga nomes de peso em sua grade de shows

Ingressos para a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, já estão à venda

Publicado

⠀em

69º Festa do Peão de Barretos divulga nomes de peso na sua grade de shows

Falta pouco menos de quatro meses para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, mas a organização já segue a todo vapor com a divulgação da grade do evento que é considerado um dos maiores do Brasil no segmento. A festa, que acontece de 15 a 25 de agosto, já está com os ingressos à venda.

Na semana passada, a organização da Festa do Peão de Barretos divulgou mais alguns nomes de peso do sertanejo que irão compor a grade de shows do evento. Entre os nomes confirmados, está o do cantor Daniel, que se apresenta no dia 22 de agosto.

Com carreira consolidada desde os anos 80, o cantor está celebrando 40 anos de estrada e homenageia seu companheiro João Paulo nos shows. Daniel tem sucessos que atravessam as gerações e são daquelas que todos cantam com nostalgia. Entre as músicas mais esperadas estão: Te amo cada vez mais; Estou Apaixonado; Só Dá Você Na Minha Vida, entre outras.

Além de Daniel, para a mesma noite, foram confirmadas duplas Matogrosso & Mathias, Victor & Léo e Pedro Paulo & Alex. Já no dia 23 de agosto, se apresentarão no palco do Estádio de Rodeios a dupla Zé Neto & Cristiano.

Divulgação/Alisson Demétrio

Ainda para o dia 23, estarão presentes as duplas Munhoz & Mariano e Hugo Pena & Gabriel. Ainda no dia 23 de agosto, já foram anunciados os shows de Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano.

Demais atrações Festa do Peão de Barretos

No primeiro dia, 15 de agosto, os shows anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. No dia 16, sexta, os shows serão das gêmeas Maiara e Maraísa, Simone Mendes e a dupla Bruno & Marrone.

A programação segue no dia 17 de agosto, com César Menotti & Fabiano (embaixadores do rodeio deste ano), Jorge & Mateus e Ana Castela. E no dia 24 de agosto, o aguardado show internacional do ídolo country norte-americano, Cody Johnson.

Ingressos

Vale lembrar que os acessos para a festa estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/. No endereço é possível encontrar os lotes para os setores Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da assessoria de imprensa)
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

33º Congresso Brasileiro da ABQM é um dos destaques da agenda desta semana

O Portal Cavalus segue apesentando os principais eventos e provas equestres que acontecem por todo o Brasil

Publicado

⠀em

Começam a sair os primeiros campeões do Congresso da ABQM em Araçatuba

Em sua segunda semana, o mês de abril segue com a agenda movimentada com várias provas e eventos equestres acontecendo pelo país. Com o intuito de informar os leitores que acompanham e gostam das competições equestres, o Portal Cavalus segue apresentando a agenda com vários eventos de diversas raças, como Quarto de Milha, Crioulo, Mangalarga Marchador, entre outras.

Confira a agenda desta semana:

08 a 13/04

21ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – Expobahia

Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador – Salvador – BA

09 a 13/04

37ª Exposição Especializada do N.C.C.M.M de Itaperuna

Espaço Orlandus – Itaperuna – RJ

09 a 14/04

XLIX Exposição Especializada do Cavalo M.M.de Brasília

Parque de Exposições Granja do Torto – Brasília – DF

10 e 11/04

7ª Prova de 3 Tambores da ExpoLondrina

Parque de Exposições – Londrina – PR

10 a 13/04

31ª Exposição Especializada do C.M.M. de Mococa

Recinto de Exposições José André de Lima – EXPOAM – Mococa – SP

10 a 14/04

CSN 5* – 8º SHP OPEN – 2024

Sociedade Hípica Paulista São Paulo – SP

2ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares 2024

Parque de Exposições de Goiânia – GO

1° Encontro de Comitivas

Parque de Exposições de Goiânia – GO

10 a 21/04

33º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha

Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba – SP

11 e 12/04

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Núcleo Integração Norte – Sorriso-  MT

11 a 13/04

Morfologia Passaporte – São Ludgero

N.C.C.C. ANITA GARIBALDI – São Ludgero – SC

2ª Exposição Regional do CTE Hotel da Mata

CTE Hotel da Mata – Matozinhos – MG

11 a 14/04

5ª etapa do circuito ASQM de Vaquejada

Lagarto – SE

12/04

Concentração de Machos

N.C.C.C. ANITA GARIBALDI – São Ludgero – SC

Revisão Coletiva

Concentração de Machos

Parque Municipal de Eventos de Ipê – RS

Laço Criador

Crioulaço

Cancha Coberta do Município – Jaborá – SC

12 a 13/04

Prova ExpoNova 2024

Parque de Exposições – Nova Xavantina – MT

1ª Prova 3 Tambores Uchôa Ranch

Uchôa Ranch – Brasília – DF

12 a 14/04

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

Morfologia Passaporte

Núcleo Integração Norte – Sorriso –  MT

Clínica de Equitação de Trabalho

Horse Escola – Paty do Alferes – RJ

IX Country Mix Rodeo Indoor

Parque de Exposições – Campo Verde – MT

5ª Copa Costa do Cacau

Rancho Conrado – Itapé – BA

13/04

3ª ExpoGrande Arabian Show

Parque de Exposições Laucídio Coelho – Campo Grande – MS

Movimento A La Rienda

Parque Expoagro Afubra –  Rio Pardo – RS

Revisão Coletiva

Parque de Exposições Erico Lourenço de Lima –  Lagoa Vermelha – RS

Revisão Coletiva

Parque de Exposições Olmiro Callai Giruá – RS

Exposição Morfológica

Parque Municipal de Eventos de IPÊ – RS

Movimento A La Rienda

Cabanha Mapuche – Pomerode – SC

II Copa de Marcha de Córrego Fundo

Parque de Exposições de Córrego Fundo – Córrego Fundo – MG

1ª Copa de Marcha de Ipatinga

Área de Eventos Centro – Ipatinga – MG

I Copa de Marcha de Tiros

Parque de Exposições – Tiros – MG

II Copa de Marcha de Dom Viçoso

Parque de Eventos Dom Viçoso – Dom Viçoso – MG

V Etapa Circ. Rio Minas de Provas Esportivas MM 23-24

Haras Melf – Barra do Pirai – RJ

Ranch Sorting – Itaperuna

Haras Orlandus – Itaperuna – RJ

GP Brazilian Futurity

Jockey Club de Sorocaba – SP

Rodeio de Santo Expedito 2024

Parque de Exposições – Santo Expedito – SP

1ª Prova do CT Marcão Toledo

CT Sérgio Toledo – Piratininga – SP

Festa do Boiadeiro de Pontes Gestal

Recinto de Rodeio – Pontes Gestal – SP

Prova CT Mauro André & Haras Faz. Pontal

Parque de Exposições – Ouroeste – SP

IV Matão Horse Fest

Arena de Rodeio – Matão – SP

II Bolão entre Amigos Rancho 2T

Rancho 2T – Araruama – RJ

2ª Etapa Copa Ferreira

Parque de Exposições – Resende – RJ

4ª Etapa do II Camp. NFDCQM

Rancho Mombuca – Itatiba – SP

1º Bolão Entre Amigos 2024

Mumumurum – Marabá – PA

1ª Prova Rancho AR

CT Alex Rossi – Corumbataí – SP

13 e 14/04

Paleteada

Cabanha Capão da Lagoa – Glorinha – RS

Concurso de Hipismo Completo Nacional – GET Guega Eventing Tour

Sociedade Hípica de Ribeirão Preto – SP

14/04

ExpoJales 2024

Parque de Exposições – Jales – SP

GP Brazilian Futurity e GP Super Sprint

Jockey Club de Sorocaba – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Heloisa Alves/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads