O termo refere-se a uma modalidade equestre em que os cavaleiros realizam uma série de difíceis manobras em cima de um cavalo galopando em alta velocidade
Se você for a alguma apresentação em uma arena e ver cavalos galopando com cavaleiros fazendo acrobacias, de cabeça para baixo, presos por alças na sela dos cavalos, não se assuste. Essa modalidade existe desde os anos 1900 como evento competitivo, mas também é uma atividade muito utilizada como entretenimento. Existem as competições, só que a frequência maior é que sozinhos, em duplas ou conjunto, as manobras sejam mostradas em apresentações em rodeios ou eventos equestres, como a Equitana, por exemplo.



Muitos filmes e seriados já mostraram o Trick Riding em seus enredos. Cavaleiros de truques, como Shirley Lucas e Sharon Lucas, foram dublês para muitas estrelas de cinema como Marilyn Monroe, Lauren Bacall, Betty Grable, Lana Turner e entre outras. Em filmes, os cavaleiros de acrobacias incluíram Hank Durnew e Ken Maynard (1895-1973). Já Rex Rossi, um cavaleiro de truques campeão do mundo em 1950 e 1961, fez parte de filmes com Clint Eastwood, Kevin Costner, Jeff Bridges, Roy Rogers e Bob Steele.
No filme Arena dos Sonhos, a jovem Ida deseja reencontrar seu pai, um peão de rodeio cuja identidade nunca foi revelada, e acaba se juntando a um grupo de trick riders nessa jornada. No episódio cinco, da temporada cinco, da série canadense Heartland, uma trick rider com problemas procura a ajuda de Amy para voltar a ter confiança em se apresentar novamente.
Quer ver um pouco de como funcionam as apresentações? Clique no vídeo abaixo!
Por Luciana Omena