Tendo iniciado sua temporada em setembro, campeonato é um dos mais sólidos do Paraná
A estreia do campeonato, em setembro do ano passado, marcou a mudança do nome do Campeonato NBHA-PR para Copa SGP. Mas foi só isso que mudou. A marca de inovação, provas bem disputas, muitos inscritos de vários estados, alta premiação, novidades, isso tudo se manteve. E a terceira etapa aconteceu nos dias 15 a 17 de fevereiro, no Parque de Exposições Francisco Ribeiro Feio, em Maringá/PR, com 973 inscritos e uma premiação superior a R$ 85.500,00.
No alto do ranking de eventos bem organizados, com boa premiação e pista sempre bem preparada, permitindo tempos rápidos, o evento foi sucesso. O destaque dos Três Tambores nessa etapa da I Copa SGP foi, mais uma vez, o competidor Sidnei Pereira da Silva Junior. Montando Brutusdash Horizonte, de Nadiesda Menegatti Coutinho, marcou o incrível tempo de 16s622 – menor de todo final de semana. O terceiro melhor tempo também foi dele – 16758 – com Brutusdash, vencedores da Aberta Junior. O ‘fenômeno do Tambor’, como é chamado, anotou mais duas ótimas marcas, entre os dez melhores da etapa, com Two One Two TSP – 16s804 (segunda lugar Aberta Jr); e com ZD Manuella Ta Fame – 16s903 (segundo lugar Aberta Sr).
Sidnei Jr e Brutusdash. Foto: Hugo LemesBrutusdash é filho de First Down Dash e Streakin Firefly, e parece ter herdado as melhores características de sua linhagem: a força do pai e a habilidade de virar do avô. Vale lembrar que o conjunto é o atual recordista da pista de Avaré, com um 16s500. O GP ABQM foi bastante concorrido, com 108 inscritos. O segundo lugar ficou para Valdemir Sidrone de Freitas Junior e Cades Tres Seis HRZ, com 16s705. Na Aberta Senior, o campeão foi Décio Talon, com ST Taboquinha e o tempo de 16s766. Na Feminina, a irmã de Sidnei, Kelly Caroline, foi a campeã. Ela apresentou ZD Manuella Ta Fame e marcou 17s161.
Antonio João e Cromita ForeverRealizada na época dos festejos de carnaval, a Copa SGP incluiu para esta etapa a categoria Carnacountry, um divertido concurso de fantasias cavalo/cavaleiro, com juri e tudo, em que a vitória ficou para Antonio João de Oliveira Filho e Cromita Forever. Nas Seis Balizas, o menor tempo do final de semana foi marcado por Marta Herweg, com Xororo Agae – 20s079, campeões do GP ABQM. Hugo Cesar Ribeiro, com El Loco Zorrero, foi o segundo menor tempo da modalidade, 20s129, vencedores da Aberta Senior.
Outro momento que vem agitando as provas da Copa SGP é o Desafio Jovem x Amador. No momento da inscrição, o competidor das categorias jovens (A, B, C ou Principiante) e amadoras (light, master ou principiante) que desejarem concorrer a essa premiação extra, assinalam e o sistema, aleatoriamente, sorteia uma dupla. Os tempos de cada membro da dupla na categoria assinalada são somados. A menor soma leva a premiação extra da etapa e a dupla que participar de todas as etapas terá a chance de ganhar, no final do campeonato, R$ 10.000,00. A melhor dupla dessa terceira etapa foi Marta Herweg e Valentina Carvalho, com 34s845. Quem lidera é Marina Felix e Pedro Henrique Pegos (pontuaram nas três etapas).
Marta HerwegResultados completos: www.sgpsistema.com.
Por Luciana Omena