Bons cavalos, ou seja, investimento em genética; assessoria de quem trabalha, vive e estuda o mercado equestre; e prestação de serviço de qualidade em compra e venda que preza atendimento, comunicação e tecnologia é hoje o tripé que faz a raça Paint Horse viver um dos seus melhores momentos.
De acordo com a Horses Consultoria, o mercado da raça Paint Horse realmente supera expectativas nos últimos anos: “com toda a certeza há uma expectativa de qualidade ofertada e os criadores evoluíram muito os seus plantéis”.
A Consultoria explica que essa evolução se deu através de acasalamentos bem estudados. “Houve, mais do que antes, um direcionamento de genética de animais Quarto de Milha de qualidade voltado, eventualmente, para performance. Ou seja, criadores de Paint escolhendo cada vez mais animais com a genética superior, então a oferta de animais de qualidade aumentou muito”.
Com a pandemia da Covid-19, talvez se esperasse uma retração do mercado de compra e venda de cavalos. Mas não é o que se tem visto, especialmente em números nos leilões realizados de modo virtual em todas as raças e modalidades. Esse momento mudou um pouco a forma das pessoas pensarem.
“Temos aquelas pessoas que têm condições financeiras e sempre tiveram vontade de ter um cavalo ou uma propriedade rural. Por outro lado, percebemos pessoas que voltaram a investir, a olhar para a melhoria dessa propriedade e do seu plantel, através de investimento”.
Segundo a Horses, investimento em genética, treinamento, entre outros. “Acho que as pessoas começaram a dar um valor maior a isso, então nós tivemos um incremento bastante grande na procura por animais nesse último ano mesmo com a pandemia”.
Valorização da raça Paint Horse
Houve um aumento na procura por animais da raça Paint Horse nos últimos anos, mas a assessoria especialista alerta que o mercado está bastante seletivo e exigente. “Os compradores buscam, antes de mais nada, animais bem criados, de genética comprovada. Não tem mais aquela coisa do ‘tanto faz’”.
O que se quer, então, é um cavalo da raça Paint Horse de qualidade, com genética que agregue algo ao plantel, que sirva para performance, doadora de embriões ou garanhão. Não basta ter beleza, mas tem que ter valor agregado.
E pelo que a Consultoria percebe em sua vivência diária é que os novos compradores, que chegam agora à raça, se misturam com os já tradicionais. “Todo mundo aprendendo a valorizar um animal bem criado, bem apresentado e, sobretudo, aquele animal que tem uma verdadeira genética de bom nível”.
Entre os responsáveis, os criadores, que ofertam uma qualidade cada vez maior ao mercado. Quer seja através de publicidade, quer seja através de histórico reprodutivo. Os novos compradores e o mercado Paint de modo geral valorizam essa qualidade, que nada mais é que o reconhecimento do trabalho do criador.
Mercado da raça Paint Horse
De 2019 para cá, portanto, o mercado da raça Paint Horse evoluiu em todos os sentidos. E tudo converge para um tripé. Em primeiro lugar, qualidade do plantel e investimento e genética como falado acima. Depois entra o trabalho dos assessores, especialistas técnicos. Por fim, prestação de serviço inovadora de quem processa efetivamente a compra e a venda.
A Horses Consultoria, por exemplo, está a 34 anos no meio equestre. Nesse período foram inúmeros os leiloes e eventos das raças Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa que participou. “Acompanhamos o Paint desde 1994 e a evolução dos últimos dois anos, especialmente, é bastante evidente”, reforça a empresa.
Então, qualidade de plantel, assessoria técnica especializada e a comercialização em parceria com a Opportunity Leilões, que presta serviço pautado no atendimento, comunicação e tecnologia aos clientes. A leiloeira, por sua vez, começou sua operação em 2019, justamente quando os números da raça começaram a decolar.
“Nosso sistema é, sem dúvida, o mais moderno do mercado. E escolhemos trabalhar com a raça Paint Horse não só por sua qualidade e beleza, mas também porque acreditamos na liquidez desse produto, especial para o mercado novo e diferenciado. Corroboramos, então, o sucesso desse tripé: nossa estrutura, assessoria técnica e qualidade de plantel, e assim conseguimos resgatar a liquidez do Paint Horse”, complementa a Opportunity Leilões.
Bons cavalos, vendedores e compradores bem atendidos no momento da comercialização e assessoria técnica que extrai a melhor informação de cada indivíduo ofertado: credibilidade que dá força aos números. De acordo com a leiloeira, nos últimos 12 meses mais de 80 mil pessoas participaram dos leilões da raça. Dessas, 1800 deram lances buscando fazer um grande negócio.
Junção de forças em prol da raça
“Visibilidade para a raça Paint Horse, alta liquidez, acima de 75%, o que é um número bastante positivo. Não gostamos de falar em médias ou recordes. Nosso objetivo, da Horses e da Opportunity, é a realização de bons negócios. Buscamos a real comercialização dos animais de forma transparente para quem compra e vende conosco”, reitera a Opportunity.
Sem dúvida, o mercado da raça Paint Horse ainda tem muito para crescer. Há o embasamento na raça Quarto de Milha, que hoje é a líder mundial na equinocultura, então uma base genética muito boa do Paint. Por outro lado, o Brasil é um país essencialmente agro, com um viés forte na criação de gado e cavalos.
Assim, com o fortalecimento dessa atividade agropecuária, crescem as modalidades equestres. A cultura do Brasil acompanha, nesse quesito, a cultura americana, fomentando eventos inspirados na lida das fazendas. E, dessa forma, se solidifica a criação de cavalos, voltados não só para o trabalho no campo, como também para o esporte.
“Acreditamos que o futuro do mercado da raça Paint no Brasil é muito bom. Há uma evidente evolução genética, e mais além, há a valorização do que temos hoje em termos de genética no Brasil. O mercado enxerga isso e cabe a nós, como assessoria e leiloeira, viabilizar para que aconteça da melhor forma. Modéstia à parte, nós temos feito um trabalho muito bom.”
Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Fabio Cabrera