A Sociedade Hípica de Brasília (SHBr) recebeu, no período de 28 a 30 de maio, a 15ª edição da tradicional CSN Copa JK, que foi marcada pela reativação da pista de grama da hípica e o recorde de mais 435 conjuntos participantes.
Após três dias de provas, foram revelados os campeões da primeira seletiva para o Sul Americano da Juventude. Na categoria Junior (1.40m), Lis de Paula Lacerda e Tigger Van de Held, representantes da Federação Hípica de Goiás, foram os campeões, com atuação excelente e quatro pistas zeradas durante o concurso.
“Estou muito contente com o resultado da seletiva de Brasília, superou todas as minhas expectativas porque não esperava zerar todos os percursos. Fiquei muito contente com o nosso conjunto, estamos muito bem, e senti que podemos superar todos os desafios que vierem por aí. Também foi muito bom saltar na pista de grama, gostei muito da experiência e é uma pista muito bonita”, comentou a campeã.
Na categoria Pré Junior (1.30m) o destaque foi para o brasiliense João Vitor Lemos (FHBr) montando Cristiano JMen, conjunto que é atual campeão Sul Americano na categoria Mirim.
A vitória da categoria Mirim (1.20m) foi para Federação Hípica de Minas Gerais (FHMG), o representante Henrique Renno Silva foi campeão montando Charlotte da Ceciliana. O campeão da categoria Pré Mirim (1.10m) foi Vítor Iaze e Oracle Tok (FHMG).
Seletiva Sul Americano da Juventude
A próxima seletiva para o Sul Americano da Juventude já tem data marcada, e será no período de 01 a 04 de julho, na Sociedade Hípica Paranaense, com os campeonatos brasileiros das categorias valendo como seletiva.
Vale lembrar que em 2020, o Sul-americano da Juventude no Equador foi cancelado devido a pandemia e esse ano, após a desistência do Uruguai de realizar o campeonato, a Confederação Brasileira de Hipismo pleiteou o evento junto à Federação Equestre Internacional para o mês de setembro em São Paulo.
Disputas das Copas Ouro, Prata e Bronze
Além das seletivas, a pista de grama da Sociedade Hípica de Brasília também recebeu as emoções das Copas Ouro, Prata e Bronze, e provas das categorias Cavalos Novos e 1.20m, que distribuíram mais de R$ 25 mil durante os três dias de evento.
Na sexta-feira, a Copa Prata encerrou o dia de disputas com obstáculos a 1.30m. Sagrou-se campeão o brasiliense Amador Top Marco Antônio Modesto Filho, montando Chevaux Cashley:
A disputa de sábado foi a Copa Bronze (1.20m), e o grande campeão foi o Jovem Cavaleiro João Victor Cunha montando Elegance Cequipel, com tempo de 35s22 no desempate, seguido por Daniel da Rocha e Lambrusco 2M com tempo de 39s89, e o terceiro lugar de Renata Lustosa Vieira e Zea das Cataratas, com tempo de 39s92.
Encerrando a XV edição do CSN Copa JK, a Copa Ouro (1.35m) contou com apenas cinco conjuntos zerados na primeira volta. Um deles foi de Luiz Felipe Pimenta Alves com HFB Kentucky que no desempate garantiu a vitória com outro zero e o menor tempo, de 45s01. A segunda colocação foi de Gabriel Galvão e Carlucci GMS, com zero pontos perdidos e 48s87, seguido por Flávio Grillo e Kirk do Cach com 50s98, únicos três conjuntos que zeraram o desempate.
Todos os resultados da 15ª Copa JK podem ser consultados no site da Federação Hípica de Brasília.
Colaboração: Assessoria FHBr
Crédito das fotos: TM Foto e Vídeo