Em uma prova de Rédeas, ou de qualquer esporte equestre, o competidor se prepara dias, semanas e meses para a ‘hora H’. Um treinamento não apenas físico, dele e do cavalo, como também mental. E na Rédeas, modalidade extremamente técnica, esse preparo é ainda mais especial.
Além de se preocupar com sua própria performance e a do cavalo, precisa atentar ao tipo de percurso para a sua categoria, por exemplo. Você conhece de cor, ou pelo menos os pontos mais importantes, do regulamento da modalidade?
Só para exemplificar, falamos com a competidora Joana Azevedo que nos deu cinco dicas do que observar ao correr uma prova de Rédeas. Afinal, todos que entram em pista querem tirar o rendimento máximo da sua apresentação, não é mesmo?
Dicas
1 – Reflita detalhadamente sobre o percurso e confirme você mesmo o número na circular da prova. Desse modo, você controla a ansiedade e nervosismo antes de entrar em pista;
2 – Olhe pra frente, SEMPRE. Ajuda a manter a concentração, a impulsionar o movimento do cavalo e a guiá-lo se algum percalço acontecer no percurso. Principalmente na troca de mão, olhar para onde está indo é fundamental;
3 – Aprenda a contar os seus próprios spins. Não dependa de terceiros para fazer uma prova;
4 – Cuide os cones para não queimar a marca. Eles serão sempre os guias na prova de Rédeas. Esteja em um quarto de pista, sempre olhando para o outro;
5 – Sempre que possível, respire e pense na próxima manobra. Tentar relaxar durante a prova vai garantir que execute o que foi planejado, assim como vai manter o cavalo concentrado.
Por fim, treine estas dicas em casa! Treinar o fundamento, não necessariamente o percurso. Repita o processo até que fique automático.
Por Equipe Cavalus
Crédito da foto de chamada: Divulgação/ANCR/Adilson Silva