Em mais um final de semana brasileiros são destaque em provas de Apartação e Rédeas nos Estados Unidos. A começar pela vitória de Armando Costa Neto no The Cattlemens Derby e Classic. A 12° edição do evento aconteceu de 4 a 10 de março na Young County Arena, em Graham, Texas.
Na final do 5/6 Year Old Open Intermediate, categoria Aberta Intermediária para cavalos de 5 e 6 anos hípicos, Armando Costa Neto (foto) marcou 223 pontos. Montou Niki Sixx, de propriedade da Fazenda Barrinha Corporation. Desse modo, levou para casa o cheque de campeão no valor de US$ 4.000,00.
Na mesma categoria, o brasileiro foi ainda 11° colocado com Moe Beta, nota 180, empatados com Metallic Stars e Cara Brewer. Armandinho também fez a final da 4 Year Old Open Intermediate, categoria Aberta Intermediária para cavalos de 4 anos hípicos.
Encerrou, assim, sua participação na competição com um terceiro lugar. Montando Sweet Lil Kit Kat, de propriedade da Fazenda Berrante, marcou 219 pontos. O brasileiro, aliás, vem tendo sucesso com essa égua. Em 2021 começou o ano ganhando uma das categorias do Abilene Spectacular.
Rédeas
Tulsa, Oklahoma, sediou o OKRHA Ride & Slide de Rédeas. Na prova principal, o Open Derby, Lucio Pontes Casalecchi apresentou Ruffed Up Spooks e Xtra Voodoolicious. Com Ruffed marcou 219,5 pontos e ficou com o título do N2 e do Novice Horse (empatado). Ele ainda foi oitavo lugar N4 e terceiro N3. Enquanto que com Voodoolicious foi terceiro lugar N2 e sétimo N3.
Nessa mesma prova, Franco Bertolani garantiu o sexto lugar N4. Com Blueyedgirl marcou 221 pontos. O brasileiro também levou Midnight Inferno a 218,5 pontos. Dessa forma, encerrou a prova em 12° lugar N4 e quarto lugar na Novice Horse (empatado).
Marcelo Cleto Pereira venceu a Rookie Professional Open no domingo (7), nota 70, montando Tinsel FS. De acordo com Eduardo Salgado, com quem Marcelo trabalha há um ano, houve uma evolução técnica significativa.
Eduardo e Fernando Salgado também estiveram em Oklahoma. No Arizona, Pedro Baião, Marcos Guimarães e Leonardo Kellerman levaram seus cavalos para teste no Sun Circuit.
Por Equipe Cavalus
Crédito da foto de chamada: Performance Horse Central
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus